O que é personalidade esquizotipica? E o transtornos de conduta? Andam juntas?

2 respostas
O que é personalidade esquizotipica? E o transtornos de conduta? Andam juntas?
Personalidade esquizotipica é um transtorno de personalidade caracterizado por sintomas que lembram os da esquizofrenia, porém com menor gravidade e que, por outro lado, persistem ao longo da vida, desde o final da adolescência ou início da vida adulta: achatamento afetivo, A Associação Psiquiátrica Americana caracteriza o transtorno pelas seguintes manifestações: padrão persistente de intenso desconforto e diminuição da capacidade para relacionamentos íntimos; distorções cognitivas ou perceptivas e excentricidades de comportamento, sendo que este padrão é demonstrado pela presença de ≥ 5 dos seguintes: Ideias de referência (noções de que as ocorrências cotidianas têm um significado especial ou significado pessoalmente pretendido ou dirigido a si mesmas), mas não delírios de referência (que são semelhantes, mas sustentados com maior convicção). Crenças estranhas ou pensamento mágico (por exemplo, acreditar em clarividência, telepatia ou sexto sentido; estar preocupado com fenômenos paranormais).Experiências perceptivas incomuns (por exemplo, ouvir uma voz sussurrando seu nome). Pensamento e discurso estranhos (por exemplo, vagos, metafóricos, excessivamente elaborados ou estereotipados). Suspeitas ou pensamentos paranóicos
Afeto incongruente ou limitado. Comportamento e/ou aparência estranho, excêntrico ou peculiar. Falta de amigos próximos ou confidentes, exceto parentes de 1º grau. O transtorno de conduta (no singular) é um diagnóstico usado em crianças e não tem relação com a personalidade esquizotípica. Equivale ao transtorno de personalidade antissocial, em adultos. Porém, como se acredita que crianças ainda estejam formando a personalidade, atualmente não se faz diagnóstico de transtorno de personalidade em crianças. Quanto a "transtornos de conduta" (no plural), desconheço diagnóstico psiquiátrico com este nome.

O transtorno de personalidade esquizotípica é caracterizado por um padrão generalizado de desconforto intenso com relacionamentos íntimos e com capacidade reduzida para tal, por pensamento e percepções distorcidas e por comportamento excêntrico ("estranho"). Um transtorno de conduta envolve um padrão repetitivo de comportamento que viola os direitos básicos de terceiros.
Um transtorno não possui relação com o outro.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!