Oi! acontece que eu tenho medo de ventos e seus assobios, as janelas batendo com ele e as árvores ba

22 respostas
Oi! acontece que eu tenho medo de ventos e seus assobios, as janelas batendo com ele e as árvores balançando, tenho isso desde pequena. Uma vez eu estava tão desesperada que acabei empurrando a janela no meio da tempestade e ela caiu do segundo andar onde eu moravakkkk.
Isso não pode ser trauma pois na situação ocorrida eu estava desesperada. Também odeio o barulho da lava-roupas batendo. Eu posso ter sinais de autismo?
Olá. Não se pode trabalhar com hipótese de autismo com apenas a informação de incômodo com barulhos específicos, pois para diagnosticar esse transtorno é preciso uma avaliação com médico neurologista ou com psicólogo especialista em neuropsicologia. Mas a partir do seu relato os sintomas parecem se encaixarem muito mais em sintomas fóbicos e para psicanálise a fobia não precisa necessariamente estar associada à traumas, podendo ser uma saída inconsciente para materializar nossas angústias. Diante disso, aconselho que busque um psicólogo/ psicanalista para que possa investigar e tratar o quadro apresentado. Caso queira marcar uma entrevista, estou à disposição!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta

Olá, sem conhecer a sua história de vida e a forma como você reage em outras situações, não é possível fechar um diagnóstico. Mais importante do que saber se é ou não indício de Transtorno do Espectro Autista (TEA), é você conseguir lidar com isso, por meio de um maior conhecimento a respeito de como isso te apavora, que emoções estão envolvidas nesses sintomas e para que eles servem. Esse é o objetivo de um processo de psicoterapia, que creio poderá te auxiliar no cuidado com a sua saúde mental. Espero ter colaborado e boa sorte!
Olá! o que você descreveu por si só, não são sinais de autismo, entendi que está relacionado com o barulho do vento e da máquina, mas no caso de uma pessoa no TEA o incômodo com esses barulhos pode estar relacionado com uma hipersensibilidade a esses estímulos, tornando a experiência desagradável e muitas vezes insurportável. Com relação ao que você sente, pode ter a ver com questões fóbicas. Vale a pena investigar!
Olá boa tarde!
Pelo seu relato pode-se perceber que há algo relacionado a algum medo do passado e que pode ter se projetado nessas situações com esses elementos da natureza, como água e vento, mas seria preciso mais informações de sua vida e de como está seu cognitivo, para que pudéssemos chegar a algum diagnóstico mais preciso, isso seria possível no processo terapêutico. Para um diagnóstico de Autismo, teria que haver outros sintomas, o desconforto com o barulho, apenas, não caracteriza esse transtorno.
Seria muito bom se fizesse um acompanhamento psicológico para te auxiliar a lidar melhor com essa dificuldade. Coloco-me á disposição, caso queira iniciar um processo terapêutico!
Olá. O que você relatou não são sintomas por si só relacionados ao autismo. Penso que a melhor forma de entender o que está acontecendo é procurar por um psicólogo para explorar melhor a questão. Abraço.
Olá. Recomendo buscar psicoterapia, conhecer seus medos, perceber se há outros medos, as associações possíveis, como podem estar associados à sua história de vida, experiências e traumas.
Olá! Sei que quando temos alguns sintomas ficamos ansiosos por um diagnóstico. Mas é importante levar em consideração que o diagnóstico depende de diversos fatores e de um conjunto, uma combinação de elementos e só é possível após um acompanhamento. Somente os relatos das características citadas não são suficientes para pensar em Transtorno do Espectro Autista. É preciso abordar este tema com um profissional para compreender melhor o motivo desse medo, desse incômodo. E não podemos descartar também a hipótese de trauma. O trauma de fato não é reconhecido conscientemente logo de imediato. É preciso uma investigação mais aprofundada que poderá levar a recobrar a memória de um evento traumático, caso exista um. Com base em seus relatos percebemos que se trata de MEDO, palavra usada por você mesma e não de um simples incômodo com barulho. Então, pode sim estar ligado a trauma. Que tal conversar mais sobre isso pra tentarmos chegar a uma conclusão?
O diagnóstico do autismo é denominado a partir de vários critérios que podem abarcar limitações que trazem déficits na comunicação/interação social, além de comportamentos restritivos e repetitivos.
Medos específicos e incomodo com barulhos não estão necessariamente relacionados ao Espectro do Autismo. Sugiro que busque uma avaliação neuropsicológica para investigar aspectos emocionais, cognitivos e comportamentais para compreender suas necessidades de acompanhamento. Fico à disposição.
Eliane Pereira Mello - psicóloga e neuropsicóloga
Boa noite. Apenas com estas informações, é impossível responder sua pergunta. O mais adequado, penso, é fazer uma investigação mais aprofundada sobre o que escreveste.
Espero ter ajudado.
O ser humano é único. . Através do processo terapêutico você passará a se conhecer verdadeiramente e você responderá a sua pergunta. todas as respostas estão dentro de você^,. Passamos a vida correndo atrás de nós mesmos, e o encontro é uma satisfação de descobrir o mundo que somos!!
Tudo está dentro e nada está fora.
Espero ter ajudado a você a tomar coragem e dar um mergulho dentro de si mesmo. A vida é simbólica e pedagógica, aprenda através do processo terapêutico decifrar o que ela está lhe mostrando!!
Acredite em você.
podemos ter uma sessão para falarmos mais sobre tudo isso que descrevi rapidamente.
Olá. Uma das características do autismo é a hipersensibilidade sensorial, os estímulos são captados e processados de maneira mais sensível pela pessoa dentro do asptectro, sendo uma experiência bastante sofrida para pessoa. Através do seu relato não observo sinais de autismo, me parece está mais associados a medos específicos. Penso ser válido que busque por um profissional para uma melhor compreensão. É importante ressaltar que o diagnóstico de TEA é realizado após a avaliação com um profissional. Abraços!
Olá.
Os sintomas que você descreveu, como o medo de ventos e assobios, o desconforto com janelas batendo e árvores balançando, podem estar relacionados a experiências específicas ou sensibilidades sensoriais.
O incidente com a janela pode ter causado uma resposta traumática, mesmo que você estivesse desesperada na época.
Todos esses sintomas não necessariamente indicam sinais de autismo.

Eu recomendaria uma avaliação mais aprofundada com um psicólogo clínico para explorar esses sentimentos e compreender suas origens. A terapia que usa a Abordagem Centrada na Pessoa, na qual eu trabalho, pode ser valiosa para esse processo, proporcionando um ambiente de apoio e ainda pode ser útil para explorar esses sentimentos e experiências.
Acredito que a hipnose possa ser uma opção para investigar e tratar fobias e ansiedades. Pode ser considerada também uma ferramenta para identificar e abordar possíveis traumas.
Espero ter ajudado
@ednasoarespsi
Olá! Psi Adriano Galocha aqui.
Existe uma inversão do viver a vida nos dias de hoje, as pessoas estão pensando mais do que vivendo e precisamos aprender a viver e depois pensar.
O que quero dizer é que você não precisa pensar em um diagnóstico, deixe que um profissional faça isto, não podemos dar conta de tudo. Então se abra para o cuidado, se permita ser cuidado por um profissional capacitado, ele poderá lhe ajudar a entender as suas questões e a conduzir pelos caminhos da boa saúde, a psicoterapia lhe fará muito bem e trará muitos benefícios como o autoconhecimento, controles emocionais e experiências de como lidar com cada questão de forma saudável.
Fico a sua disposição.
@adrianogalocha
Olá! Tudo bem? É compreensível que medos e desconfortos associados a determinados sons possam gerar ansiedade e impactar a qualidade de vida. É importante ressaltar que a aversão a determinados ruídos, como o barulho do vento ou da lava-roupas, não necessariamente indica sinais de autismo. Imagino, que talvez você tenha lido ou ouvido falar sobre a sensibilidade aos sons em alguns aspectos do autismo e talvez por isso sua dúvida. Ou teria algum outro ponto que lhe fez pensar sobre isso?

Traumas, sensibilidade, ansiedade, entre outros, podem se manifestar de maneiras diversas, e cada pessoa lida de forma única com suas experiências. O importante agora é explorar esses sentimentos para compreender melhor suas origens e buscar estratégias para lidar com eles.
Se você sentir que esses medos estão impactando significativamente sua vida diária, considere procurar um suporte de um profissional de saúde mental, como um psicólogo. Sou psicóloga há 25 anos e asseguro que o autoconhecimento e tratamento especializado pode contribuir para uma melhoria significativa. A terapia pode ser um espaço seguro para explorar essas questões, compreender os padrões de pensamento e desenvolver ferramentas para enfrentar os medos de maneira mais saudável.
Estou aqui para oferecer apoio. Se desejar, podemos conversar mais sobre isso e, se apropriado, eu posso ajudar a orientar você em direção ao cuidado adequado durante as sessões de psicoterapia. Lembre-se, buscar ajuda é um passo corajoso em direção ao seu bem-estar emocional. Sucesso naquilo que busca e aguardo seu contato! Até breve!

Olá! Sensibilidades intensas a sons e estímulos, como descrito, podem indicar condições diversas ou experiências traumáticas, às vezes relacionadas ao espectro autista. Traumas inconscientes podem ser, contudo, revelados e tratados com Terapia EMDR/Dor, o que pode fazer uma grande diferença na melhoria da qualidade de vida do paciente. É aconselhável uma avaliação por um profissional de saúde mental para esclarecer suas experiências e iniciar um tratamento adequado, encorajando-o a buscar suporte terapêutico para um bem-estar aprimorado. Tudo de melhor!
Tudo pode ser, inclusive nada. Sinais e sintomas do expectro autista em adultos podem incluir dificuldades na comunicação social, padrões de comportamento repetitivos, interesses restritos, sensibilidades sensoriais, dificuldades de adaptação, problemas de relacionamento interpessoal e dificuldades na comunicação não verbal. É importante notar que esses sinais podem variar de pessoa para pessoa, e o diagnóstico adequado por um profissional de saúde é essencial para receber o suporte necessário.
Sua sensibilidade a certos sons e situações, como o assobio do vento e o barulho de uma lava-roupas, pode estar relacionada ao transtorno de processamento sensorial, comum entre pessoas no espectro autista. Muitas pessoas com autismo experimentam incômodo ou até dor com barulhos altos, devido a uma alteração na percepção sensorial. No entanto, é importante notar que o autismo envolve uma ampla gama de características e não se limita a sensibilidades sensoriais. Para uma avaliação precisa, consulte um profissional de saúde.
"medo de ventos e seus assobios, as janelas batendo com ele e as árvores balançando, ,na situação ocorrida eu estava desesperada. Também odeio o barulho da lava-roupas batendo" São coisas diferentes, existe algum trauma relacionado a medos infantis de estar sozinha, desprotegida, desamparada, e os ventos assobios e janelas batendo trazem a tona estes traumas. Recomendo um psicologo com boa formação e experiencia para o seu caso. Quanto a odiar o barulho da maquina lava roupa, isto parece ser algo bem menor, de cura muito rápida.
Olá Oara aqui, tudo bem ?
Vamos lá!
Este medo de ventos e outros ruídos intensos não é necessariamente indicativo de autismo. Sensibilidades sensoriais podem ocorrer em várias condições além do espectro autista, incluindo transtornos de ansiedade e transtorno do processamento sensorial. Estudos sugerem que sensibilidades sensoriais aumentadas podem estar associadas a uma variedade de fatores, como diferenças individuais na regulação sensorial e experiências de vida. Não há uma relação direta entre sensibilidades sensoriais e autismo, embora sensibilidades sensoriais sejam uma característica comum entre algumas pessoas no espectro autista. Se você está preocupado com a possibilidade de estar no espectro autista, é importante buscar avaliação profissional de um especialista em saúde mental para uma avaliação abrangente. Eles podem realizar uma avaliação cuidadosa e fornecer orientação adequada com base em suas necessidades específicas.
Oi! Entendo que você tem uma sensibilidade particular em relação aos ventos e a alguns ruídos, como o da lava-roupas. É importante destacar que ter medo de ventos e desconforto com certos barulhos não é necessariamente um sinal de autismo.
O autismo é um espectro de condições neurológicas que afeta o comportamento, a comunicação e a interação social. Os sinais de autismo geralmente se manifestam em múltiplas áreas da vida e não estão diretamente ligados a temores específicos.

No seu caso, parece mais uma sensibilidade sensorial específica do que um indicativo de autismo. Sensibilidades sensoriais podem variar de pessoa para pessoa e não são exclusivas de pessoas com autismo. Se você estiver preocupada com suas sensibilidades ou se elas estiverem afetando significativamente sua qualidade de vida, é sempre uma boa ideia procurar a orientação de um profissional de saúde mental. Um psicólogo ou psiquiatra pode ajudar a entender melhor suas preocupações e oferecer estratégias para lidar com elas.
Olá!
Sintoma isolado não dá diagnóstico. Pode ser uma fobia também.
É preciso entender melhor o comportamento, a situação, o ambiente, a emoção, para entender a causa e a partir daí intervir com a estratégia adequada.
Com base nas informações fornecidas, é difícil oferecer um diagnostico preciso à sua pergunta. Recomendo uma análise mais detalhada do que você compartilhou para uma compreensão completa da situação. É sempre recomendável buscar orientação de um profissional de saúde mental para um diagnóstico adequado e um plano de tratamento personalizado.