Oi! fiz uma avaliação pela net de codependencia e deu positivo, tendo em vista o meu atual relacionamento

14 respostas
Oi! fiz uma avaliação pela net de codependencia e deu positivo, tendo em vista o meu atual relacionamento conturbado, sinto que preciso de ajuda e como encontrar psicoterapia para este problema na minha cidade ?
Olá, seu relato é um pouco genérico e as avaliações da internet nem sempre são fidedignas, nem tudo é verdade. Penso que na sua situação, o melhor é marcar uma consulta com um psicólogo para fazer a avaliação da sua situação clínica.

Abraço

A co-dependência é a coisa que mais acontece à pessoa que vive com uma pessoa dependente. Raríssimamente, a pessoa consegue se passar da armadilha.

Resolver a co-dependência sem resolver a dependência do companheiro ou filho se faz de duas maneiras diferentes, pelo que eu veja. A primeira é bastante radical, mas é a única que está a disposição de famílias com recursos modestos. Ela consiste na simples recusa de qualquer ajuda para a pessoa dependenten, na espera que esta vai procurar ajuda profissional para superar a dependência. Parece cruel mas tem os seus méritos. Infelizmente, cria confusão nas emoções e cria mau-entendidos.

A outra é a sua própria terapia para você se fortalecer e recusar de ajudar à dependência sem no entanto recusar a pessoa. Pela psicoterapia profunda do tipo humanista, por exemplo "centrada na pessoa" ou uma psicanálise. Assim, você vai desenovler o juizo necessário, conhecer as suas próprias fraquezas e evitar de abusar da dependência do outro.
Realmente precisamos analisar muito bem os testes psicológicos disponíveis na internet para levarmos em conta. Mas se o seu relacionamento já está conturbado a psicoterapia é muito bem indicada. Em sua cidade você pode procurar por terapeutas de casais, mesmo que seu parceiro (a) não vá, terapeutas que atendem mais esta demanda estarão mais familiarizados com o assunto. Caso não encontre a especificação de um terapeuta de casal vale a indicação de colegas, nós psicólogos temos que estar preparados para atender a demanda que vier.
Codependência? o que isso significa para você? Um relacionamento conturbado e uma questão importante para iniciar uma análise, procure um psicanalista, mas qual a sua cidade?

Danilo Alves da Cruz
Todos os psicólogos são preparados para ajudar você nesse seu caso. Agende o profissional de sua preferência e ele ajudará a identificar como esse resultado obtido pela internet se aplica, se confirma ou não, assim como vai te ajudar a adquirir mais autonomia, qualidade de vida e qualidade no relacionamento, que menciona ser conturbado, assim como nos demais relacionamentos.
Importante é você procurar psicólogo, pois teste da Internet não pode ser resultado para ser levado em consideração de diagnóstico. Procure profissional e dê prioridade em um "especialista em dependência química" porque coloquei em aspas. Infelizmente há muitos profissionais generalistas "sem especializacao" que se propõem atender codependencia, mas ao receber paciente codependente não consegue ter manejo suficientemente eficaz para intervir a luz da demanda que este perfil de paciente apresenta.
Portanto pesquise, este profissional habilitado para te passar conduta poderá te sugerir a conhecer grupo de apoio que são opções gratuitas e um grande passo Alanon(codependencia pessoas alcoolistas) Naranon (ccodependencia pessoas dependentes de drogras)*
espero ter colaborado.
Abraço!
Olá, vejo que sua preocupação está bastante grande. Vc deve sim procurar ajuda de um psicólogo. Com uma boa escuta este poderá auxiliar em muito vc. Porque entendo que vc deva estar sofrendo muito com esta situação não é mesmo? um grande abraço e procure ajuda ok?
Olá! Se o seu relacionamento anda conturbado, é sinal que algo não está bem. Procure um psicólogo para trabalhar suas dificuldades nos relacionamentos. Peça indicação de alguém próximo ou procure na internet um profissional qualificado. Espero ter te ajudado.
Independentemente da veracidade (geralmente duvidosa) do teste online, a sua busca e interesse por esta ferramenta já denuncia o descontentamento que você está vivendo em seu relacionamento.
Aparentemente sua consciência foi despertada para o processo terapêutico, ou seja, convém que você respeite este "abrir de olhos" e busque sim alguma ferramenta que possa te ajudar a passar por este momento difícil.
A psicoterapia é um processo delicado mas prazeroso, e nele você pode trabalhar as inúmeras possibilidades que a vida lhe dá. Não existe somente uma saída.
Não sei qual é a sua cidade, mas a busca pelo psicólogo ideal pode ser via indicação de algum colega ou conhecido, bem como pela empatia que você possa ter estabelecido com algum profissional já conhecido.
Boa sorte!
Olá,

Os testes de internet nem sempre são muito confiáveis, porém, sua busca indica dúvida.
Acredito que você deve buscar um psicólogo, pois o auto conhecimento te ajudará nas suas dúvidas.
Para a escolha de um bom profissional, procure indicações de pessoas que você confie.

Abraço!
Olá, testes e acompanhamentos psicologicos/ terapêuticos pela Internet nem sempre funcionam bem; não temos como comprovar a credibilidade , método aplicado e tampouco a seriedade e principalmente se a pessoa que ofereça esse tipo de abordagem seja realmente preparada para esse fim.
No seu caso, o mais indicado seria mesmo a Psicoterapia tradicional , mesmo: presencial com um profissional capacitado.
Podendo ajudar; me coloco a disposição.
Boa sorte!
Fique bem, tudo vai dar certo.
Grande abraço
Lucinda Costa
Talvez você se sinta perdida em alguém....sem desejos próprios, apenas vivendo em função de alguém, sem ter tempo para si, acaba se anulando e se deixando de lado. Como mudar isso? dentro de um processo de psicoterapia você pode trabalhar autoestima! isso resgatará sua essência e você poderá se reconectar com seu eu.
Olá! Recomendo que seja cuidadosa com as informações colhidas na internet, ainda mais se for um teste, uma vez que não é possível controlar a fidedignidade das informações apresentadas.
Recomendo que converse com pessoas que possam lhe indicar um profissional de confiança ou mesmo que busque contatos pela internet.
Costumo dizer aos meus pacientes que o contato com o psicólogo, em suas devidas proporções profissionais, é um encontro que pode ser bacana ou não, para ambos. Procure conhecer algum profissional, veja se sente à vontade, caso não seja recomendação. É importante que esteja aberta a olhar para suas questões, pois em psicoterapia, muitas vezes, é preciso entrar em contato com partes dolorosas suas, para que possa ressignificá-las e encontrar formas possíveis e com menos sofrimento.
Espero ter ajudado!
Não precisa se preocupar em encontrar terapia na sua cidade, você pode usar o serviço de Telemedicina ou Terapia Online agendando aqui mesmo pela plataforma Doctoralia. Pesquise e encontre o profissional com o qual se identifique e sinta que poderá dividir suas questões e agende uma primeira entrevista. Acredite, é bem mais eficiente do que apostar numa avaliação generalizada que em vez de ajudar, pode te confundir, principalmente com relação a um envolvimento conturbado.
Te convidamos para uma consulta: Primeira entrevista psicológica - R$ 200