O transtorno do processamento auditivo central é uma desordem auditiva ou do desenvolvimento neurops

4 respostas
O transtorno do processamento auditivo central é uma desordem auditiva ou do desenvolvimento neuropsicomotor? E assim o tratamento deve ser somente com fonoaudiologia ou é preciso uma psicopedagoga para auxiliar? Obrigada!
Dra. Sorhaya Bueno
Fonoaudiólogo, Terapeuta complementar
Campinas
Processamento Auditivo é a eficiência e a efetividade com a qual o Sistema Auditivo Central utiliza a informação auditiva. As funções auditivas centrais são:
• Interação Binaural
• Figura fundo Auditiva
• Resolução Temporal
• Padronização Temporal
• Separação e Integração Binaural, entre outras...
Sendo assim o profissional habilitado para trabalha com o processamento é a Fonoaudióloga.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Cecília Lage
Fonoaudiólogo
Belo Horizonte
Olá! O Transtorno do Processamento Auditivo está sim relacionado diretamente com o sistema auditivo central e o Treinamento Auditivo nesse caso deve ser realizado somente por fonoaudiólogo. Mas é muito importante o trabalho multidisciplinar, principalmente quando os pacientes são crianças com dificuldades de aprendizagem. É necessário entender cada caso para realizar melhor conduta.
O Transtorno do Processamento Auditivo Central (TPAC) é uma condição neurológica que afeta a maneira como o cérebro processa as informações auditivas Embora as pessoas com TPAC possam ter audição normal, elas enfrentam dificuldades em compreender e interpretar sons, especialmente em ambientes ruidosos.

Sim, o TPAC é considerado uma desordem do desenvolvimento neuropsicomotor, pois envolve disfunções no sistema nervoso central que afetam o processamento auditivo.

O tratamento para TPAC geralmente envolve uma abordagem multidisciplinar. Enquanto a fonoaudiologia desempenha um papel crucial no tratamento, especialmente para melhorar a habilidade auditiva e a comunicação, a participação de uma psicopedagoga também pode ser muito benéfica. A psicopedagoga pode ajudar a desenvolver estratégias para melhorar a aprendizagem. Portanto, uma combinação de fonoaudiologia e psicopedagogia pode ser a melhor abordagem para tratar o TPAC, proporcionando um suporte abrangente para melhorar a qualidade de vida e a comunicação da pessoa afetada.

Espero que essas informações sejam úteis.

Abraço!
É uma desordem auditiva e o tratamento é exclusivo de fonoaudióloga

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.