O que é o sentimento de vazio? E é normal na depressão sentir ele em vez da classica tristeza?

5 respostas
O que é o sentimento de vazio? E é normal na depressão sentir ele em vez da classica tristeza?
O vazio é insuportável porque é incompreensível, porque tudo nos faz lembrar que sentimos uma necessidade de alguma coisa que não conseguimos determinar o que é. Seria importante se você já faz acompanhamento com profissional, trabalhar e entender o que faz com que você sinta-se desta forma. Assim pode entender melhor seus sentimentos.

Ola! Sim é normal sentir um vazio ao invés de tristeza na depressão. Mas, existe tristeza pior que sentir-se vazio? Qual é sua busca? O que sempre buscou e nunca encontrou? Oriento a procurar por ajuda psicológica para buscar a causa desse vazio e o que lhe falta e não preenche. Procure por tratamento psicológico, para uma melhor qualidade de vida.
Gostei muito da sua pergunta, pois ela pode ajudar você e além de várias outras pessoas. Sim, tanto o sentimento de vazio quanto o sentimento de tristeza acontecem no estado de depressão. O sentimento de vazio tem relação direta com a angústia e pode vir devido a uma impressão de impotência, quando se percebe que não há nada que possa ser feito para acabar com aquela angústia. Aconselho que você procure um profissional da área da psicologia, da psicanálise e/ou da psiquiatria para fazer um tratamento. Nada melhor do que sentir-se bem e com saúde emocional.
O vazio pode ser a falta de sentido ou de significado. O vazio pode ser também uma descaracterização, um distanciamento de seus valores ou forças de caráter. Creio que resgatar algum destes aspectos possa te auxiliar neste momento.
Sua pergunta é excelente, porque de fato o sentimento de vazio é um aspecto recorrente na clínica terapêutica e aparece entre critérios médicos para indicação de um episódio depressivo.

Certos estudos e pesquisas caracterizam este sentimento pela associação a afetos específicos, carregados de um carácter negativo, como desamparo, inadequação ao meio, sensação de inutilidade e inadaptação. São estudos que usam referencias teóricos que consideram que o vazio pode se traduzir dentro de um processo emocional com carácter cognitivo, no qual o individuo avalia o meio, atribui um significado e cria um pensamento e imagem. E para além disso, descrevem como conceito, podendo também ser caracteriado no campo de vazio existencial, de estado emocional relacionado com a morte, autenticidade e sentido da vida.

Pensando do ponto de vista clínico sobre a sua pergunta da normalidade em se sentir este vazio em episódios depressivos, a resposta é sim, pois considerando todos os aspectos associados ao sentimento descritos acima, somente ao sentir-se assim, existe uma possibilidade mais adequada de se navegar pela tormenta que é a depressão. Este sentimento irá permitir uma busca do "si mesmo", um encontro com o inconsciente e suas imagens relacionadas ao episódio depressivo, que serão essenciais para o seu desenvolvimento pessoal.