O que significa o termo impregnação em se falando de medicamentos antipsicóticos?

O que significa o termo impregnação em se falando de medicamentos antipsicóticos?

6 respostas


A impregnação refere-se ao efeito colateral da medicação antipsicótica. Se isto acontecer, suspenda imediatamente a medicação antipsicótica e procure urgentemente seu médico prescritor.

Obtenha respostas com a consulta online

Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.


A termo denominado de impregnação esta relacionada a ação do medicamento no sistema nervoso central do indivíduo que esta fazendo o uso contínuo de antipsicótico. Cada organismo reage de uma forma diferente frente a medicação, é necessário levar em consideração a frequência do medicamento, o tempo do tratamento e possíveis outras medicações que venham a ser utilizadas pareadas aos antipsicóticos. É fundamental que o paciente procure um médico especialista psiquiatra para esclarecimentos sobre os efeitos colaterais da medicação em seu organismo.


Olá! Este termo se refere a uma ação do medicamento no Sistema Nervoso do paciente que faz uso da medicação antipsicótica. Um melhor esclarecimento desse assunto deve ser tratado com o psiquiatra que atende o caso, pois cada organismo reage de uma forma a medicação ou ao conjunto de medicações que estiverem sendo administradas. Procure seu médico, ele poderá te esclarecer melhor!


A impregnação pode ter relação direta com a dosagem ou também pode ser um efeito adverso ao medicamento por aquele paciente,normalmente o anti-psicótico é administrado juntamente com FENERGAN que diminui a impregnação,de qualquer forma o médico deve ser imediatamente avisado caso note-se rigidez muscular no paciente.


Impregnação se deve ao bloqueio do receptor dopaminérgico correspondente ao movimento muscular, por medicamento. Não é só os antipsicóticos que causam isso. O Plasil por ex também causa. Também não pode confundir com sedação. Os sintomas são rigidez,muscular principalmente no ombro, pescoço punhos. Também pode ocorrer tremores, inquietação.

Dr. Rafael Perin

Dr. Rafael Perin

Psiquiatra

Ribeirão Preto

Agendar consulta

São efeitos colaterais, causados por medicações psiquiátricos ou neurológicos . Retorne ao seu médico para uma juste na medicação, vale lembrar que cada medicação age de uma maneira em cada organismo.

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.