O que é bullying com Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (deficiência intelectual) ?

2 respostas
O que é bullying com Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (deficiência intelectual) ?
O bullying contra pessoas com Transtorno do Desenvolvimento Intelectual acontece quando elas são alvo de provocações, exclusões, apelidos pejorativos ou agressões justamente por causa da deficiência. Muitas vezes, essas pessoas enfrentam zombarias ligadas às suas dificuldades de aprendizagem, ao modo de se comunicar ou até mesmo ao ritmo diferente de desenvolvimento.

Esse tipo de violência é especialmente grave porque, além de ferir a autoestima, pode comprometer a socialização, aumentar a sensação de isolamento e dificultar o acesso a ambientes escolares e de convivência de forma segura.

Na clínica, observamos que o bullying deixa marcas psíquicas importantes: sentimentos de inadequação, vergonha e medo de se expor. O trabalho terapêutico ajuda a elaborar essas experiências e a fortalecer o sujeito para que ele não se reduza ao olhar agressivo do outro.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Hetel Bongini
Psicólogo
São José
Olá! Como está?
O bullying envolvendo uma criança ou adolescente com Transtorno do Desenvolvimento Intelectual refere-se muitas vezes às dificuldades que essa pessoa possa ter em um contexto escolar, por exemplo, no que diz respeito à compreensão e raciocínio. No entanto o bullying é algo a ser trabalhado e deve-se conscientizar todos (família, alunos, professores) a fim de erradicá-lo dos diversos contextos, por envolver violência (seja ela verbal e/ou física) e por causar danos também psicológicos a longo prazo, como maior retração nas relações, isolamento e outras consequências. Lembrando que um diagnóstico não define a pessoa e que por meio das diversas terapias, consegue-se viver com qualidade.

Especialistas

Alexandre Zatera

Alexandre Zatera

Médico do trabalho, Psiquiatra, Médico perito

Canoinhas

Sílvia Helena Santana

Sílvia Helena Santana

Psiquiatra

Recife

Matheus Herkenhoff

Matheus Herkenhoff

Psiquiatra

Vitória

Rafael Lisboa

Rafael Lisboa

Psiquiatra

Natal

Maria de Fátima de Paula Pissolato

Maria de Fátima de Paula Pissolato

Psiquiatra

Belo Horizonte

Tábita Tomelin

Tábita Tomelin

Psiquiatra

Jaraguá Do Sul

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 606 perguntas sobre Retardo Mental
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.