O que leva algumas pessoas a sofrerem de esquizofrenia e outras não? O meio ambiente pode ser um dos
3
respostas
O que leva algumas pessoas a sofrerem de esquizofrenia e outras não? O meio ambiente pode ser um dos causadores?
A esquizofrenia é uma doença complexa de múltiplas causas, envolve historia familiar e uso de drogas(por ex, maconha). É a somatória de fatores que causa a doença. O meio ambiente é um fator precipitante do surto ou um fator facilitador!
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Esta pergunta ainda é fonte de muitos estudos atuais, e muita coisa ainda precisa ser esclarecida. Não há um fator causal único, mas sabe-se que a genética é um componente forte. Quem tem um parente de primeiro grau portador de esquizofrenia tem 10 vezes mais chance de desenvolver a doença. Associado a isso há fatores ambientais. Pesquisas revelam que quem nasce no inverno, por exemplo, tem mais chance de desenvolver esquizofrenia do que quem nasce no verão. Existe uma hipótese viral para explicar este achado. Apenas para ilustrar quão complexa é esta pergunta. Além disso, há fatores de gatilho. Situações estressantes de vida e uso de drogas ilícitas por exemplo podem ser um gatilho para que alguém (que já tinha predisposição prévia para desenvolver a doença) abra um primeiro surto de esquizofrenia. É importante mencionar aqui que a maconha não causa esquizofrenia. Ela apenas pode ser um gatilho para quem já tinha predisposição para desenvolve-la.
A partir dos anos 50, pesquisadores e médicos psiquiatras como Dr. Ronald Laing, que produziu obras como "O Eu Dividido" e "O Eu e os Outros", e conjuntamente com A. Esterson, "Sanidade, Loucura e Família"; e Laing com Dr. David Cooper "Razão e Violência; Dr. Van den Berg, "O paciente psiquiátrico"; Dr. Thomas Szasz, "A Fabricação da Loucura", "Esquizofrenia - O Símbolo Sagrado da Psiquiatria"' , entre outros. Nestas são apresentados resultados de trabalhos com pacientes de esquizofrenia, detectando, como a partir de impasses severos na vida de relações, geralmente no interior da família, o paciente progressivamente se divide ou ocorre a cisão do ego. Assim os resultados destes trabalhos apresentam que os impasses de relações constituem-se como variáveis determinantes da esquizofrenia. Este sujeito em processo de divisão é psicofísico ou seja, tem certas condições orgânicas e fisiológicas: neurológicas, endocrinológicas, que precisam ser consideradas.
Att
Att
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Boa noite Meu marido depois de muito tempo sem tratamento foi diagnosticado com Esquizofrenia. O médico me falou da progressão da doença e isso me assustou muito. Um esquizofrênico pode com o tratamento adequado ter uma vida normal? Ou nunca será possível?
- É possível que uma pessoa saudável tenha um surto devido a fatores ambientais, como traumas e meio estressante?
- Meu pai tem esquizofrenia e meu irmão também. Eu (mulher, 32 anos) não tenho. Se eu engravidar, é grande a chance de os meua filhos terem?
- A esquizofenia tipo 2 quantos anos pode durar? Foi detetada aos 18 anos
- Olá tenho sofrido com embotamento afetivo. E tá me fazendo muito muito mal mesmo. E queria saber se a medicação antipsicóticos como risperidona e biperideno é a causadora?
- Olá. Fui aposentado por invalidez por esquizofrenia paranoide. F20.0. Mas, consigo dirigir de forma racional e inteligente. Ou seja, os problemas não afetaram a minha coordenação para dirigir e consigo discernir as normas de trânsito. A pergunta é: Tenho possibilidades de renovar minha CNH? Ou…
- É normal esquizofrenia sentir sintomas da síndrome do pânico diariamente ? Junto vômitos e diarreia ?
- Meu namorado foi diagnosticado com esquizofrenia começou o tratamento com a medicação apenas e não se interessa em ter um acompanhamento médico, ultimamente anda muito desmotivado, parado na vida, interrompeu a faculdade de nutrição e tá desempregado e vive em casa fazendo vários nada..queria saber o…
- Fui diagnosticado com início de um quadro de esquizofrenia, tenho muitas alucinações auditivas, já estou em tratamento, nunca fui internado e nunca tive um surto psicótico que precisasse de ajuda médica, gostaria de saber se eu conseguisse me manter assim ao longo da vida, sem nunca ter um surto que…
- Meu esposo tem episódio de depressão grave com sintomas psicótico, toma olanzapina de 5mg e clopixol depot Depot 200 mg/ml a 2 anos não faz nada só deitado o tempo todo. Essa doença tem cura? Essa doença é considerada alienação mental?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 473 perguntas sobre Esquizofrenia
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.