O que é o fenômeno da "Saturação Semântica Objetal" no discurso Borderline e como ele antecipa a atu
1
respostas
O que é o fenômeno da "Saturação Semântica Objetal" no discurso Borderline e como ele antecipa a atuação (acting-out)?
Na minha prática clínica, evito utilizar expressões como "saturação semântica objetal" como conceitos diagnósticos estabelecidos, pois elas não fazem parte da nomenclatura psiquiátrica tradicional. Entretanto, em alguns modelos psicodinâmicos, esse tipo de expressão pode ser usado para descrever momentos em que uma pessoa passa a concentrar grande parte de sua carga emocional em um relacionamento, situação ou figura específica, fazendo com que seus pensamentos e sua fala fiquem progressivamente dominados por esse tema. Nesses períodos, é comum observar um discurso repetitivo, intenso e cada vez mais centrado em sentimentos de rejeição, abandono, idealização ou frustração. Quando a tensão emocional se torna muito elevada e a capacidade de elaboração psíquica fica reduzida, alguns pacientes podem passar da verbalização para ações impulsivas, fenômeno conhecido como acting-out. Por isso, quando percebo esse estreitamento progressivo do discurso e do foco emocional, costumo encará-lo como um sinal importante de sofrimento que merece atenção clínica cuidadosa e intervenção precoce.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Qual é a assinatura linguística da "Manipulação" no Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) sob a ótica psicopatológica descritiva (e por que o termo é revisado na psiquiatria moderna)?
- Como a instabilidade afetiva e a difusão de identidade do Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) se manifestam na estrutura gramatical e na escolha lexical do paciente?
- Como a linguagem do psiquiatra deve se adaptar para contrapor a previsibilidade das armadilhas discursivas do Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) (como a projeção e a clivagem)?
- Como identificar a transição linguística entre o estado de "Clivagem Ativa" (Splitting) e o estado de "Vazio Existencial/Dissociação" no discurso do paciente com Transtorno de Personalidade Borderline (TPB)?
- "Como a labilidade afirmativo-emocional e a fragmentação da identidade (difusão do self) no Transtorno da Personalidade Borderline (TPB) se expressam na pragmática da linguagem, na estrutura do discurso e na semântica lexical do paciente?"
- “De que forma a psiquiatria distingue o uso de mecanismos de defesa maduros e primitivos na avaliação do funcionamento do ego e do nível de organização da personalidade?”
- “Como os mecanismos de defesa maduros e primitivos se diferenciam na sua relação com a organização psíquica e com a manifestação de quadros psicopatológicos?”
- “Quais são as diferenças entre mecanismos de defesa maduros e primitivos do ponto de vista psiquiátrico, considerando seu impacto no funcionamento mental e na adaptação do indivíduo?”
- "Qual é a relação entre estilos de apego na infância e a manifestação do transtorno de personalidade borderline (TPB) na prática psiquiátrica?"
- "Quais são as associações entre padrões de apego infantil e o desenvolvimento de traços borderline em pacientes adultos?"
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 5003 perguntas sobre Transtorno da personalidade borderline
Seu caso é parecido? Esses profissionais podem te ajudar.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.