o que é terapia EMDR e quem as aplica,e onde se faz e qual parte do corpo?

9 respostas
o que é terapia EMDR e quem as aplica,e onde se faz e qual parte do corpo?
Olá,
é uma técnica utilizada para reduzir sintomas de ansiedade, manifestações depressivas e questões relacionadas a eventos traumáticos. Utiliza estimulação sensorial (auditiva, ocular e tátil) para estimular diferentes áreas do cérebro para dessensibilizar o que gera incômodo, criando um estado mais saudável e equilibrado.

EMDR, significa dessensibilização e reprocessamento atraves do movimento Ocular REM. Ou seja, o paciente reproduz o movimento ocular que ocorre durante o sonho na sessão.
Esse exercício permite ao paciente reprocessar situações traumaticas para libertar-se do trauma e viver mais livremente.
Ele "sonha" a situação de forma que dessa vez, ao invés dele ser dominado pela ocorrência, ele consegue colocar a situação sob o domínio do Eu. Conforme as orientações do terapeuta.
A parte do corpo que mexe são os olhos que acompam o direcionamento do terapeuta,
Um abraço,
Léa
Ola!
O EMDR significa Dessensibilizacao e Reprocessamento atraves de movimentos oculares. É um metodo revolucionario, empregado especialmente no tratamento de traumas, ansiedade, depressao, fobias e sindrome do panico. Alem dos movimentos oculares, pode-se usar o tatil e auditivo. Os movimentos sao realizados em conjunto com a psicoterapia para ajudar o cliente a integrar os traumas processados.
A sigla EMDR significa Dessensibilização e resignificação de cenas traumáticas através de movimentos oculares.Muito utilizado na Europa e nos EUA.Por vezes precisamos de algumas sessões para se ver o benefício desse processo.O indivíduo tem total controle sobre o processo.Ajuda o cérebro a descongelar cenas que causam angústia e desconforto levando a pessoa se sentir imediatamente mais tranquila e capaz de processar posteriormente os motivos que o levaram a se sentir assim.Ajuda no processo psicoterapêutico.Vale experimentar!
Concordo com tudo o que foi explicado pelos colegas preciso acrescentar que não é só uma técnica é um processo de reabilitação cerebral, porque desbloqueia os traumas e permite reprocessar o que estava travado numa parte do cérebro; o reprocessamento faz com que o trauma se dissolva e se reorganize de forma mais saudável sem incomodar, em fim o gatilho perde força e não incomoda mais.
Olá! O EMDR, ou Terapia do Reprocessamento, é uma abordagem de psicoterapia que trabalha essencialmente com uma área do cérebro não trabalhada nas demais terapias, que são terapias da fala. No EMDR você vai acionar toda a sua memória emocional e, através dos movimentos bilaterais aplicados durante as sessões, o seu emocional fará uma ponte com o seu racional, digerindo as lembranças traumáticas, ressignificando as crenças negativas e diminuindo a carga emocional. Isso desbloqueia os canais que dificultavam sua tranquilidade em alguma situações da vida, fazendo com que volte a ter uma vida normal, sem lembranças negativas do passado interferindo no presente e assombrando o futuro.
Olá. O EMDR é uma abordagem neurocerebral que trabalha nos sintomas onde eles ficam bloqueados no seu sistema nervoso. É uma abordagem extremamente eficiente por atuar no hemisfério direito do cérebro, onde ficam as emoções.
Essa abordagem tem como principio desbloquear no seu sistema nervoso as vivências dolorosas que causaram impacto em seu psiquismo e que não foram processadas adequadamente, causando sintomas. Então, por exemplo, se vc sofreu um bullying de escola terrível na infância, vc ate hoje pode ter uma crença de que vc "não é bom o bastante". Essa vivencia ficou armazenada em seu sistema nervoso tal qual foi sentida na época.
O EMDR desbloqueia e processa a fonte dessas emoções e crenças disfuncionais através de um plano de tratamento individualizado, protocolos específicos e estimulação bilateral que pode ser auditiva, tátil ou visual.
O EMDR é muito indicado para traumas, fobias, depressão, ansiedade, problemas de relacionamento, melhorar performance, entre tantos outros benefícios e indicações
Espero ter ajudado. Abraços!
Com o uso da técnica e dos exercícios, em pouco tempo, a pessoa que passa pelo processo tem a sensação de maior segurança no controle emocional. Os fatos perturbadores e traumáticos são sentidos de forma mais leve e é possível ter uma perspectiva mais otimista e alegre da vida. Certamente, essa superação é uma conquista para o processo de desenvolvimento pessoal. O passado deixa de ser tão negativo, o presente se torna melhor e o futuro passa a ser visto com mais opções, cheios de novas possibilidades para se viver bem a vida. É possível desejar melhores coisas para si e para os outros.
Complementando o que os colegas falaram, a terapia EMDR deve ser aplicada somente por profissionais treinados e com capacitação para utilizar a técnica no consultório. A terapia EMDR trabalha com a estimulação bilateral, podendo ser visual (através do movimento dos olhos), auditiva (com musicas bilaterais) ou tátil (bastante utilizado um equipamento em que a pessoa recebe os estimulos bilaterais na mão).
Espero ter respondido sua dúvida.