Tratamento de canal - Informações, especialistas e perguntas frequentes

O tratamento de canal de um dente seria a remoção, dos vasos e nervos daquele respectivo dente e depois seria obturado, com isso o dente não teria mais sensibilidade co estímulos ( ar, quente, frio e doce)

Especialistas em tratamento de canal

Encontre um especialista em Tratamento de Canal na sua cidade:

Perguntas sobre Tratamento de canal

Nossos especialistas responderam a 131 perguntas sobre Tratamento de canal

Dr. Diego Limoeiro
Dr. Diego Limoeiro
Cirurgião buco-maxilo-facial, Dentista
Rio de Janeiro
Olá! Irá depender da forma e tamanho que a cavidade terá após o retratamento. Em alguns casos, é possível, sim. em outros são necessárias restaurações indiretas, como blocos e coroas. Converse…
2 respostas

Dr. Diego Limoeiro
Dr. Diego Limoeiro
Cirurgião buco-maxilo-facial, Dentista
Rio de Janeiro
Olá! Fica difícil darmos alguma opinião sem avaliar o seu caso. Sugiro, que se a suspeita é fratura, realizar um exame tomográfico.
Boa sorte
2 respostas

Concordo plenamente com os colegas, provavelmente esta área escura deve ser resultado de infiltração ou resíduo de restauração anterior se a mesma era em amálgama. Quanto à sensibilidade gengival…
4 respostas

Especialistas falam sobre Tratamento de Canal

O tratamento de canal é necessário quando o nervo de dentro do dente "morre" e precisa ser removido. Hoje em dia, o tratamento de canal pode ser muito mais rápido e confortável. Nós oferecemos um grande diferencial que é o uso de microscópio durante a realização do canal, garantindo maior precisão e melhores resultados.

Dr. Rowan Vilar

Dentista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

Popularmente conhecida como tratamento de canal, a endodontia é a especialidade responsável por tratar as lesões e doenças da polpa (nervo) e da raiz do dente. No tratamento de canal se remove a polpa dentária que fica dentro da raiz do dente, para eliminar possíveis inflamações que causam dores e abcessos. O canal do dente então é higienizado e preenchido. A tecnologia, hoje possibilita que esse procedimento pode ser feito em uma única sessão dependendo da complexidade do caso.

Rômulo Aguiar Figueiredo

Dentista

Caçapava


É a especialidade da odontologia que trata da prevenção e cura das enfermidades da polpa e de suas complicações, consiste na remoção do tecido mole que se encontra na parte mais interna do dente, e que recebe o nome de polpa. Esta pode ser sadia ou infectada e ao ser removida, é substituída por um material obturador. É indicado um tratamento de canal quando o paciente relata dor espontânea, isto é, o dente começa a doer sem estímulo, de forma latejante, não muito bem localizada e que aumenta com o calor. Neste caso, a polpa ainda está viva, porém inflamada, e o uso de analgésicos não resolve. Já quando há morte da polpa, geralmente a dor é bem localizada, principalmente ao mastigar.

Priscila Degni Westphalen

Dentista

São Paulo


Os tratamentos de canal são necessários quando a porção interna de um dente (polpa) é danificada por cárie ou trauma, sendo necessária a sua remoção. Atualmente os tratamentos de canal são bastante precisos e facilitados com as tecnologias existentes, como por exemplo o uso do aparelho de ultrassom para irrigação e do microscópio operatório. Inclusive a maioria dos casos nos dias atuais podem ser tratados em sessão única, de forma rápida e indolor.

O tratamento de canal é realizado de forma moderna, com sistema de limas motorizadas. As sessões se tornam mais curtas. E o melhor de tudo: não dói.

Sabrina Ehmke

Dentista

Timbó


*O que é tratamento de canal?* Muitas vezes ou por traumas ou por cáries profundas é necessário que o paciente realize uma endodontia, ou seja, um tratamento de canal. Esse procedimento é muito comum nos consultórios e, enquanto em outros lugares são necessárias de 2 a 3 sessões, aqui na Clínica o paciente precisa só de 1 sessão de aproximadamente 1 hora. *Como é o procedimento?* O tratamento de canal é feito em 3 passos: 1. Anestesia, abertura da coroa e remoção do tecido inflamado; 2. Limpeza do canal; 3. Restauração.

Hoje em dia é possível realizar um tratamento de canal radicular sem traumas e sem dor. A Dra Camila Leocádio utiliza o mais moderno sistema de limpeza de canais que permite a remoção das bactérias e preparo dos canais de forma segura e eficaz. A maioria dos casos são tratados em única consulta seguindo o mais atualizado protocolo de tratamento endodontico.

Camila Leocadio

Dentista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

Perfuração é um acidente que pode ocorrer durante a execução de tratamentos de canal, no qual parte da estrutura dental é desgastada equivocadamente, a ponto de traspassar toda a espessura do dente no local, criando comunicação do meio interno do dente (canal) com o meio externo ao dente (boca, gengiva ou osso). Dois princípios fundamentais devem ser observados no tratamento de perfurações: (1) a limpeza, que consiste em ter a área perfurada livre de infeção e sujidade, e (2) o isolamento, que significa obliterar a área perfurada com um material específico, de modo que não haja mais comunicação entre os lados da perfuração.

As cáries, assim como traumas sofridos pelos dentes podem causar um inflamação irreversível no nervo do elemento, que fica situado na porção central do mesmo. O tratamento de canal consiste na remoção desse nervo comprometido, limpando a parte interna, evitando que uma infecção local se espalhe! O tratamento de canal busca devolver a saúde do dente e evitar a sua remoção.

Paloma Amorim De Barros

Dentista

Rio de Janeiro


O tratamento endodôntico (de canal) é indicado para as doenças da polpa, essas alterações são principalmente causadas por cáries e traumatismos. O tratamento de canal hoje é muito diferente do que era no passado, os avanços tecnológicos e científicos fizeram com que esse tratamento possa ser realizado com total conforto, rapidez e segurança. O profissional indicado para realizar esse procedimento é o endodontista, dentista especializado em realizar os tratamentos das doenças da polpa dentária. O especialista dispõe de conhecimento, técnicas e tecnologia para realizar esses procedimentos sem dor e atingir bons resultados.

Felipe Andretta Copelli

Dentista

Curitiba


O tratamento Endodôntico consiste em variadas manobras técnicas que visam restabelecer a normalidade dos tecidos dentais, ou pelo menos manter a estrutura dura em seu alvéolo sem presença de inflamação ou infecção. Por isso, o tratamento de Canal é apenas uma parte deste, em que baseia-se em remover todo o tecido, vivo ou não, do interior do dente e selando-os em seguida.Os avanços tecnológicos na Odontologia, a atualização das técnicas de procedimentos e fazendo uso dos mais potentes e eficazes anestésicos, fazer um tratamento endodôntico, do ponto de vista do paciente, tornou-se uma prática completamente indolor.

O tratamento de canal consiste na limpeza e desinfecção dos canais dos dentes, os canais são os espaços onde a polpa se encontra. Quando há necessidade da realização do tratamento de canal é devido a uma exposição da polpa do dente que ocorre por uma fratura do dente ou cárie muito profunda.

Também chamado de tratamento endodôntico, é realizado quando a polpa (nervo e vasos sanguíneos) de um dente são afetados por uma cárie ou fratura.

Quais profissionais realizam Tratamento de canal?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.