Fobias - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - fobias

Encontre um especialista na sua cidade:
Cleide De Oliveira Soares

Cleide De Oliveira Soares

Psicólogo

São Paulo

Helena Kocis Giron

Helena Kocis Giron

Psicólogo, Psicanalista

Osasco

Letícia Medeiros de Almeida

Letícia Medeiros de Almeida

Psicólogo

João Pessoa

Daniela Carneiro

Daniela Carneiro

Psicólogo

São Paulo

Izabelle Castro Ferreira

Izabelle Castro Ferreira

Psicólogo

São Gonçalo

Perguntas sobre Fobias

Nossos especialistas responderam a 13 perguntas sobre Fobias

Olá! A fobia tem sim uma “cura”. A Fobia é um medo de algo que não conseguimos acessar. Então ela se mostra de uma maneira um pouco mais “aceita” por nós e pelos outros, como o vômito. É preciso…
31 respostas

Dr. Thiago de Sousa Freitas Lima
Dr. Thiago de Sousa Freitas Lima
Psicólogo
Belo Horizonte
Olá. Sim um processo terapêutico é indicado neste caso para analisar a relação do seu irmão com a comida e quais outros contingentes podem estar influenciando neste caso.
31 respostas

Entendo que esse não seja o sintoma de loucura.
Normalmente depois que as doenças fatais são descartadas por exames médicos poderão achar que estão enlouquecendo ou perdendo o controle,…
17 respostas

Especialistas falam sobre Fobias

Fobia é um medo irracional que provoca a esquiva consciente do objeto ou situação temida. A presença ou a antecipação fóbica provoca grave sofrimento no indivíduo afetado, que muitas vezes reconhece sua reação como sendo excessiva. De toda maneira, a reação fóbica acarreta uma perturbação na capacidade de funcionamento do indivíduo. O desenvolvimento de uma fobia pode resultar da associação de um objeto ou situação temida com a emoção de medo ou pânico. As características clínicas de um paciente com fobia destacam o surgimento de uma severa ansiedade, quando o paciente é exposto a uma situação ou objeto específico ou quando prevê a exposição à situação ou objeto.

Taiane Alexandra Ferreira Rodrigues

Psicólogo

Rio de Janeiro


Fobia pode ser descrita como um "medo inconsciente". Existem vários tipos de fobias como, por exemplo, medo de altura, medo de insetos e até medo de grupos de pessoas. Existem técnicas capazes de fazer as pessoas perderem esses medos, mas um tratamento 'sob medida' para cada um apresenta resultados mais rápidos.

Marcos Maximino

Psicólogo

São Paulo


Fobias são medos irracionais e incontroláveis, seja de um objeto, um animal ou uma situação que geralmente não representa perigo real. O tratamento pode ser feito através de psicoterapia. Eu trabalho, juntamente com as sessões psicoterápicas, a "realidade virtual", que é uma técnica inovadora para esse tipo de transtorno. Testada e comprovada como um complemento terápico muito eficiente, com resultados de até 98 porcento de cura da fobia.

No grupo das fobias, temos: Agorafobia, Fobias específicas e Fobia social. Os indivíduos com fobia específica são apreensivos, ansiosos ou se esquivam de objetos ou situações e são justamente estes comportamentos de esquiva ativa que perpetuam as Fobias. O tratamento vai requerer intervenções em três níveis: * Comportamental * Cognitivo * Fisiológico. Trabalhar com exposições sistemáticas in vitro e ao vivo é o tratamento comportamental mais geral , correlacionando com a verificação das crenças limitantes que cada um construiu acerca de si e do mundo (intervenção cognitiva) e estratégias de regulação fisiológica (relaxamento, respiração,meditação).

Lilian Botelho Marques

Psicólogo

Rio de Janeiro

Quais profissionais tratam Fobias?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.