O que é transtorno de personalidade? Como ajudar pessoa que sofre desde?

20 respostas
O que é transtorno de personalidade? Como ajudar pessoa que sofre desde?
Olá.

Há diversos transtornos de personalidade, entre os mais conhecidos: borderline, narcisista, antissocial e obsessivo-compulsivo.

A própria compreensão do que é um "transtorno" parte do viés teórico do profissional que atende essa demanda. Em termos gerais, um transtorno de personalidade se compreende por padrões generalizados e persistentes de pensar, perceber, reagir e se relacionar que causam sofrimento significativo para a pessoa.

Há algumas formas de ajudar quem sofre, como:
- Compreendendo como a pessoa se sente e oferecendo suporte como rede de apoio;
- Ressaltando a importância do tratamento psicoterápico e/ou medicamentoso com psiquiatra a depender do transtorno diagnosticado;
- Escutar da própria pessoa como ela deseja ser ajudada.

E claro, caso a convivência cause sofrimento para você também, procurar uma psicoterapia para que você compreenda como se sente e como pode lidar e ajudar essa pessoa dentro dos seus limites.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia psicanalítica - R$ 180

Olá! O transtorno de personalidade é um conjunto de doenças psiquiátricas que podem ser caracterizadas como borderline, antissocial, esquiva, histriônica, narcisista, entre outras e causam sofrimento tanto para quem está doente, porque muitas vezes não reconhece como para aqueles com quem convive, uma vez que afeta bastante o convívio social. O ideal é buscar ajuda tanto de um psiquiatra como de de psicólogo para avaliação e tratamento. Sou especialista em saúde mental e fico à disposição. Abraço.
A definição personalidade é bem ampla, mas podemos entendê-la como sendo o modo característico como um indivíduo pensa, sente, se comporta, reage e se relaciona com os outros. Como sendo o total das características individuais e sua relação com o meio, podendo ainda ser entendido como sendo um conjunto integrado de traços psíquicos. Contudo importante ressaltar que um transtorno é uma alteração na saúde que nem sempre está associado a uma doença propriamente dita. O conceito de transtornos da personalidade é algo em construção até os dias atuais. De uma maneira geral, podemos entender que os transtornos de personalidades são desvios ligados a características ou traços da personalidade que trazem sofrimentos pessoais e na maneira do convívio com na sociedade. A psicoterapia é destacada como uma excelente ferramenta e estratégia para o manejo de uma pessoa acometida com um transtorno de personalidade. Importante um bom diagnóstico e o encontro com o recurso que melhor se enquadra – levando questões pessoais e subjetivas. Procure um profissional psicólogo para uma melhor orientação e acolhimento. Estou à disposição. Abraço.
Em termos gerais, um transtorno de personalidade se caracteriza por padrões generalizados e persistentes de pensar, sentir, perceber, comportar, reagir e se relacionar que causam sofrimento significativo para o indivíduo nos casos egodistonicos ou para as pessoas que convivem com ele nos casos egossintônicos.
Acredito que a melhor abordagem para trabalhar estruturas de personalidade é a própria psicanálise que foi estruturada pensando nas estruturas de personalidade e suas defesas psíquicas.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicanálise - R$ 200
Olá, dentro da minha abordagem no consultório, seguindo as concepções de Freud, a Teoria Topográfica reúne três estruturas que representam os diferentes níveis da consciência humana. Esses sistemas, por consequência, definem nossas ações e sentimentos, ou seja, estruturam a personalidade do indivíduo considerando que a mente é a origem de quem somos. Com isso, faz se necessário poder apresentar ao paciente a aceitar a sua condição e assim procurar ajuda psicológica para poder ir construindo e entendendo a sua narrativa.
Olá, a melhor maneira de ajudar alguém com transtorno de personalidade é incentivar um tratamento psicológico e psiquiátrico.

é preciso identificar qual é o transtorno e como devemos trata-lo, entre eles os mais comuns são : narcisista, borderline antissocial, esquiva, histriônica.

Procure um profissional. Peça ajuda!

Olá! A grosso modo, quando há um 'transtorno de personalidade', certas características humanas parecem exacerbadas (exageradas), um exemplo simples: existe uma diferença imensa entre uma pessoa que se 'cuida', uma pessoa 'egoísta', e uma pessoa 'narcisista', ou seja, são fenômenos diferentes que apresentam consequências distintas em relação 'a si mesmo', 'ao outro' e 'ao mundo'. No caso, o 'narcisismo' possui traços distintivos fundamentais que 'saltam aos olhos' por serem disfuncionais de inúmeras formas! Lembro ainda que, existem elencadas (por autores de renome de inúmeras abordagens no campo da Psicologia), descrições interessantes de uma série de 'transtornos de personalidade', chamados de Transtorno da Personalidade Dependente, Esquiva, Obsessivo-Compulsiva, Passivo-Agressiva, etc. Espero ter esclarecido um pouco a sua questão!
Boa noite, o transtorno de personalidade são desvios de comportamento que prejudicam a forma que a pessoa lida com as pessoas ao redor. Tem vários tipos de transtorno de personalidade.
A psicologia e a psiquiatria ajudam neste transtorno, o ideal é procurar o profissional.
Sou psicóloga, fico a disposição.
Espero ter ajudado.
olá...A personalidade diz respeito aos comportamentos e fatores relativos à vivência interna (pensamentos e sentimentos) e à capacidade de adaptação de uma pessoa. Diz respeito, portanto, ao afeto, à cognição e à forma como um indivíduo se relaciona com seus impulsos e com as outras pessoas. Eventualmente algumas características podem ser observadas já na infância, mas é na adolescência ou no início da fase adulta que costuma estar constituída, apresentando estabilidade ao longo da vida. Quando os traços de uma personalidade se desviam daquilo que é culturalmente esperado, são mal adaptativos, rígidos, inflexíveis e causam sofrimento ou prejuízo, podemos dizer que estamos diante de um transtorno de personalidade. Algum destes Transtorno de Personalidade Limítrofe ou Transtorno de Personalidade Borderline.
Transtorno Psicótico.
Transtorno de Personalidade Paranóide.
Transtorno de Personalidade Esquizóide ou Esquizotípica.
Transtorno de Personalidade Antisocial ou Psicopatia.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Boa noite! O Transtorno de personalidade é um conjunto de doenças psiquiátricas caracterizadas por desvios de comportamento bem rígidos e mal ajustados que prejudicam a forma que o paciente lida com seus impulsos e com as pessoas ao redor. Procure a ajuda de um profissional da Psicologia.
olá!! transtornos de personalidade, é um conjunto de doenças, entre os mais conhecidos: borderline, narcisista, antissocial e obsessivo-compulsivo. A própria compreensão do que é um "transtorno" parte do viés teórico do profissional que atende essa demanda.um transtorno de personalidade se caracteriza por padrões generalizados e persistentes de pensar, sentir, perceber, comportar, reagir e se relacionar que causam sofrimento significativo para o indivíduo. Procure ajuda de um profissional da Psicologia. Espero ter te ajudado, qq coisa pode me chamar, atendo online tbm.

A grosso modo podemos dizer, em uma linguagem leiga, que transtorno de personalidade diz respeito ao modo de ser de uma pessoa, à sua visão de mundo e a seu comportamento no mundo, na interação consigo mesmo e com os outros. Pessoas com transtorno de personalidade possuem uma forma diferente de avaliar demandas e necessidades, e muitas vezes pensam diferente até mesmo a ética e a moral. O diagnóstico é difícil e demorado, e se dá por vezes em função de padrões comportamentais disfuncionais com consequencias deletérias para si e para os outros.
Olá! O transtorno de personalidade é uma doença psiquiátrica no qual os traços de personalidade de uma pessoa são muito rígidos (inflexíveis) e mal ajustados. Dessa forma, o comportamento do indivíduo acaba sendo sinônimo de sofrimento.
Em geral, os transtornos de personalidade constituem um padrão de sentimentos, pensamentos e comportamentos que não se adaptam a situações diversas. Esse padrão geralmente começa na adolescência e pode causar inúmeros problemas em situações sociais e profissionais. Problemas de auto identidade; dificuldade em manter relacionamentos interpessoais. entre outros. Os transtornos de personalidade constituem um padrão de sentimentos, pensamentos e comportamentos que não se adaptam a situações diversas. Esse padrão geralmente começa na adolescência e pode causar inúmeros problemas em situações sociais e profissionais. A gravidade dessas doenças e a intensidade dos sintomas também variam muito de acordo com o transtorno de personalidade em questão.
A melhor forma de tratar esses casos é a junção da psicoterapia com medicamentos. Alguns transtornos melhoram com a idade, mas quanto mais cedo se começa a tratar a situação com terapia e os remédios, melhor é o resultado.
Não se espera que a pessoa fique “curada” do transtorno, pois é algo muito enraizado. O objetivo é melhorar a sua qualidade de vida, ajudar ela a se adaptar ao seu cotidiano e reduzir os prejuízos que o transtorno causa.

Espero ter ajudado. fico a disposição!

Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
Cada pessoa é diferente das outras em razão de um conjunto organizado e mais ou menos estável de características pessoais
(modos habituais de ser e de agir) que são fruto de sua herança biológica e das suas experiências de vida. A personalidade consiste nesse conjunto de características que incluem, entre outros aspectos, o tom afetivo e reativo predominante (humor e temperamento), os traços (comportamentos e atitudes característicos e observáveis) e a identidade (o senso de EU). O conceito de "transtorno" da personalidade baseia-se na observação de que existem pessoas nas quais todos ou alguns desses elementos que podem se tornar disfuncionais e produzir sofrimento em si ou nos outros. A rigidez dos traços (falta de flexibilidade) e as perturbações da identidade que levam a problemas interpessoais são típicos da maioria dos transtornos da personalidade. A personalidade é um a função psicológica complexa. O melhor tratamento para a maior parte das suas perturbações, é a psicoterapia. Alguns medicamentos podem ser usados como adjuvantes, para aliviar alguns sintomas afetivos, cognitivos ou comportamentais que podem acompanhar o transtorno. Um dos problemas que costuma acompanhar os transtornos da personalidade é que a pessoa pode não reconhecer que tem um um problema (uma vez que se trata do seu jeito habitual de SER). Quando a pessoa reconhece que seu sofrimento deriva da sua forma de se relacionar com os outros e com o mundo e procura ajuda psicológica, as perspectivas de mudança são bastante favoráveis.
Um transtorno da personalidade é um padrão persistente de experiência interna e comportamento que se desvia acentuadamente das expectativas da cultura do indivíduo e tende a ser inflexível. O comportamento é estável ao longo do tempo e leva a sofrimento ou prejuízo. (DSM-5-TR, 2023). A psicoterapia pode ajudar nos casos de transtorno da personalidade, mas é preciso compromisso e aderência do paciente nesse processo. Medicamentos receitados por médicos da área da saúde mental podem ajudar em diversas condições psiquiátricas que se apresentem junto com o transtorno da personalidade, como os transtornos psicóticos, de ansiedade e depressivo, por exemplo. É necessário diferenciar transtornos que apresentam sintomas semelhantes e é extremamente importante buscar um profissional experiente ao buscar o diagnóstico. Não existe transtorno da personalidade em crianças, pois ainda estão em desenvolvimento e em fase de estruturação. Os transtornos da personalidade iniciam na adolescência ou no início da fase adulta.
Transtorno de personalidade é um distúrbio mental que afeta a maneira como uma pessoa pensa, sente e se comporta. É um padrão duradouro e inflexível de comportamento e experiência que desvia significativamente da expectativa culturalmente aceita. Esses padrões de comportamento podem causar problemas significativos em vários aspectos da vida da pessoa, incluindo relacionamentos interpessoais, trabalho e educação.

Existem vários tipos de transtornos de personalidade, cada um com características e sintomas específicos. Por exemplo, o transtorno de personalidade borderline é caracterizado por instabilidade emocional, comportamentos impulsivos e relacionamentos instáveis, enquanto o transtorno de personalidade narcisista é caracterizado por um senso inflado de auto-importância, falta de empatia pelos outros e necessidade de admiração constante.

O tratamento para transtornos de personalidade pode incluir terapia, medicação e suporte social. É importante lembrar que o tratamento pode ser desafiador, pois os padrões de comportamento associados aos transtornos de personalidade são frequentemente profundamente arraigados e difíceis de mudar.
É um padrão rígido de funcionamento que causa muita dificuldade pro portador e com quem ele convive. A melhor alternativa é Terapia do Esquema.
O transtorno de personalidade é uma condição mental caracterizada por padrões persistentes e inflexíveis de pensamentos, emoções e comportamentos. Para ajudar alguém que sofre com esse transtorno, é importante encorajar a busca de ajuda profissional, ser empático e compreensivo, estabelecer limites saudáveis, incentivar a terapia e oferecer suporte emocional. No entanto, é crucial que um profissional de saúde mental qualificado seja envolvido no processo de tratamento.
Transtornos de personalidade estão relacionados a forma da pessoa pensar, reagir, sentir, agir que apresentam algum tipo de sofrimento ou prejuízo para a pessoa. Como ajudar depende da interação de uma série de fatores que envolvem desde qual transtorno a pessoa apresenta até a sua relação com ela, sem um entendimento mais detalhado não é possível mapear como você pode ajudar. Abraço
Sim sao diversos os tipos de transtornos que prejudicam a personalidade em seus relacionamentos pessoais, sociais e profissionais, sendo preciso um tratamento com especialista detalhando os momentos que aparecem e como se comportou. Buscar acompanhamento para dividir seus sentimentos pode ser muito benéfico e acalmam os episódios de crises.
Vamos agendar uma sessão para que possamos conversar mais sobre o que você está vivendo e sentindo. Aguardo. Obrigada.