o que é melasma?
Olá! O melasma é uma mancha acastanhada, marrom, que surge principalmente no rosto. Ela tem basicamente 3 fatores que provocam seu surgimento. São eles:
1. Fatores genéticos, os quais justificam sua ocorrência em membros da mesma família;
2. Fatores hormonais. O melasma é muito mais comum em mulheres usuárias de pílulas anticoncepcionais e gestantes, mas também acomete homens;
3. Exposição solar, que é, sem dúvida, o principal fator causador e agravante do melasma. A radiação que provoca as manchas não é apenas a que estamos expostos quando vamos à praia. Por esse motivo, uma fotoproteção ampla, abrangendo os diversos comprimentos de onda das radiações solares, é imprescindível.
Espero ter ajudado!

 Carolina Lins Lacerda de Melo
Carolina Lins Lacerda de Melo
Dermatologista
Recife
O melasma não tem sua causa completamente esclarecida mas certamente estão envolvidos fatores genéticos, hormonais (o uso de contraceptivos e a gravidez favorecem seu surgimento) e a exposição solar. Causa manchas escuras na pele de difícil tratamento. Para tratá-lo usamos medicações em casa, peelings, laser e microagulhamento. O melhor tratamento para cada caso depende de avaliação por um dermatologista.

Dra. Juliana Fonte
Dra. Juliana Fonte
Dermatologista
Porto Alegre
O melasma, muitas vezes confundido com uma simples manchinha, é a presença de manchas marrons ou marrom-acinzentadas, habitualmente nos dois lados da face, especialmente nas bochechas, lábio superior, nariz fronte ou queixo. Ele é causado pela produção excessiva de melanina, o pigmento que dá cor à pele. Esta doença de pele, considerada comum, principalmente em mulheres, visto que os homens raramente desenvolvem melasmas. Estima-se que até 75% das gestantes e até 35% das mulheres em tratamento com contraceptivos orais são afetadas pela doença. Embora qualquer pessoa possa ter melasma, ela é comum em indivíduos com pele morena. Além disso, ele pode ser leve, moderado ou grave, dependendo de quanto sua face é afetada e quão intensa é a pigmentação. Para o tratamento desta doença é fundamental a consulta a um médico dermatologista. Cuide sempre da saúde de sua pele.

Especialistas em Melanose

Sumaya Máttar

Sumaya Máttar

Dermatologista

Juiz de Fora

Anamaria Moraes e Souza Belardo

Anamaria Moraes e Souza Belardo

Dermatologista

Araçatuba

Juliana Carnevale Pina

Juliana Carnevale Pina

Dermatologista

Rio de Janeiro

Flávia Feijó Graziosi

Flávia Feijó Graziosi

Dermatologista

Niterói

Ana Carolina Lage

Ana Carolina Lage

Dermatologista, Especialista em medicina estética

São Paulo

Camila Franco da Silveira Albuquerque

Camila Franco da Silveira Albuquerque

Dermatologista

Fortaleza

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 6 perguntas sobre Melanose

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.