Olá a todos Nao sou diagnosticada mas tenho todos os sintomas do Tdah tipo desatento. Conheço pess

3 respostas
Olá a todos
Nao sou diagnosticada mas tenho todos os sintomas do Tdah tipo desatento. Conheço pessoas com Tdah e sempre ouço dizer do pensamento acelerado do tdah.

Mas comigo é o contrário. Tenho uma lentidão de raciocínio que beira o insustentável. Eu só consigo fazer atividades automáticas e braçais. Se eu tenho que fazer algo mínimo que exija esforço mental, resolução de problemas, agilidade de raciocínio... isso é impossível pra mim. Enquanto alguém não intervém e faz pra mim, eu não saio do lugar NUNCA. Fico pensando, pensando, pensando e quando sou forçada a tomar uma iniciativa, só tenho decisões irracionais que geram retrabalhos infinitos e consequências desastrosas pra mim e pra todos.
Dependo de ajuda pra praticamente tudo e isso me torna uma presença irritante e desgastante.
Todos me dizem que isso é pura falta de esforço e boa vontade.
Perguntei em um fórum e me indicaram procurar um neuropsicologo , seria esse o profissional ?
Deve consultar um(a) psiquiatra. Se ele(a) achar necessário uma avaliação neuropsicológica, pedirá. Os sintomas que você descreve nao sao, necessariamente, de transtorno de déficit de atençao: outros transtornos poderiam levar a pessoa a fazer a mesma descrição. Evite o autodiagnóstico - só deixa as pessoas ansiosas e, frequentemente, se enganam.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O que você descreve parece ser uma situação desafiadora e angustiante. Embora a lentidão no raciocínio e a dificuldade de concentração possam se manifestar de várias maneiras, o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) não é a única explicação para esses sintomas. O TDAH geralmente envolve dificuldades com a atenção e a hiperatividade/impulsividade, o que não parece ser a descrição precisa de seus desafios.

Um neuropsicólogo é um profissional que pode ser útil para avaliar suas funções cognitivas e processos mentais. Eles realizam avaliações detalhadas para identificar qualquer disfunção cerebral ou diferenças individuais que possam contribuir para seus sintomas. No entanto, o diagnóstico e tratamento de questões de saúde mental e cognitivas são complexos e requerem uma avaliação abrangente.

Para entender melhor o que você está passando, pode ser apropriado procurar ajuda de um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra, que pode realizar uma avaliação clínica abrangente. Eles podem ajudar a identificar as causas subjacentes de seus desafios e fornecer orientações sobre tratamento e suporte adequados. A chave é buscar ajuda de um profissional qualificado para entender e abordar seus sintomas de forma eficaz.
A avaliação neuropsicológica é uma parte, mas não pode fazer o diagnóstico sozinha. O ideal seria buscar um psiquiatra ou neurologista e, se possível, fazer um acompanhamento psicológico também, pois seu caso precisa de uma avaliação para outra possibilidades de diagnóstico também.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.