Olá ! A procrastinação e TOC tem algo a ver com ansiedade?

14 respostas
Olá ! A procrastinação e TOC tem algo a ver com ansiedade?
No TOC o sintoma experienciado por consequência das obsessões e compulsões é a ansiedade acentuada e a ansiedade excessiva também é capaz de propiciar a procrastinação, ou seja, ambos podem ter algo a ver com a ansiedade sim. Abraço!

Olá, boa tarde! A procrastinação é algo muito comum entre pessoas com Transtorno Obsessivo Compulsivo. O TOC está relacionado muito frequentemente com um perfeccionismo mal-adaptativo, o que causa medo de cometer erros, dúvidas sobre estar fazendo algo corretamente e preocupações em relação as expectativas das outras pessoas. As pessoas com TOC podem apresentar uma propensão a indecisão, o que faz com que elas procrastinem mais ao invés de tomar uma decisão.
Cabe lembrar que a principal diferença entre TOC e os Transtornos de Ansiedade envolve a presença de compulsões - pessoas com TOC apresentam comportamentos compulsivos para lidar com a ansiedade.
Vc não está sozinha(o). Venha participar de um programa de psicoterapia que dura entre 6-16 semanas. Nesse tempo iremos desenvolver uma relação terapêutica e alcançaremos objetivos amplos e com muito pé no chão. Sua CONDIÇÃO atual não define quem vc é. Essa possível associação de TOC e Procrastinação que está trazendo esses sentimentos é uma doença altamente tratável e acontece principalmente quando estamos com ruminação (de pensamentos negativos) e sentimentos de culpa. A psicoterapia na TCC (Terapia Cognitivo Comportamental), minha linha de estudo e trabalho é eficaz, comprovada cientificamente em mais de 80 % dos casos. Fico no aguardo de um contato, abs e espero ter ajudado mostrando que vc não é assim. Vc está assim!. abs.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 50
Olá! A procrastinação é um comportamento normal. Pode se tornar um problema apenas quando vira hábito. Digo isso pq todos nós procrastinamos de vez em quando, principalmente quando precisamos realizar tarefas indesejadas. Mas esse comportamento pode sim estar presente em quadros de ansiedade e TOC. Nesses casos, é ainda mais importante o acompanhamento profissional. Se você se identifica com os sinais e sintomas sugiro que busque ajuda especializada e dê inicio ao tratamento para reduzir os prejuízos associados e ter mais qualidade de vida. Cuide-se bem!
Olá! Esses sintomas e diagnósticos podem estar interligados (compreendendo o TOC como algo mais específico), e é possível até confundir do que trata-se como comum, ou seja em que cada pessoa pode sentir e passar pela situação, de quando está sendo um problema e trata-se mesmo de um possível diagnóstico. Mas para além disso, é também importante escutar o que estes sintomas estão querendo nos dizer, falar com um profissional para melhor compreensão, quais estão sendo as dificuldades, como está a relação com a auto cobrança, culpa, ansiedade, relação seu desejo e o que pode estar paralisando ou postergando frente a algo. Se voltar ao que é singular, é de grande importância!
Olá, a ansiedade é um sentimento normal, que nos auxilia na nossa organização no mundo ao nosso redor. Ela nos auxilia indicando o que pode causar algum dano, ou ao que devemos dar mais atenção. Ela está presente tanto TOC e quanto na procrastinação. A ansiedade deve ser cuidada quando gera perdas ou sofrimento intenso. O TOC, gera sofrimento importante e é um diagnóstico, consequência de uma avaliação psicológica. A procrastinação não tem diagnóstico, mas deve ser observada em relação as perdas que pode estar desencadeando a pessoa. Está deixando muita coisa de lado, deixando de realizar tarefas importantes, não cumprindo o que é esperado dela e isso tem gerado perdas no trabalho, sociais ou familiares? Nesses casos é importante buscar apoio de um especialista. Espero ter ajudado.
Mesmo que procrastinação, TOC e ansiedade possam estar relacionados, é importante compreender como eles se manifestam em sua vida. Procrastinar significa evitar concluir algo que considera que não é capaz ou que não deseja ser avaliado pela entrega. Isso é produzido principalmente por uma falta de autoestima e segurança, que são problemas que afeta a realização das atividades. Para entendimento dessa questão, é importante partir de você, de sua história de vida e de suas relações, a fim de construir recursos que te permitam entender os sinais relacionados a sua procrastinação.
TOC é um transtorno psiquiátrico de ansiedade que tem como principal característica a presença de crises recorrentes de obsessões e compulsões. A procrastinação, cuja causa é psicológica, costuma adiar as tarefas por questões mentais, como transtornos de ansiedade. A falta de autoestima e segurança também é um problema que afeta a realização das atividades, uma vez que o indivíduo evita concluir algo para não ser avaliado pela entrega. Procure ajuda de um Psicólogo para fazer terapia!
Olá! O TOC é caracterizado por comportamentos repetitivos. A obsessão característica desse transtorno gera ansiedade na pessoa. A ansiedade, por sua vez, é um sentimento próprio do ser humano, no entanto, pode vir a tornar-se um transtorno se passa a apresentar um caráter disfuncional, ou seja, passa a prejudicar o indivíduo no seu cotidiano. Já a procrastinação pode estar ligada a um sofrimento psicológico dependendo de como está afetando a sua vida e, também, é um sintoma comum tanto no TOC como em transtornos de ansiedade. Todas essas questões devem ser observadas através de um acompanhamento com profissional. Espero ter ajudado!
Olá! A ansiedade está inserida sim, nas duas questões, exigindo uma observação minuciosa quanto ao percentual de ansiedade, tanto no TOC quanto na procrastinação. O que faz diferença é o quanto vc fica ansioso(a), porque normalmente, em doses pequenas, todos temos ansiedade em nossas vidas.
Abraço!
Sim, o toc é um transtorno ansioso e a procrastinação também pode ter a ver com a ansiedade. Sugiro que procure um psicólogo para avaliar como é isso para você, de que forma a ansiedade o TOC e a procrastinação está se manifestando no seu dia dia, buscando formas de lidar com mais consciência.
Olá! O hábito procrastinatório de trocar tarefas importantes por outras de menor importância, de bem-estar mais imediato, é frequente nos transtornos, principalmente no TOC. A dinâmica de ter padrões elevados (perfeitos/perfeccionismo) e adiar a ação para evitar frustração e ansiedade, é um ponto comum. A TCC - Terapia Cognitivo-comportamental -, é padrão ouro para tratamento do TOC e da ansiedade, por isso a recomendo. Sugiro discutir o assunto com seu psicólogo ou iniciar um processo terapêutico. À disposição para conversar a respeito.
Sim. E com angústia também. É necessário levar essas sintomas a um terapeuta, pois fazem parte do atual contexto do sujeito que padece disso.
Olá!
Sim, o TOC é um transtorno que está no espectro da ansiedade, e a procrastinação é uma forma de evitarmos algo que nos gera desconforto, muitas vezes também ligado a ansiedade. Então sim, ambos podem ter relação com um sentimento de ansiedade.
Espero ter ajudado. Fico a disposição.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!