O que fazer a uma idosa de 82 anos que tem Alzheimer toa memantina e risperidona e não dorme a noite

2 respostas
O que fazer à uma idosa de 82 anos que tem Alzheimer, toma memantina e risperidona, mas não dorme a noite? obrigado
Os idosos com demência tem geralmente o que chamamos de relógio biológico do sono muito desregulado, justificando porque alguns dias dormem bem a noite ou passam dormindo durante o dia. Antes de apelar para opções medicamentosas, é sempre importante utilizar de medidas ambientais. Evitar cochilos durante o dia, expor ao maximo de luz durante o período matutino, insistir que a idosa participe de atividades físicas ou atividades em grupo, evitar o uso da risperidona no período diurno que pode levar a sonolência, evitar excesso de televisão no período noturno, não deixar o idoso na cama ou deitado no sofá. Após tentado todas essas medidas é possível conversar com seu médico neurologista uma medicação para auxílio no sono.
O site da associação brasileira de alzheimer traz dicas de como proceder com os sintomas, dê uma olhada!

É possível amenizar os sintomas com algumas alterações simples no cotidiano.
Rotina - é preciso estabelecer horários fixos para dormir e acordar, assim como para atividades diárias e principais refeições (café da manhã, almoço e jantar).
Ambiente ideal - certifique-se de que o quarto ou o ambiente onde o paciente for dormir é ideal para uma boa noite de sono. O local precisa ser confortável, com iluminação adequada e sem ruído.
Bebidas - a ingestão de álcool, cafeína e a nicotina podem afetar muito o ritmo do sono. Não é uma boa ideia consumir essas bebidas ou fumar antes de ir para a cama.
Televisão - assistir ao programa favorito antes de dormir também não é uma boa ideia, pois ela, normalmente, tira o sono.
Dores e desconfortos - caso o paciente esteja com alguma dor ou desconforto, é preciso tratar as causas para que isso não o impeça de dormir.
Caso nada disso surta efeito, existem medicamentos que podem ajudar na regulação do sono. Nunca os tome por conta própria, isso pode ser muito perigoso. O melhor a fazer é consultar um médico de sua confiança para que ele avalie qual a medicação mais indicada para o caso. Atenciosamente.