O vaginismo tem cura?

18 respostas
O vaginismo tem cura?
Prezada,

sua pergunta necessita de uma investigação e avaliação médica, mais especificamente, ginecológica para verificar possíveis causas orgânicas. Caso não hajam causas orgânicas, uma avaliação psicológica pode beneficiar você, pois verificará questões comportamentais e de ansiedade que podem estar interferindo.

Sem mais, desejo sucesso no seu tratamento.

O vaginismo está relacionado a um mecanismo psicossomático e a uma experiência negativa real ounimaginaria. Independente da causa, ela funciona como um ciclo: medo da dor, ansiedade, contração e a dor. Por ser multifatoria, é nescessario buscar ajuda psicoterápica.
A falta de atitude positiva em relação ao prazer sexual também é um fator importante.
Abraços
Assim como outras disfunções sexuais, o vaginismo, na maior parte das vezes, tem causas psicológicas. Ansiedade relacionada ao contato sexual, cuja origem pode ser conhecida ou não pela mulher, está constantemente relacionada à ocorrência desse problema. É preciso que a pessoa tome consciência da integração dessa dificuldade à sua história de vida, bem como dos possíveis sentidos psicológicos e/ou sociais que ainda estejam associados ao vaginismo na sua vivência atual. Procure um psicólogo para auxiliá-la nessa tomada de consciência e resolução do problema. Descartar causas orgânicas também é importante e para isso você deve procurar um ginecologista.
Tem sim, basta a pessoa querer. Primeiro passo consiste numa avaliação ginecológica, em seguida um sexólogo (a). A depender da interação da paciente com as atividades a serem desenvolvidas, no máximo 12 a 16 sessões.
Abs
O vaginismo é causado pela contração involuntária dos músculos ao redor do orifício da vagina, sem causas físicas. É importante, portanto, diferenciar tal de outras dores que podem ocorrer antes, durante ou após a relação sexual, que são chamadas de dispareunias. Essas sim podem ser verificadas com um ginecologista pois se referem a infecções, atrofias, problemas urinários e outras causas de cunho orgânico.
Lembrando que não há consenso na comunidade científica sobre às origens de tal distúrbio, entretanto, causas psicossomáticas são as mais comentadas.
É imprescindível um acompanhamento multidisciplinar que pode envolver ginecologista, fisioterapeuta e psicólogo/a para que possa se caminhar em direção à cura da qual se queixa.
Como já apresentado anteriormente, o Vaginismo é uma disfunção sexual que causa dor na relação ou mesmo impede a penetração durante o sexo.
Muitas mulheres muitas vezes por constrangimento, medo ou falta de conhecimento, demoram a procurar ajuda profissional. Isso só faz com que o problema se agrave, afetando casamentos e relacionamentos.
Essa disfunção possui tratamento e cura.
Importante, iniciar investigação das causas, do que se passa especificamente com você, com acompanhamento de profissionais especializados: ginecologista e psicólogo.
Como dito anteriormente, o vaginismo é considerada uma síndrome psicofisiológica, ou seja, um conjunto de problemas psicológicos e físicos atuando juntos! Pode variar de leve causando pequeno desconforto na relação a severo impedindo completamente a penetração. Investigue com um ginecologista e um psicólogo as causas deste sintoma para definir como tratar. O seu sintoma pode ser resolvido!
Prezada, o vaginismo de um modo geral não tem causa orgânica , esta disfunção pode ter algumas causas situacional, traição, alcoolismo do parceiro, outras situações que podem levar ao vaginismo são regras familiares rígidas e ou punitivos sugiro que procure um psicóloga pra verificar qual o real motivo do seu problema. Espero ter ajudado. Boa sorte.
Olá! Acredito que a sua dúvida e possivelmente angústia traduz seu estado emocional. Sentir dor durante uma relaçao sexual, que implicitamente e explicitamente, deveria ser traduzido como prazer e satisfaçao revela a necessidade de uma investigaçao clínica e um acompanhamento psicoterapêutico. Nascemos pra sentir e transmitir bem-estar, caso suas experiências mostrem uma dinâmica de desconforto, nao desista de buscar tratamento profissional.
Vaginismo tem cura sim!! Você deve procurar um psicólogo especializado em terapia sexual que vai ter sucesso no seu tratamento. Um abraço
Bom o importante é fazer uma investigação mais especifica com ginecologista de sua confiança, é um problema que tem fatores físicos e emocionais, junto com o acompanhamento ginecológico seria interessante você fazer uma terapia para trabalhar suas emoções em relação a tudo isso e outros fatores que possam estar sendo também responsáveis...na terapia você pode aprender a lidar com sua sexualidade, tabus, entre outros, se você tiver um parceiro(a) aproximação do casal, compreensão em relação ao problema auto estima e auto conhecimento...Enfim..me deixo a disposição ...
Olá, existe tratamento e cura como foi dito. E procure um fisioterapeuta que atenda uroginecologia ou fisioterapia pélvica que ele pode te ajudar.
Como psicólogo, entendo que essas contrações involuntárias dos músculos tem causa no inconsciente, por experiências vividas. Assim, acredito na cura com o tratamento psicoterapêutico. Um abraço!
Sendo bem direta a sua pergunta, sim vaginismo tem cura. Porém, deve se perguntar sobre a causa. Alcançando esse esclarecimento, você obterá a indicação do melhor tratamento. No meio médico e psicológico é entendido ser esse problema de causas multifatoriais, portanto, buscar a avaliação médica e acompanhamento psicológico é uma indicação mais do que válida.
Espero que tenha contribuído para seu esclarecimento e reforço de que somente com ajuda estará obtendo sua melhora. Abraço fraterno
Olá! vaginismo, diferente de dispareunia. O vaginismo é um movimento involuntário da entrada da vagina, dificultando a penetração no ato sexual. Tem origem no quadro emocional e de como recebeu orientações sexuais. A dispareunia são inúmeras causas, má formação, infecções, etc... Caso tenha vaginismo, procure um bom Psicoterapeuta Cognitivo Comportamental e Hipnoterapia, que seja também sexólogo. Paz e Bem!
Sim. Tem cura. Existem muitas fontes de ajuda contudo a psicoterapia e uma das mais importantes. O medo, a ansiedade e outros fatores podem fazer com que a pessoa involuntatiamente se feche, nao relaxe, gerando um fechamento.
O vaginismo tem cura apesar de que as causas ainda não etão totalmente definidas. Pode estar relacionado a problemas psicossociais ou orgânicos. Primeiramente é importante a consulta médica e em seguida a psicológica.
Sim, tem cura. Geralmente está relacionada a questões psicossomáticas, ou seja, sem causa orgânica. Busca um trabalho analítico que poderá ajudá-la a buscar as causas que a levaram ao vaginismo.