O que é exatamente e como se faz a Reabilitação vestibular , serve para zumbido?

4 respostas
O que é exatamente e como se faz a Reabilitação vestibular , serve para zumbido?
A Reabilitação Vestibular (RV) corresponde a um tipo de tratamento que visa estimular todas as estruturas do equilíbrio para a recuperação desse comportamento. Através de orientações e um treinamento específico que estimula o pescoço, a visão e o labirinto o paciente vai melhorando das tonturas e vertigens. Estão incluídos nele uma série de movimentos/exercícios repetitivos com um caráter progressivo de dificuldade que é realizado pelo paciente diariamente. A indicação é feita pelo médico acompanhante (geralmente otorrino) após afastar uma série de doenças que podem comprometer a qualidade de vida do paciente. São portanto paciente já avaliados. A resposta de cada paciente depende de uma série de fatores (controle metabolico, cervical, etc..). Ele não foi descrito para tratamento do zumbido e não é sua indicação principal, mas alguns estudos mostram uma melhora secundária do zumbido naqueles que fazem a RV para suas tonturas. Boa sorte.

A reabilitação vestibular é um método de tratamento utilizado para restabelecer o equilíbrio, são utilizados execícios físicos, propostos de acordo com o as necessidades do paciente e prescritos por profissional especializado.
Atualmente a Reabilitação vestibular tem sido considerada como um método efetivo para tratar a tontura e é um procedimento que pode ser realizado por Fonoaudiólogos.
O objetivo principal não é o tratamento do zumbido, apesar de haver relatos de melhora. Para o tratamento do zumbidos há outros tipos de terapias.
Olá amigo(a)!
Quando uma pessoa é diagnosticada com distúrbios do equilíbrio, além da terapia medicamentosa, também existe a indicação de reabilitação vestibular, que são exercícios propostos por um fonoaudiólogo, de preferencia especialista em audiologia. A RV baseia-se em exercícios físicos específicos que visam ativar os mecanismos de plasticidade neural do sistema nervoso, buscando acelerar a compensação vestibular, ou seja, melhorar e restaurar o equilíbrio corporal.

Alguns indivíduos, alem do problema do equilíbrio, apresentam zumbido, mas não quer dizer que um provoque o outro ou vice-versa. A RV não é indicada para zumbido. Para tal, você deve consultar um fonoaudiólogo em busca de compreender, de forma subjetiva e não-objetiva, qual o tipo e intensidade do zumbido que você sente. É indicado um exame chamado "acufenometria", para avaliaçao esse zumbido. Existe um tratamento feito em cabine audiométrica que busca diminuir a percepção do sintoma e efeitos negativos associados
O equilíbrio, basicamente depende, da interdependência existente entre três sistemas responsáveis pela manutenção do equilíbrio:
*sistema vestibular *sistema visual
*sistema somatossensorial
Quando algum desses sistemas falham, faz com que sejam desencadeados uma série de sintomas de acordo com o tipo de acometimento.
Algumas pessoas sentem fortes vertigens que são desencadeadas por movimentos cefálicos com duração curta. Outras sentem intensas tonturas, que podem durar horas, dias ou até meses.
Podem ocorrer, também, zumbido, cefaléia, alterações na visão, desvios de marcha, náuseas/vômito, etc.
Por isso uma boa avalição médica e fonoaudiológica é essencial para um tratamento efetivo.
O Fonoaudiólogo é o profissional que trabalha com a Reabilitação Vestibular. E como funciona esse tratamento?
A Reabilitação Vestibular é um tratamento complementar, não invasivo, baseado em um grupo de exercícios personalizados (conforme necessidade do paciente). Os exercícios somados a modificações dos hábitos de vida, orientação alimentar e medicamentos (quando necessário e indicado pelo médico em casos específicos) podem reduzir os sintomas e recuperar o equilíbrio corporal.
Quanto ao zumbido, ele faz parte da Gama de sintomas de doenças que afetam o labirinto (que é um órgão que está localizado ao lado da cóclea). Logo, se controlada a doença de base, os pacientes relatam a melhora do zumbido. Mas, é importante lembrar que o zumbido é um sintoma que pode ser encontrado em várias doenças, sendo este o motivo de a reabilitação vestibular não ser a melhor indicação de tratamento.