Olá! A depressão, transtorno de ansiedade generalizada e síndrome do pânico, se não tratadas podem e

3 respostas
Olá! A depressão, transtorno de ansiedade generalizada e síndrome do pânico, se não tratadas podem evoluir para outra doença ou pelo menos ajudar no aparecimento de outros tipos de doenças? Por exemplo, alguém que tem depressão profunda e não é tratada, pode ter mais facilidade para desenvolver alzheimer?
Olá. Transtornos mentais quando não tratados vão ocasionar em prejuízo funcional. Muitos desses transtornos não possuem estudos suficientes para explicar o motivo de existirem e todos os detalhes, portanto, muita coisa ainda haverá de ser descoberta. Já que citou o Alzheimer, também uma doença multifatorial, mas já se entende que a depressão é um dos fatores de risco.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, a depressão, transtorno de ansiedade generalizada e síndrome do pânico, se não tratados, podem ter consequências negativas para a saúde física e mental a longo prazo. Embora não exista uma relação comprovada entre a depressão e o desenvolvimento da doença de Alzheimer, a depressão não tratada pode aumentar o risco de outras doenças físicas e mentais.

A depressão pode levar a alterações no cérebro que afetam o funcionamento do sistema imunológico, aumentando o risco de doenças cardiovasculares, diabetes, doenças autoimunes e outras condições crônicas. Além disso, a depressão não tratada pode levar a comportamentos prejudiciais à saúde, como abuso de drogas e álcool, excesso de comida ou falta de atividade física, o que pode aumentar ainda mais o risco de problemas de saúde.

O transtorno de ansiedade generalizada e a síndrome do pânico também podem ter impactos negativos na saúde física e mental, como aumento do risco de doenças cardiovasculares, problemas gastrointestinais, insônia e outros distúrbios do sono, bem como agravamento de sintomas de outras condições médicas.

Por isso, é importante buscar tratamento adequado para a depressão, transtorno de ansiedade generalizada e síndrome do pânico. O tratamento pode envolver terapia, medicação ou uma combinação de ambos, dependendo da gravidade dos sintomas. O tratamento precoce pode ajudar a prevenir o agravamento dos problemas de saúde e melhorar a qualidade de vida geral.
Dr. Pablo Nunes
Endocrinologista
Parnaíba
Olá! Sim, condições como depressão, transtorno de ansiedade generalizada e síndrome do pânico, quando não tratadas, podem aumentar o risco de complicações físicas e mentais ao longo do tempo. A depressão profunda, por exemplo, está associada a alterações no sono, no apetite, na imunidade e no funcionamento do cérebro, o que pode aumentar a vulnerabilidade a doenças cardiovasculares, problemas metabólicos e, em alguns estudos, até a declínio cognitivo mais acelerado, como Alzheimer. A ansiedade crônica e o pânico constante também geram estresse prolongado, liberando hormônios como cortisol, que podem prejudicar órgãos e o cérebro. Ou seja, mesmo que não “causem” diretamente outra doença, essas condições não tratadas criam um terreno que facilita o surgimento de outros problemas de saúde. Por isso, é fundamental buscar acompanhamento profissional. Marcar uma consulta com um psiquiatra permite avaliação completa, diagnóstico preciso e início de tratamento adequado. Estou à disposição para tirar dúvidas pelo chat e quero reforçar que sua saúde mental é prioridade.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.