O que é amaxofobia?

28 respostas
O que é amaxofobia?
Bom dia.

A amaxofobia é mais conhecido pelo medo de dirigir. Normalmente a pessoa quando vai dirigir fica ansiosa, insegura, com palpitação, e em alguns casos pode desenvolver um pânico. É importante ressaltar que esse ttipo de transtorno tem cura. O medo pode ser superado com tratamento psicológico, que vai agir na causa do problema, ajudando a enfrenta-lo e supera-lo.

Amaxofobia é um medo excessivo de estar dentro de um veículo ou de dirigir. Pessoas que têm este Transtorno ao estarem em um veículo sentem um enorme desconforto e ficam incomodadas com tamanha ansiedade que sentem. A Terapia Cognitivo Comportamental se mostra eficiente no tratamento através das técnicas de dessensibilização, exposição gradual ao medo e psicoeducação.
Olá, amaxofobia é o nome dado ao medo excessivo de dirigir ou ficar dentro de um veículo. Esse medo pode ser causado por algum trauma, como por exemplo, um acidente de trânsito envolvendo a própria pessoa ou algum conhecido, ou ainda, ser hereditário e abrange todas as idades e sexos, muito embora, a incidência entre as mulheres seja maior. Seus sintomas abrangem a falta de ar, taquicardia, sudorese, náusea, ansiedade e inquietação. Os indivíduos que possuem essa fobia acabam ficando com várias limitações em sua vida, pois o deslocamento para outros lugares acaba sendo muito árduo. O tratamento pode envolver psicoterapia e, em alguns casos, medicamentos. Ressaltando que os medicamentos não curam a amaxofobia, mas proporcionam o alívio para os sintomas. Espero ter te ajudado!
Amoxofobia é um medo muito intenso de dirigir e/ou estar num veículo! É um distúrbio psicológico que remete a quase 6% da população no Brasil. Taquicardia, nervosismo, vertigens, tensão muscular, suar frio , pânico são os sintomas mais comuns podendo sentir outros. Na psicoterapia, exercícios de comportamental cognitiva são super úteis. Tem cura sim! Procure ajuda psicológica porque é bastante incômodo não saber dirigir.
Amaxofonia, é um transtorno psicológico que tem como consequência um medo fora do comum, irracional e persistente para conduzir um veículo. Ele é chamado popularmente de “medo de dirigir”.
Em alguns casos, pacientes se preocupam excessivamente com a possibilidade de perder o controle sobre o carro e em outros existem enorme ansiedade sobre a ideia de atropelar alguém ou deixar o carro morrer.
É fundamental passar por uma avaliação psicológica para determinar as causas da fobia e o melhor tipo de tratamento.
O tratamento pode envolver psicoterapia ou medicamentos ou ambos. É importante observar que remédios não curam fobias. Eles controlam ou reduzem os sintomas. Com o tratamento pscioterapêutico adequado, o paciente aprende a controlar os medos e a viver uma vida mais equilibrada.

Os meus colegas a cima já explicaram muito bem o que é Amoxofonia e não vou me repetir, o que posso acrescentar é que você pode se livrar deste medo se procurar fazer psicoterapia com EMDR e ou Brainspotting,. Já tratei casos com este transtorno com resultados excelentes. Procure na tua cidade alguém que trabalhe com isso, se tem dificuldade e se quiser entre em contato comigo.
Boa tarde, amaxofobia é uma fobia específica mais conhecida popularmente como o medo de dirigir, um transtorno psicológico que tem como consequência o medo irracional de conduzir um veículo. Nas pessoas afligidas por esse transtorno, tem alguns sintomas típicos da ansiedade ,como tremores, tensão muscular e até mesmo vertigens, que causam uma espécie de “bloqueio” que as impede de conduzir um veículo. É importante salientar, no entanto, que a amaxofobia tem cura!
É o medo mórbido de se encontrar ou viajar em qualquer veículo. O tratamento varia de pessoa para pessoa, buscando compreender as causas da fobia, e a relação com demais aspectos da vida do sujeito.
A amaxofobia é o medo de conduzir. Segundo um estudo sobre ansiedade e condução, mais comum do que se possa pensar. A amaxofobia afetará 22% dos condutores após o envolvimento em algum acidente, mas também em resposta a episódios de stress e ansiedade.O medo de conduzir tem diferentes graus. Dependendo da sua intensidade e da ansiedade que gera pode afetar a vida pessoal de quem o sofre. E quem sofre desta fobia? Habitualmente a amaxofobia está presente em pessoas que em determinada altura tiraram a carta, mas que não praticaram o suficiente. São pessoas que passaram por uma experiência traumática ou que não se sentem confiantes e seguras em relação às suas capacidades ao volante. Alguns estudos apontam que a situação é mais frequente entre pessoas com mais de 40 anos, sendo a predominância maior nas mulheres que nos homens.
Olá ! Se baseia no medo de dirigir alguns sintomas comuns são tremores, falta de ar e tensão muscular uma forma de bloqueio ao tentar executar a tarefa !
Amaxofobia é um medo excessivo de estar dentro de um veículo ou de dirigir. A terapia cognitivo comportamental é indicada para voce está fazendo.Trabalha técnicas que irá te ajudar nesse processo,desejado estou a sua disposição.
Boa noite,

De forma simples, a amaxofobia é o medo excessivo (fóbico) de dirigir um veículo ou mesmo estar dentro dele.

Indivíduos amaxofóbicos que andam em um veículo normalmente experimentam estados de ansiedade diante de situações geradas pelo tráfego, temem a ocorrência de acidentes e suas consequências, especialmente lesões ou a morte.

Espero ter ajudado

Psi. Domingos Fernandes
Medo de permanecer no interior de um veículo ou de conduzi-lo. Para o diagnóstico desta condição é possível levar em conta os sentimentos, pensamentos e comportamentos durante o processo de sofrimento, geralmente as pessoas que sofrem com a amaxofobia apresentam respostas como sudorese excessiva, pensamentos rápidos e catastróficos, hiperventilação, e um comportamento de necessidade de fuga do veículo.
Comumente a Psicoterapia Cognitiva Comportamental tem bons resultados para diminuição dos sintomas de sofrimento.
Olá, boa noite! Amaxofobia, em resumo, é o medo de dirigir ou de estar dentro de um veículo, mas vale ressaltar que por se tratar de um tipo de fobia, esse medo se caracteriza por ser fora do comum, exacerbado e irracional, como em todos os casos de fobia. Por meio de um acompanhamento psicológico é possível ir em busca e trabalhar as questões relacionadas a raiz do problema e chegar a resolução do mesmo. Espero ter ajudado. Att. Carolina
Olá! É um transtorno ligado ao medo, além da normalidade e da lógica, em dirigir ou estar dentro de um carro. Caso conheça alguém que apresente esse transtorno, e que tenha a vida dificultada ou modificada por ele, sugira-lhe a visita a um profissional de psicologia. Boa sorte!
Oi, os colegas explicaram muito bem; a pessoa com Amaxofobia tem um medo anormal e persistente de dirigir ou de simplesmente ficar dentro de um veículo. Segundo pesquisas, 6% da população brasileira é acometida por esse transtorno. O transtorno vem acompanhado de sintomas intensos, como: enrijecimento muscular, tremores, tonteira criando bloqueio muito importantes, o impedindo de lutar contra e encarar o desafio.
Ou seja, tem cura, mas se faz necessário psicoterapia.
Resumidamente, é o medo excessivo de dirigir e/ou estar dentro de um veículo automotivo. Como toda fobia, gera sensações físicas e emocionais muito desagradáveis e incapacitantes. Mas o tratamento psicoterapêutico e/ou psiquiátrico apresenta resultados muito positivos nesses casos. Se for o caso, não exite em buscar auxílio de um profissional capacitado.
Forte abraço!
É o "medo de dirigir". Mas se você se identificou e acha que não será capaz de dirigir, não se preocupe, principalmente se conseguiu tirar a carteira de motorista, isso já prova que você é perfeitamente capaz de dirigir. Tem cura. Busque fazer uma psicoterapia com um psicólogo(a).

Popularmente chamado de "medo de dirigir", a amaxofobia é um transtorno psicológico que tem como consequência o medo irracional de conduzir um veículo. Em alguns casos, os pacientes se preocupam excessivamente com a possibilidade de perder o controle sobre o carro. Em outros há uma enorme ansiedade sobre a ideia de atropelar alguém, deixar o carro morrer etc.
Medo irracional de dirigir que traz comprometimento para a qualidade de vida do sujeito
Olá! Amaxofobia é um medo excessivo de estar dentro de um veículo ou de dirigir. Pessoas que têm este Transtorno ao estarem em um veículo sentem um enorme desconforto e ficam incomodadas com tamanha ansiedade que sentem. Espero ter ajudado e coloco-me a disposição. Um abraço!
Olá, como vai?
A principio é uma condição relacionada ao medo de dirigir, o nível de prejuízo pode variar desde alguma relutância em dirigir ou alcançar a completa evasão da possibilidade de condução de um veículo. O comportamento pode, inclusive, se generalizar para a própria condição de ser passageiro, prejudicando, ou mesmo inviabilizando, a locomoção por esse meio.

Qualquer dúvida, sigo à disposição.

Abraço,
Amaxofobia é um medo excessivo de estar dentro de um veículo ou de dirigir. Quando a pessoa esta no veículo sente um enorme desconforto e a ansiedade passa a aumentar. Técnicas de hipnose tem grande efeito positivo neste transtorno, a psicoterapia se mostra eficiente no tratamento atuando com técnicas de dessensibilização, ressignificação e tb no decorrer da consultas você aprende exercícios para diminuir a sua ansiedade, vamos aos pouco com a exposição ao medo e seguimos com psicoeducação. Tenha um belo dia!
é o medo irracional de dirigir. Tem tratamento para isso em Psicoterapia.
Olá! É o nome clínico para quem tem medo de dirigir. A pessoa percebe o ato de dirigir como perigoso e acaba desenvolvendo uma fobia específica. A Psicoterapia pode ajudar, pois através de técnicas, o paciente vai aprendendo a avaliar, enfrentar e superar os seus medos.Vamos juntos construindo uma motivação para a mudança. Espero ter ajudado e fico à disposição.
É o medo intenso de estar dentro de um veículo em movimento, seja como condutor ou como passageiro.
Olá! Esse medo irracional e persistente de dirigir ou de estar em um veículo em movimento é uma condição que pode ser bastante incapacitante e afetar significativamente a qualidade de vida. Pode ter diversas causas, como traumas relacionados a acidentes de trânsito, após terem passado por situações estressantes ou ameaçadoras no trânsito, como ter sofrido um acidente ou presenciado um. Também sintoma de ansiedade generalizada, transtornos de pânico, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), etc.
A amaxofobia pode levar a uma série de comportamentos de evitação, como evitar dirigir em rodovias ou em locais com tráfego intenso, ou até mesmo evitar andar como passageiro em um veículo. Esses comportamentos podem levar ao isolamento social e à perda de oportunidades de trabalho, estudos e lazer.
O tratamento pode envolver psicoterapia, medicação ou uma combinação de ambos que é a mais indicada. A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é uma das abordagens mais eficazes para tratar a amaxofobia, pois ajuda a identificar e modificar padrões de pensamento e comportamento disfuncionais que estão contribuindo para o medo de dirigir. A TCC pode incluir técnicas de dessensibilização sistemática, exposição gradual a situações temidas e reestruturação cognitiva.
É importante lembrar que cada caso é único e que o tratamento deve ser personalizado de acordo com as necessidades individuais de cada paciente.
Éu ma condição que pode ser tratada com sucesso. Se você sofre com esse medo, procure ajuda de um profissional de saúde mental para avaliar o seu caso e recomendar o tratamento mais adequado para você. Sempre à disposição.
Ola, boa tarde. A amaxofobia é uma fobia que representa pelo medo intenso de estar dentro de um veículo em movimento, como condutor ou como passageiro. Pode estar relacionada a algum trauma/ lembrança desagradável relacionada a dirigir ou estar em um carro. Ela precisa ser tratada através da terapia onde irá na raiz do problema e trabalhando estrategias que te ajudem a enfrentar sua fobia.
Me coloco a disposição para que possa conhecer meu trabalho @psiluanamarys