O que não se deve fazer em um pé diabético?

3 respostas
O que não se deve fazer em um pé diabético?
Dr. Vicente Freire Gonçalves Junior
Cirurgião vascular
Fortaleza
Olá boa tarde, pé diabético não necessariamente é o pé de uma pessoa diabética , isso é uma síndrome que envolve componentes vasculares, neuropáticos e infecciosos. Bem, deve-se olhar os pés todos os dias, evitar sapatos apertados, mantê-los hidratados, chinelos com alças em dedos pois aumentam o risco de traumas e infecções! Combater micoses, tomar muito cuidado ao fazer as unhas de preferência procurar podólogos com uso de material esterilizado para o corte, na evidência de infeção ou ocorrência de traumas procurar um especialista! Não descuidar da diabetes! As sociedades aconselham ao menos 2 vezes no ano consultar seu médico vascular e fazer uma avaliação ! Bom tratamento e muito cuidado com seus pés !

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira
Ortopedista - traumatologista
Bauru
Protegê-lo contra traumas, examiná-lo diariamente na busca de lesões (rachadura na pele, frieiras, micose ungueal, feridas, inchaço, vermelhidão inexplicável, deformação aparente). Procure um especialista em pé e tornozelo, normalmente um médico ortopedista com experiência no tratamento destas lesões para fazer acompanhamento preventivo, receitar calçados, palmilhas e meias especiais protetoras, além de esclarecer suas dúvidas e orientá-lo sobre os primeiros sinais de alerta quanto ao aparecimento de lesões potencialmente graves.
Dr. Leonardo Benevides Barreira
Cirurgião geral, Cirurgião vascular
Fortaleza
O diabético deve ter cuidado especial com os pés. Uso de calçados confortáveis, inspeção frequente dos pés, hidratação e higiene adequadas são importantes. Evitar traumatismos, micoses e infecções. Esses pacientes geralmente tem sensibilidade dos pés diminuída e deve ter cuidado no uso de escalda pés, pois pode ocasionar queimaduras. Procure um cirurgião vascular para avaliar a sua saúde circulatória e desta forma detectar alterações circulatórias que podem estar acompanhadas ao diabetes e que complicam a evolução no caso de úlceras.

Especialistas

Sarah Patury

Sarah Patury

Angiologista

Salvador

Victor Sampaio Barreto

Victor Sampaio Barreto

Cirurgião vascular

Salvador

Edson Fernando Strefezza

Edson Fernando Strefezza

Cirurgião vascular

São Bernardo do Campo

Elias Abdala Tauil Filho

Elias Abdala Tauil Filho

Cirurgião vascular

Guaxupé

Myrciara Macedo de Alcântara

Myrciara Macedo de Alcântara

Dermatologista

Curitiba

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 152 perguntas sobre Pé Diabético
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.