Olá! A reparação parental pode ser utilizado no tratamento da fobia social?

13 respostas
Olá! A reparação parental pode ser utilizado no tratamento da fobia social?
O tratamento bastante bem sucedido para fobias chama-se: Terapia EMDR/ Dor.

Fobia social é um nome tecnocrático para a dificuldade que as pessoas tem de lidar com outras pessoas, mormente envolvendo situações frustrantes ou conflitivas. É um problema emocional e comportamental muito geral, vivido em alguma medida por quase todo mundo, mas que eventualmente atinge níveis problemáticos. Pode ser tratado tanto através de psicoterapia individual quanto grupal (desde que o paciente consiga frequentar o grupo)
Indivíduos com Fobia Social ansiosamente evitam interações sociais que envolvam a possibilidade de ser avaliado. Sendo assim, inexiste um papel causal dos maus-tratos e adversidades na infância para o desenvolvimento deste trastorno, sendo estes, fatores de risco.
Como a ideação cognitiva associada é a de ser avaliado negativamente pelos demais (ficar embaraçado, ser humilhado, rejeitado ou ofender os outros), um dos principais pontos a ser trabalhado pelo psicoterapeuta é o autosuporte e a autoestima.
A técnica escolhida para trabalhar essas questões dependerá do profissional, ou seja, a reparação parental pode ser utilizada para tratar a fobia social se o paciente apresentar essa necessidade, não sendo sua aplicação recomendável em todos os casos.
A psicóloga deve estar atenta para desenvolver, junto ao paciente, o melhor processo terapêutico.
Primeiramente, é importante a criação de um bom vínculo que possibilite ressignificar as relações e visões de si no mundo para que, posteriormente, ocorra o sucesso na aplicação da técnica escolhida.
Olá!
Seria importante você procurar um psicólogo (a) especialista em fobias.
Um abraço!
Olá! Sim, a reparação parental é uma técnica da Terapia do Esquema. Durante o tratamento, o terapeuta usa a relação terapêutica como antídoto parcial aos esquemas do paciente, atendendo algumas de suas necessidades. Essa abordagem possibilita trabalhar padrões de funcionamento crônicos e disfuncionais e as fobias também podem ser tratadas com essa abordagem. Espero ter ajudado! Um abraço!
É possível sim, que a reparação parental seja útil para validar a dor ou a negligência sofrida. Porém o tratamento é um pouco mais amplo abrangendo, psicoeducação, reestruturação cognitiva e as exposições (primeiramente treinada em consultório, ambiente neutro e seguro e depois in vivo considerando a escala da menor fobia a maior), validando todas as experiências, avanços e desafios.
A TCC trabalha com protocolos específicos e tempo limite com excelentes resultados.
A reparação parental, segundo a Terapia do Esquema funciona como estratégia principal para ressignificação de todos os transtornos inclusive fobia social. Identificamos a necessidade emocional não atendida para que o transtorno se faça presente e oferecemos, enquanto terapeuta, de forma limitada, aquilo que lhe faltou enquanto necessidade.
Sim, a reparação parental, prática que usamos em Terapia do Esquema, pode sim te ajudar no tratamento de fobia social. Mas é importante colocar aqui, que as técnicas são apenas parte de um processo. E este é individual, o profissional que te acompanha deverá saber quando e se usar tal instrumento. Nós temos as teorias, as técnicas, mas cada terapia é única.
Olá! A reparação parental pode ser umas das maneiras para iniciar um enfrentamento em relação a fobia social, mas não será a única nem a suficiente. Buscar a compreensão de nosso passado e compreendê-lo, criando uma simbologia adequada, nos permite que cicatrizemos uma parte da ferida aberta, mas que ainda assim existirá. É importante que se vejam todos os pontos envolvidos nesse processo, a fim de que se possa dar um passo de cada vez rumo a uma vida mais saudável. Espero ter ajudado. Um abraço!
Boa tarde! A reparação parental para a terapia do esquema, é o modo desadaptativo como levamos a vida se relaciona às necessidades básicas da infância que não foram preenchidas. Procure um profissional que saiba aplicar a técnica!
Não existe uma abordagem terapêutica específica chamada de "reparação parental" no tratamento da fobia social. No entanto, uma terapia familiar pode ser uma abordagem útil no tratamento da fobia social em crianças e adolescentes.

A terapia familiar pode ajudar a melhorar a comunicação e o relacionamento entre os membros da família, o estresse e a ansiedade do paciente. Além disso, uma terapia familiar pode ajudar os pais a entender melhor as necessidades de seus filhos, bem como a importância de apoiá-los durante o tratamento da fobia social.

A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é uma abordagem terapêutica comumente utilizada no tratamento da fobia social em crianças e adolescentes. O TCC pode ajudar a identificar e alterar padrões de pensamento e comportamentos disfuncionais relacionados à ansiedade social. A terapia pode envolver técnicas como a exposição gradual a situações temidas, treinamento de habilidades sociais e técnicas de relaxamento.

Em resumo, enquanto a "reparação parental" não é uma abordagem terapêutica específica no tratamento da fobia social, a terapia familiar e o TCC podem ser eficazes no tratamento da ansiedade social em crianças e adolescentes. É importante buscar a ajuda de um profissional de saúde mental para determinar a melhor abordagem terapêutica para cada paciente.

Olá!

É um prazer receber sua pergunta e perceber seu interesse em explorar diferentes abordagens no tratamento da fobia social. A reparação parental é uma perspectiva valiosa que pode ser integrada à terapia, embora não seja a única. Vamos explorar como ela pode contribuir para o seu processo de cura.

A reparação parental refere-se ao processo terapêutico de explorar e reconstruir as experiências vividas na infância, especialmente aquelas ligadas à parentalidade. Em muitos casos, a fobia social tem raízes em interações familiares e experiências precoces. Ao compreender e trabalhar essas dinâmicas, é possível promover uma cura mais profunda e duradoura.

Na terapia, podemos explorar como as interações com seus pais ou cuidadores podem ter influenciado seu desenvolvimento emocional e social. Isso inclui a identificação de padrões de relacionamento, crenças internalizadas e estratégias de enfrentamento que podem ter se desenvolvido ao longo do tempo.

Ao trazer à tona essas experiências e trabalhar na reparação emocional, buscamos promover uma compreensão mais compassiva de si mesmo, promovendo a construção de relações mais saudáveis e o desenvolvimento de habilidades sociais mais robustas.

É importante ressaltar que a abordagem terapêutica é única para cada indivíduo, e o sucesso do tratamento muitas vezes está na combinação de diferentes técnicas. Se a reparação parental ressoa com você, podemos integrá-la ao nosso trabalho terapêutico de maneira cuidadosa e adaptada às suas necessidades específicas.

Se tiver mais dúvidas ou se desejar discutir isso em mais detalhes, estou aqui para ajudar. Aguardo seu retorno.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 120
Sim, a reparação parental pode ser utilizada no tratamento da fobia social, assim como outras técnicas. No entanto, é importante reforçar que cada tratamento é único e individual, e uma técnica pode funcionar para um paciente e não para outro. Cada profissional está capacitado para entender as necessidades de cada paciente.
Te convidamos para uma consulta: Primeira sessão de terapia - R$ 150

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!