O que é transtorno de percepção?

5 respostas
O que é transtorno de percepção?
Prezado paciente, esse transtorno pode se dar por várias causas.

Pode estar relacionado com doenças degenerativas do Sistema Nervoso Central ou traumas físicos, como uma contusão na cabeça, um acidente de carro.


Também estão associados com situações de dificuldade de aprendizagem, onde a criança não processa bem o que escuta e acaba não aprendendo.

A fronteira entre a psquiatria, a psicologia e a neurologia nestes casos é muito tênue.

Na psicologia temos ainda as alucinações, que fazem com que o paciente veja ou escute coisas e pessoas que na verdade não existem. Isso não deixa de ser um transtorno que afeta a percepção.

Se você que fez a pergunta pudesse ser mais específico em relação ao caso, poderíamos dar uma resposta mais útil, e que tipo de profissional você deveria procurar.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Transtornos cognitivos caracterizados pela dificuldade em perceber a natureza dos objetos através do uso dos órgãos sensoriais. Isso incluem síndromes de omissão espacial nas quais a pessoa não responde aos estímulos visuais, auditivos ou sensoriais.
Transtorno de percepção está ligado as funções neuropsicológicas, que sofreram lesões, prejudicando a parte de associação sensorial. Basicamente estão ligadas aos sentidos do ser humano. Temos as agnosias (dificuldade no reconhecimento de formas básicas) que são divididas em táteis, visuais e auditivas. No caso de uma agnosia visual, o indivíduo não reconhece uma forma, apesar de ter um visão normal. Então é necessário, por exemplo, que ele toque no objeto para conseguir reconhecê-lo.
Além dos fatores físicos, neurológicos, há um fator muito mais importante e determinante nas dificuldades ou transtornos de percepção: é a motivação, o estado de consciência que leva o indivíduo a ter uma determinada percepção ou simplesmente não ter outras percepções.
Fatore emotivos, traumas, medos, impedem ou limitam nossas percepções. Um tratamento que leve a um desbloqueio e ampliação da consciência pode levar o indivíduo a perceber além dos limites impostos por estes limitadores.
Então
A percepção é a capacidade de interpretar uma sensação, isso exige outras informações envolvidas como cognição, informação sobre mundo que você tem, seu comportamento enfim o que quero dizer é que somos únicos e percebemos de forma peculiar uma mesma informação. A percepção está associada aos cinco sentidos e sua percepção pessoal.
A psicoterapia te ajudará no autoconhecimento e certamente se sentirá mais segura.
Abraço

Especialistas

Ana Carolina Silva Alves Ferreira

Ana Carolina Silva Alves Ferreira

Psicólogo

Belo Horizonte

Jéssica Gomes

Jéssica Gomes

Psicólogo

Brasília

Rafaela Rodrigues

Rafaela Rodrigues

Psicólogo

Florianópolis

Thais Peixoto Maldonado

Thais Peixoto Maldonado

Psicólogo

São Caetano do Sul

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Ana Larissa Marques Perissini

Ana Larissa Marques Perissini

Psicólogo, Sexólogo

São José do Rio Preto

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 3 perguntas sobre Transtornos Da Percepção
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.