O que leva algumas pessoas a sofrerem de esquizofrenia e outras não? O meio ambiente pode ser um dos

3 respostas
O que leva algumas pessoas a sofrerem de esquizofrenia e outras não? O meio ambiente pode ser um dos causadores?
A esquizofrenia é uma doença complexa de múltiplas causas, envolve historia familiar e uso de drogas(por ex, maconha). É a somatória de fatores que causa a doença. O meio ambiente é um fator precipitante do surto ou um fator facilitador!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Esta pergunta ainda é fonte de muitos estudos atuais, e muita coisa ainda precisa ser esclarecida. Não há um fator causal único, mas sabe-se que a genética é um componente forte. Quem tem um parente de primeiro grau portador de esquizofrenia tem 10 vezes mais chance de desenvolver a doença. Associado a isso há fatores ambientais. Pesquisas revelam que quem nasce no inverno, por exemplo, tem mais chance de desenvolver esquizofrenia do que quem nasce no verão. Existe uma hipótese viral para explicar este achado. Apenas para ilustrar quão complexa é esta pergunta. Além disso, há fatores de gatilho. Situações estressantes de vida e uso de drogas ilícitas por exemplo podem ser um gatilho para que alguém (que já tinha predisposição prévia para desenvolver a doença) abra um primeiro surto de esquizofrenia. É importante mencionar aqui que a maconha não causa esquizofrenia. Ela apenas pode ser um gatilho para quem já tinha predisposição para desenvolve-la.
A partir dos anos 50, pesquisadores e médicos psiquiatras como Dr. Ronald Laing, que produziu obras como "O Eu Dividido" e "O Eu e os Outros", e conjuntamente com A. Esterson, "Sanidade, Loucura e Família"; e Laing com Dr. David Cooper "Razão e Violência; Dr. Van den Berg, "O paciente psiquiátrico"; Dr. Thomas Szasz, "A Fabricação da Loucura", "Esquizofrenia - O Símbolo Sagrado da Psiquiatria"' , entre outros. Nestas são apresentados resultados de trabalhos com pacientes de esquizofrenia, detectando, como a partir de impasses severos na vida de relações, geralmente no interior da família, o paciente progressivamente se divide ou ocorre a cisão do ego. Assim os resultados destes trabalhos apresentam que os impasses de relações constituem-se como variáveis determinantes da esquizofrenia. Este sujeito em processo de divisão é psicofísico ou seja, tem certas condições orgânicas e fisiológicas: neurológicas, endocrinológicas, que precisam ser consideradas.
Att

Especialistas

Juliana Sardinha de Campos

Juliana Sardinha de Campos

Psiquiatra

Amparo

Henrique Higashi

Henrique Higashi

Psiquiatra

São Paulo

Adriano Augusto Almeida Guimarães

Adriano Augusto Almeida Guimarães

Psiquiatra

Belo Horizonte

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 473 perguntas sobre Esquizofrenia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.