o que é neoplasia cerebral maligna?

2 respostas
o que é neoplasia cerebral maligna?
Neoplasia cerebral maligna é sinônimo de câncer cerebral.

Ele pode ser primário, ou seja, ter origem no próprio encéfalo ou pode ser secundário, e nesse caso ele já configuraria metástase cerebral.

Converse com seu oncologista e radio-oncologista para maiores informações.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
É uma neoplasia que surge das células do cérebro, como astrócitos, oligodendrogliócitos (OLIGO), meninges, células ependimárias (que fazem o liquor), etc. As que se originam dos astrócitos, uma célula muito comum no cérebro, e é hoje o tipo de tumor primário cerebral MAIS FREQUENTE e são chamados astrocitomas. Se surgem dos OLIGO, estas neoplasias são chamadas oligodendrogliócitos; se do epêndima = ependimoma; meninges = meningioma, etc. A vasta maioria destes tumores é categorizada em graus pela OMS. Os Os astrocitomas, por exemplo, podem ser de graus 1 (astrocitoma pilocítico), 2 (astrocitoma difuso), 3 (astrocitoma anaplásico) e 4 (Glioblastoma ou GBM). Os de graus 1 e 2 são ditos astrocitomas de baixo grau e o 3 e o 4 são o considerados de grau grau. Quanto mais elevado o grau, mais agressivo o tumor. De uma forma geral, as neoplasias intracranianas primárias devem ser sempre manejadas com cirurgia, quando possível. A necessidade de RT isolada ou de radioquimioterapia adjuvante (isto é, após a cirurgia) dependerá de alguns fatores, como se a cirurgia só tiver retirado parcialmente o câncer, idade e grau da neoplasia. Quando a QT é necessária, usamos muito uma droga chamada temozolamida, mas também se usam PCV, avastin + irinotecano, carmustina. O melhor momento para uso de cada uma delas será definido pelo oncologista. Infelizmente, imunoterapia ainda não pegou em tumores cerebrais, mas terapia-alvo e terapias celulares (ai incluindo vacinas) paracem promissores formas de tratamento pra alguns deles. Para mais informações, visite minha página instagram.com/oncopedia.

Especialistas

Rogerio Fabbrini

Rogerio Fabbrini

Neurocirurgião

São Paulo

Ana Beatriz Ribeiro

Ana Beatriz Ribeiro

Radioterapeuta

Niterói

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Glauco Andre Saraiva

Glauco Andre Saraiva

Neurocirurgião, Neurologista

Novo Hamburgo

Jose Luis Maida Junior

Jose Luis Maida Junior

Neurologista, Neurocirurgião

Curitiba

Elisa Watanabe Camargo

Elisa Watanabe Camargo

Oncologista

Itu

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2 perguntas sobre Neoplasias Cranianas
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.