O uso prolongado de bup pode acarretar algum problema futuro?

3 respostas
O uso prolongado de bup pode acarretar algum problema futuro?
Pergunta importante!

O uso prolongado da bupropiona (Bup) é, em geral, seguro para a maioria das pessoas e costuma ser bem tolerado. Não há evidências de que cause dependência ou “acabe com os neurônios”, como às vezes se teme.

No entanto, como todo remédio, ela pode ter efeitos colaterais, principalmente ansiedade, insônia e irritabilidade, mas esses efeitos costumam ser notados logo no início do tratamento.

Toda medicação deve ser prescrita com um raciocínio de custo/risco e benefício em mente, por isso é importante manter um acompanhamento com seu médico para avaliar periodicamente os benefícios e possíveis ajustes.

Fico à disposição!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Giovanna Filpi
Psiquiatra
Santana do Riacho
em primeiro lugar, definamos uso prologado. O tempo de uso de medicações antidepressivas precisa ser orientado pelo seu diagnóstico, isso pode variar: de casos leves , usa-se até dois anos. Em casos moderados media de 5 a 10 anos e casos cronicos,graves ou resistentes mais do que uma década. É claro que em casos de moderados a graves voce poderá ter trocas de antidepressivos, bem como associações com outros medicamentos.
A taxa de complicações a longo prazo varia pouco pela química do remédio e bastante com as comorbidades e o estilo de vida. Quer dizer que são raros quadros de problemas cronicos nos rins ou figado pelo uso destes medicamentos. Ou que é mais facil ter um cancer pelo uso de alcool ou tabaco e até mesmo agrotoxicos. Como sempre presisamos pesar se o custo maior não é de deixar a ansiedade ou a depressão sem tratamento adequado, já que são doenças profundamente incapacitantes.
Olá! O esperado é que o bup, a bupropiona, seja um medicamento seguro ao uso por longo prazo.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.