Oi. Há dois anos que fiz tratamento de canal após uma necrose no dente por conta de uma fratura. No

5 respostas
Oi. Há dois anos que fiz tratamento de canal após uma necrose no dente por conta de uma fratura. No entanto, percebi que não só ele ficou mais escuro como também minha gengiva (somente onde tá o dente canalizado). O que pode ter ocorrido?
Olá. Eventualmente há um escurecimento do dente e pode ser da região radicular (raiz) também, e caso não tenha suporte ósseo adequado, e suporte gengival fino, pode aparecer. Sugiro procurar um dentista, se possível, especialista em dentística, a fim de ter um melhor diagnóstico e abordagem para possível clareamento ou outra técnica estética.

Concordo precisa de uma rx rescente e nova avaliação de uma endodontista.
Talvez além de um rx uma tomografia se for necessário algum diagnóstico diferencial. O escurecimento após tratamento endodontico pode ocorrer pelo sangramento e necrose . O escurecimento na parte gemgival é possível ser visto, pois este escurecimento está na raiz e pela pouca espessura de gengiva, pelo sua genética e/ ou perda óssea faz transparecer esta coloração mais acertada. Um exame clinico endidontico para depois estética dental e gengival. Minha opinião
O dente pode escurecer por basicamente 3 situações:
1 - devido a um trauma o qual rompe o feixe vásculo-nervoso interrompendo a irrigação do tecido pulpar. Esse tecido entra em necrose e as hemácias rompem liberando ferro o qual provocará o escurecimento da dentina. Se ficar restos de tecido pulpar na câmara pulpar também irá escurecer. É possível fazer um clareamento interno para voltar o dente ao normal.
2 - presença de certos materiais obturadores na região da câmara pulpar (Cimentos endodônticos a base de sais de prata, N-rickert por exemplo)
3 - pinos metálicos os quais sofrem processo de oxidação e/ou infiltração também escurecem a região cervical do dente. Podem também pigmentar a gengiva.
Olá! O dente só escurece pós tratamento endodôntico quando há extravasamento de sangue na dentina (estrutura interna do dente). Por isso é muito comum em casos de trauma, também existe a hipótese de haver resíduos de material necrótico proveniente do nervo do seu dente que pode não ter sido completamente removido.
Sugiro que marque uma consulta com um profissional com conhecimentos na área de endodontia, pq antes de se realizar a parte estética é necessário averiguar clínica e radiograficamente a situação desse dente.
Coloco-me a disposição
Att,
Dra Angelica Mendes