O que é Anamnese?

26 respostas
O que é Anamnese?
Importante entrevista que o profissional de psicologia faz com o cliente na fase inicial da psicoterapia, investigando a história de vida do cliente. Levando-se em conta não só a fala do cliente, mas também observando a linguagem corporal e os aspectos emocionais envolvidos.

Anamnese é um procedimento muito utilizado na prática clínica dentro da área da saúde, que visa fazer o levantamento de dados da história de vida do paciente, -do nascimento até os dias atuais - Alguns profissionais a utilizam na forma de perguntas e respostas mais diretas outros preferem fazer intervenções mais amplas deste momento, se aprofundando mais nos detalhes do que o paciente tem a dizer, contribuindo para uma melhor investigação diagnóstica. Nada mais é do que um questionário a ser respondido em forma de entrevista, e com enorme valor para o clínico e para a evolução do tratamento.
A anamnese psicológica, de forma simples, é um recurso caracterizado normalmente de entrevistas sobre a história de vida do paciente/cliente (que podem incluir desenvolvimento de forma geral, histórico de doenças, rotina, dinâmica da família, trabalho, etc). Esse conteúdo e como ele é compartilhado, servirá para exploração, compreensão e suposição das possíveis estratégias utilizadas durante o percurso do processo psicoterapêutico. Através da anamnese, por exemplo, pode-se elaborar hipóteses iniciais sobre o caso, destacando que essas suposições podem ser atualizadas ou reformuladas no decorrer dos encontros. A anamnese psicológica também pode ser um momento para estabelecimento de vínculo entre profissional e paciente/cliente.

Espero ter ajudado!
Anamnese é um procedimento do psicólogo que visa obter informações do paciente acerca de sua história de vida, para Um melhor compreensão de como este profissional poderá contribuir para a vida deste paciente . Quando é solicitado atendimento para crianças a Anamnese psicológica é realizada com os pais ou cuidadores , a quantidade de sessões com os pais é determinada pelo profissional, e somente depois a criança será atendida.
É a conversa inicial que o profissional faz com o cliente para conhecer tudo sobre o que traz o cliente para terapia, bem como sobre a vida em geral.
É o nome técnico, para entrevistas iniciais.
Anamnese pode ser considerada também como uma entrevista inicial. Nessa entrevista contemplamos aspectos relacionados as: queixas e aos sintomas atuais do paciente, curso clínico de tais sintomas e suas repercussões sociais e funcionais, as histórias de desenvolvimento e de saúde do paciente e os aspectos sociodemográficos, familiares e culturais. Ou seja, é um conjunto de informações que serão importantes para o diagnóstico e/ou acompanhamento do caso. Um abraço.
Oi! Anamnese é um documento de cunho psicológico usado para saber da vida pessoal do paciente desde a sua vida gestacional até os dias atuais. Esse documento é feito pelos responsáveis que trarão informações das crianças que podem auxiliar em seu tratamento psicológico.
Anamnece é realizada para revisar toda a historia que o paciente lembra a fim de se detectar fatores significativos ao tratamento que se inicia. Se caracteriza por coleta de dados iniciais. Quando se trata de criança ou adolescente, pode-se solicitar que os responsáveis participem de entrevistas, integrando e contribuindo para completar informações que o menor não conseguiu ou não lembrou no relato. São os principais dados que podem contribuir na avaliacao, bem como os motivos principais que levam o paciente à consulta. São utilizadas as primeiras sessões para esta coleta de dados e vinculação
Anamnese é o procedimento através do qual o psicólogo colhe informações sobre o paciente e sua história de vida. No caso de crianças e adolescentes, quem responde a anamnese são os pais.
Olá
então, anamnese é uma entrevista realizada com o paciente onde colhemos as informações iniciais/ história, momento esse que é de muita importância, e também fazer o acolhimento do paciente. Em geral essa sessão vem acompanhada de uma grande carga emocional. Também é a oportunidade do paciente conhecer o terapeuta e o espaço escolhido por ele. O vínculo pode ser estabelecido já nesse momento.
Anamnese é um procedimento utilizado pelo profissional da psicologia na prática clínica com o objetivo de realizar o levantamento de dados da história de vida do paciente adulto, do nascimento até os dias atuais em caso de crianças e adolescentes. Cada Psicólogo possui uma maneira de trabalhar com a anamnese, porém sem perder os conceitos básicos de sua estrutura.
A anamnese nada mais é que uma técnica utilizada pelos profissionais de saúde para obter informações sobre o estado de saúde de seus clientes. Levantamos a queixa, o tempo, o histórico, quais tratamentos já fez, quais são suas expectativas com a consulta, quais os seus objetivos com a terapia. Enfim, é o primeiro contato do cliente com o profissional de saúde.
É o primeiro contato com o paciente. Normalmente é realizado através de entrevista/ perguntas sobre a vida pessoal/ social do paciente. Uma anamnese bem realizada é enriquecedora para o plano terapêutico.
Olá. A anamnese é o primeiro contato com o paciente em forma de entrevista, onde o profissional investiga a história do paciente sob vários aspectos diferentes. A ideia é colher o máximo de informações que possam ter alguma função, em qualquer momento, para o tratamento.
Anamnese é uma entrevista inicial usada para conhecer melhor o paciente através do levantamento de sua história de vida, suas maiores queixas, histórico de doenças, dinâmica familiar, social, de trabalho etc. Através da anamnese, o psicólogo consegue ter uma melhor compreensão do paciente e assim, formular uma melhor estratégia para o acompanhamento do caso.
Boa tarde! Anamnese é o nome dado a entrevista inicial que o profissional da saúde faz com o paciente. Tem por objetivo conhecer dados da vida do paciente assim como o motivo pelo qual ele decidiu procurar um profissional da saúde. Na psicologia se chama Anamnese Psicológica. Espero poder ter contribuído.
A chamada anamnese não é nada mais do que uma entrevista inicial realizada no começo da psicologia clínica. Nesse momento o psicólogo coleta dados sobre sobre a história do paciente, suas relações sociais e desenvolvimento, até o momento atual. Esse procedimento é realizado para conhecer melhor o paciente, possibilitando um maior aprofundamento no processo terapêutico.
Olá! Anamnese é o nome dado à coleta inicial de informações sobre o paciente que chega para o acompanhamento psicológico. Envolve as queixas iniciais, o histórico de vida do paciente e as primeiras impressões relacionadas a este. Também conhecida como a entrevista inicial, a anamnese tem o objetivo de conhecer a pessoa que busca o atendimento psicológico, pois é a partir desse momento que o terapeuta pode dar início às intervenções com o paciente, sendo assim uma etapa de fundamental importância.
Olá! Anamnese é um questionário, na maioria das vezes semi-estruturado, que o psicólogo utiliza nas primeiras sessões com o paciente, para assim entender a queixa e o histórico de vida. É um instrumento muito importante para o início das intervenções psicológicas e para o profissional estruturar seus atendimentos posteriores. Através das informações coletadas, o psicólogo entende as necessidades, expectativas e conhece um pouco das vivências marcantes, como também o presente do paciente.
Anamnese é uma entrevista psicológica, para entender qual ajuda você precisa, e como será realizado o processo para te ajudar ... quer fazer participar de uma entrevista dessas? Entre em contato ;)
Anamnese é a entrevista incial de uma avaliação ou processo terapeutico onde o entrevistador vai levantar todo o seu histórico, pessoal, clinico, médico, desenvolvimento, escolar, enfim tudo que seja relevante sobre a sua queixa. Através dela são levantadas as hipóteses diagnóstica e se esboça o plano de tratamento.
Anamnese é uma entrevista clínica, que pode ser feita por qualquer profissional. Já que o objetivo dela é levantar dados sobre o paciente.
A função é conhecer todo o histórico do individuo, isso incluo diversos aspectos e varia de profissional para profissional. A demanda do paciente também pode influenciar nessa investigação, assim como idade do paciente, por exemplo uma anamnese infantil é bem diferente de uma de adulto.
Ela é de extrema importância, pois a partir dela já se pode descarta algumas hipóteses assim como levantar outras. Faz com que o tratamento, independente da área seja mais assertivo e focado.
Espero ter contribuído.
Olá! A anamnese é uma entrevista para conhecer o funcionamento e realidade de cada indivíduo. É a base a partir da qual se pode estabelecer um tratamento ou iniciar uma psicoterapia de apoio ou outra qualquer. Espero ter ajudado e coloco-me a disposição. Um abraço!
Olá! Como vai?
A anamnese é um tipo de exame padronizado que auxilia o profissional (psicólogo, psiquiatra...) a compreender de maneira pormenorizada todo o histórico do paciente. O conjunto de informações compreendidas a partir daí, permitirão com que o profissional consiga avaliar de maneira otimizada o quadro sintomático, a sintomalogia atual e mesmo pregressa.
Anamnese é uma entrevista realizada pelo profissional de saúde ao seu doente, que tem a intenção de ser um ponto inicial no diagnóstico de uma doença. Partindo do conceito que anamnese se trata de uma lembrança, o processo consiste em um registro de dados obtidos numa conversa inicial com o paciente. Esses dados são referentes à vida do sujeito e devem ter a maior quantidade de detalhes possível.
Essa etapa é extremamente importante para o tratamento do paciente, bem como a identificação de quais outras intervenções deverão ser feitas no tratamento. Cada profissional tem a sua maneira singular de executar a anamnese. Contudo, existem algumas metodologias que não podem ser deixadas de lado nesse momento tão importante. Existem duas principais técnicas para executar a anamnese:

Técnica do interrogatório cruzado — o examinador conduzirá as perguntas ao paciente durante a consulta.
Técnica de escuta — no momento de fala do paciente, o examinador cria um espaço confortável para que ele consiga compartilhar, com as próprias palavras, suas angústias e sintomas.
Essas técnicas são, em grande parte dos casos, complementares, se sobrepondo durante a consulta inicial com o paciente. Dessa forma, é possível chegar ao diagnóstico correto do sujeito, especialmente quando falamos da psicologia, a qual tem alguns desafios clínicos.

É uma conversa, feita especialmente no início do tratamento, buscando informações relevantes para o tratamento do quadro.