o que é neurastenia?
 Gabriel K. Saito
Gabriel K. Saito
Psicanalista, Psicólogo
São Paulo
As categorias de diagnósticos da saúde mental geralmente seguem as recomendações do CID-10. Neste caso, dois estados seriam mais claros e intensos na neurastenia: a fadiga e a irritabilidade. Porém, o CID não sugere claramente as causas das doenças, apenas as classifica. A neurastenia é considerada pela psicanálise freudiana uma neurose atual, na qual os sintomas são causados por acontecimentos recentes da vida do sujeito, sua tensões, questões e vícios, principalmente nas relações com outras pessoas ou na falta delas. Há ampla produção bibliográfica sobre este tema. Já sobre um autodiagnóstico, recomendo que busque auxílio, alguém para compartilhar este momento de reflexão.

 Alina Campos Tomaz Teixeira
Alina Campos Tomaz Teixeira
Psicanalista, Psicólogo
Belo Horizonte
É um estado mental de irritabilidade, falta de concentração, humor variado, insônia. No aspecto físico a pessoa apresenta fraqueza muscular, dores nas articulações e dores de cabeça com intensidade variada.
Em alguns casos aparece um apetite voraz , mas em outros, a água já irrita o estômago que apresenta refluxo de qualquer alimento.
Busque com urgência a orientação médica e um tratamento psicoterápico. A origem pode ser tanto física como emocional

Dra. Ajurymar Santos
Dra. Ajurymar Santos
Psicólogo, Terapeuta complementar
Salvador
É um quadro emocional que traz perda geral do interese, desmotivação e ou inatividade, fadiga excessiva física e emocional, pessimismo, irritabilidade, entre outros. Está associado com quadro de histeria e hipocondria. É importante o paciente buscar ajuda profissional, psicoterapia e em alguns casos psiquiatra, para a diminuição e/ou remoção da instabilidade emocional, angústia, sentimento de menos valia, ansiedade e até depressão que essss questões emocionais não cuidadas podem levar! A saúde mental é fundamental para o bem-estar de todos! Abraço

Olá! Neurastenia, impertinência, irritabilidade, excitação, aborrecimento...acarretado pelo enfraquecimento debilidade do sistema nervoso, causando sintomas de tristeza, falta de sono...Busque por Psicoterapia Cognitivo Comportamental e Hipnoterapia associado a um bom neurologista.Paz e Bem!

Neurastenia vem do grego neurastheneia (fraqueza nervosa). Tem sua origem no século XIX, quando se acreditava que essa fraqueza era advinda da exaustão a que o indivíduo foi submetido. É um termo pouco utilizado nos dias atuais. Segundo o dicionário da Associação Americana de Psicologia (APA), "a condição é agora atribuída a conflitos emocionais, tensões, frustrações e outros fatores psicológicos". Um abraço

A neurastenia é uma condição mental caracterizada pelos seguintes sintomas: insônia, desânimo, dores de cabeça, humor depressivo, fraqueza corporal e física, esgotamento mental, nervosismo, irritabilidade, dificuldade de concentração e memória. Se você apresenta alguns destes sintomas, é importante fazer uma avaliação psiquiátrica para a confirmação do diagnóstico e tratamento. Abraço!

Procure também por um psicologo para minimmizar os sintomas apresentados e ajudá-lo a conduzir neste processo de grande sofrimento.
Abraços

Dra. Milene de Mello
Dra. Milene de Mello
Psiquiatra
Belo Horizonte
É uma palavra que caiu em desuso por ser vaga , pouco acurada. Se referia a sintomas presentes na maioria dos quadros neuróticos. Ansiedade, indisposição, irritabilidade e "chatice".

Dr. Ademar Moreira Pires
Dr. Ademar Moreira Pires
Psiquiatra
Belo Horizonte
Neurastenia é um termo antigo, pouco utilizado hoje em dia, mas que ainda está presente na última edição da Classificação Internacional de Doenças (CID-10), que é de 1993. Seria um transtorno cuja característica principal é a fadiga excessiva após esforço mental ou físico mínimo, além de sensação de diminuição do desempenho intelectual ou corporal. Atualmente, tem sido mais utilizado o termo Síndrome da Fadiga Crônica (ou Intolerância Sistêmica ao Esforço), mas ainda é um diagnóstico controverso e de utilidade mal definida dentro da psiquiatria.

 Eliezer Zulianeli Andrade
Eliezer Zulianeli Andrade
Terapeuta complementar
Natal
É um termo antigo já em desuso para sintomas diversos que são características de muitas doenças que envolvem debilidades físicas e mentais (fraqueza, fadiga, irritabilidade, etc)

É um termo genérico para as doenças nervosas. Hoje os diagnósticos são mais específicos e precisos. Os sintomas podem ser características de doenças mais graves como epilepsia, paralisia bem como outras menos graves como estresse elevado, histeria, compulsão etc, mas não menos importantes.

Análise é uma terapia útil e abre muitas possibilidades para o tratamento de tais sintomas, alem de poder encaminhar mais adequadamente para outros especialistas se detectado sintomas mais graves ou comorbidades.

 Marcia Kelen Moscatelli
Marcia Kelen Moscatelli
Psicólogo, Psicopedagogo
Sorocaba
Primeiramente seria interessante saber quais os sintomas que você apresenta, para que não haja a preocupação em apenas nomear, mas sim, amenizar. O significado está bem explicado pelos colegas que responderam, porém, melhor que saber o significado do termo é entender o que tem se passado com você para que chegue a questionar o significado do termo.
Sugiro que busque por ajuda junto a profissionais psicólogos que poderão ir além de nomear, mas sim, promover alívio aos sintomas que podem ou não ter este nome.

Especialistas em Neurastenia

Julio Cesar Spehar

Julio Cesar Spehar

Psicanalista

Santo André

Vanda Maria Ferrari

Vanda Maria Ferrari

Psicólogo

Curitiba

Laura Pinheiro

Laura Pinheiro

Psicanalista, Psicólogo

Uberlândia

Amélia Sayuri Tanji Grande

Amélia Sayuri Tanji Grande

Psicanalista

Curitiba

Eliana Baebosa dos Santos Beggo

Eliana Baebosa dos Santos Beggo

Psicanalista, Psicólogo

Jundiaí

Juliana Formigari Gil

Juliana Formigari Gil

Psicanalista

Valinhos

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2 perguntas sobre Neurastenia

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.