O que fazer quando for detectado protusão na L4 e L5? Qual a atividade física mais indicada?

4 respostas
O que fazer quando for detectado protusão na L4 e L5?
Qual a atividade física mais indicada?
Estudos mostram que pessoas ASSINTOMÁTICAS também tem hernia de disco em exame de ressonância na lombar. A prevalência de degeneração do disco varia de acordo com a idade: 37% dos indivíduos assintomáticos com 20 anos de idade apresentam algum achado no exame e 96% dos indivíduos assintomáticos com 80 anos de idade apresentaram alguma degeneração da coluna. As pessoas assintomáticas que apresentaram protusões/abaulamentos discais com 20 anos foram 30% e 84% com 80 anos de idade. Se as pessoas vivem de maneira normal (caminham, correm, fazem pilates, academia, etc) porque você com diagnóstico de hernia de disco não pode?
1- será que o seu problema (causador da sua dor) vem realmente de uma hernia de disco?
2- Você terá que parar de fazer exercícios por causa desse problema?
3- E o que você pode fazer para resolver?
As respostas destas perguntas variam de pessoa para pessoa visto que todos somos diferentes e temos várias particularidades.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O Grande segredo de qualquer tratamento é o diagnóstico. A protrusão discal pode ser um achado radiográfico assintomático e o desconforto pode ser causado por um outro fator. Quando sabemos a real fonte de dor traçar um plano estratégico de melhora e prevenção de recidivas fica mais fácil. Enfim, não há receita de bolo, o que pode ser indicado para um paciente, não ser para outro que possua a mesma alteração radiográfica, simplesmente pelos fatores desencadeantes serem diferentes. Muitas pessoas, possuem protrusões discais assintomáticas, não sabem que as possui e fazem inúmeras atividades. Dessa forma, a prescrição de uma atividade para uma pessoa irá depender de seus sintomas, objetivos e, em parte, pela alteração radiográfica. Sucesso em sua melhora!
Tratar a dor de acordo com o grau que ela se apresenta, com medicações, repouso temporário ou acupuntura é necessário para poder propiciar que a atividade física seja realizada. Não é indicado fazer qualquer atividade física se a dor estiver grave ou for agravada pela atividade.
Mais modernamente se indica a terapia funcional, por abranger um diagnóstico do problema da função estática e em movimento, e busca o fortalecimento da musculatura envolvida em equilibrar esta função.
No mesmo sentido também, mas em menores graus, trabalham pilates, hidroginática, natação, etc.
Vale o que a pessoa melhor se adequar e tiver a melhor relação com o terapeuta.
Para tratamento da protrusao sintomatica, sem dúvida a Acupuntura é a melhor opcao! Em termos de exercícios/estratégias, deve-se avaliar vários ítens: peso, gráu de sedentarismo, postura, etc

Especialistas

Dejair Xavier Cordeiro

Dejair Xavier Cordeiro

Ortopedista - traumatologista

Vitória

Agendar uma visita
Felipe Barreto

Felipe Barreto

Neurocirurgião

São Paulo

Agendar uma visita
Peterson Xavier

Peterson Xavier

Neurocirurgião, Especialista em dor

Suzano

Gustavo Machado Cardoso

Gustavo Machado Cardoso

Neurocirurgião

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Luísa Leite

Luísa Leite

Fisioterapeuta

São Paulo

Guilherme Oliveira

Guilherme Oliveira

Fisioterapeuta

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 125 perguntas sobre Lombalgia (dor lombar)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.