O que posso sentir com a conclusao do tratamento de 5 anos com Tamoxefeno?

9 respostas
O que posso sentir com a conclusao do tratamento de 5 anos com Tamoxefeno?
Olá!
Em geral, o tamoxifeno é um tratamento bem tolerado e que causa poucos sintomas (geralmente sintomas de leve intensidade).

Portanto, a interrupção do uso também não causa repercussão significativa. Em outras palavras, você não deve sentir nada.

>>> Porém, caso tenha algum sintoma, sugiro que procure atendimento médico para que seja avaliada.

Espero ter ajudado,
Leonardo

Olá, normalmente não sente-se nada.
O uso pelo período de 5 anos se dá pois os estudos normalmente acompanham as pacientes por esse tempo. No caso do tamoxifeno, já ha estudos indicando o uso por 10 anos, nas pacientes de maior risco, o que talvez não seja seu caso (e isso é bom).
Importante é manter o acompanhamento com seu médico após 5 anos, com exames regulares, para detectar, no início um possível retorno da doença.
Depende da sua idade . Você tanto pode voltar a ter ciclos menstruais normais , ou se já estiver próximo à menopausa , não menstruar mais . Converse com seu médico
Boa tarde!
Com o tratamento com o tamoxifeno, é comum sentir sintomas do climatério/período perimenopausa, como fogachos (ondas de calor), ressecamento vaginal, diminuição da libido, entre outros. Após o término do tratamento, em caso de câncer de mama, é importante o acompanhamento com o mastologista para diagnosticar possíveis recidivas do câncer de mama. Consulte sempre seu médico. Grande abraço!
A parada do uso do tamoxifeno não costuma gerar sintomas
Tamoxifeno é uma das formas de tratamento hormonal usadas no tratamento do câncer de mama. Pode ser empregada em outras indicações, seja na prevenção, no tratamento adjuvante (auxiliar) para a cura ou na doença avançada. É usado geralmente por 5 a 10 anos nos casos de câncer de mama em tratamento adjuvante.
Durante o uso pode trazer alguns efeitos colaterais como náuseas no inicio do uso, sensação de peso na cabeça e um pequeno aumento no risco de trombose e de tumores uterinos. Esses efeitos são em geral muito bem controlados e a maioria das pacientes passa pelo tratamento sem maiores problemas.
Ao término estes efeitos desaparecem em um período curto, sem deixas sequelas. As alterações circulatórias tornam necessária uma avaliação periódica do oftalmologista, principalmente em mulheres com diabetes e hipertensão, dois fatores de risco para alterações oculares. Sangramentos via vaginal devem ser prontamente comunicados uma vez que tumores uterinos, embora raros, são altamente curáveis quando avaliados no início.
Usualmente não sentirá nada de diferente... pode até cessar algum eventual efeito adverso que esteja tendo do medicamento...
O estudo Atlas mostrou vantagem na diminuição do retorno da doença e da mortalidade, com o uso por 10 anos.
As reações adversas mais intensas do Tamoxifeno não são tão comuns. É uma medicação bem tolerada. Por isso, após sua suspensão, em geral não se sente nada muito diferente. Talvez a melhora dos sintomas leves que ele pode causar.