Olá. Algumas vezes,quando estou com muito sono e tento me manter acordado,tenho alucinações visuais.

26 respostas
Olá. Algumas vezes,quando estou com muito sono e tento me manter acordado,tenho alucinações visuais. Já vi aranhas e até uma criança. Sendo uma alucinação hipnagógica,seria normal ver seres vivos?
Olá, seria importante você procurar fazer uma psicoterapia com o intuito de se aprofundar nas questões relacionadas nesse discurso, uma avalição psicológica já vai te ajudar a ter uma ideia do que precisa ser trabalhado nesse caso.
Boa sorte.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, procure um psicólogo para uma avaliação mais cuidadosa desses eventos. O inconsciente pode nos apresentar símbolos visuais, quando num estado de rebaixamento de consciência. E esses símbolos podem vir na forma de seres vivos, sim. Recomendo a psicologia analítica.
 Maria Annunziata Spagnolo
Psicólogo
Salvador
Bom dia, seria importante nesse caso consultar um neurologista ou um psiquiatra para ver as causas das alucinações; o esforço para se manter acordado é uma necessidade ou algo para ver filmes, ou ficar nas redes sociais?
E´importante respeitar as necessidade do próprio corpo para se manter equilibrado. As alucinações precisam ser estudadas melhor para identificar as causas. Procure um profissional.
É importante que você tenha uma rotina de sono bem estabelecida e estável. Isso significa que é fundamental que sua rotina de sono seja respeitada. Em momentos que você sente muito sono é importante que você respeite a necessidade que seu cérebro tem de dormir. O sono funciona como um reparador do nosso cérebro.
Talvez ajude a registrar o seu padrão de sono (hora que dorme, acorda, quando têm as alucinações) por uma semana e agende um médico (neurologista) para verificar o que está acontecendo com você.

De qualquer forma, ter essa alteração perceptual não é confortável e deve lhe gerar bastante preocupação.
Olá ! Td bem !? Primeira coisa é entender por que tenta se manter acordado se está com sono ?
Alucinações são alucinações e o contudo delas cria muito do repertório da pessoa.
Sugiro buscar ajuda psicológica e /ou psiquiátrica.
 Cintia Seif Piazentin
Psicólogo
São Caetano do Sul
Talvez você precise estabelecer melhor se está tendo alucinações (que não são comuns) ou se está em estado de sono não profundo, e pensa que está acordado. Algumas medicações podem causar alucinações visuais. E se realmente forem alucinações não induzidas, o conteúdo é o que menos importa. Procure um neurologista.
 Telcineia Chagas Fontes
Psicólogo
Anápolis
Olá, precisa procurar um profissional, não é considerado normal ter alucinações, somente um especialista poderá fazer a avaliação que você precisa. Abraços
Olá!
Se faz uso de medicamento para dormir e força ficar acordado é normal acontecer, caso contrário procure um profissional para entender o que está acontecendo.
 Jaqueline Pereira Mayworm
Psicólogo
Petrópolis
Olá! É importante detalhar para o médico se você está tomando algum indutor serotoninérgico para se manter acordado, ou se está vivenciando a saída da dependência química, de alguma forma, pois se estiver, este medicamento (ou esta química) poderá estar lhe causando efeitos da chamada Síndrome Remissiva( que é um conjunto de sintomas, entre os quais, a alucinação, formigamento abaixo da pele, como que aranhas circulando pelo corpo, ...) se manifestam; e aí podem vir pensamentos que terão de ser reconduzidos à positividade de vida e otimismo com ajuda do psicólogo, principalmente, neste período de parada do uso dessas supostas substâncias. Se ame! Se cuide! Boa sorte!! Psicóloga Jaqueline Mayworm. Petrópolis.
 Daiana Pontes
Psicólogo
Rio de Janeiro
A privação do sono pode causar diversos fatores significativos no organismo e alterações mentais. Procure ajuda de um profissional habilitado para conduzir essa situação.

Boa sorte!
Olá! Não é comum mesmo ver coisas, mesmo que você leve algum tempo pra sentir sono. É mais adequado você procurar um psiquiatra ou um neurologista primeiro, pra eliminar a possibilidade de alguma patologia. Há que se investigar se você está fazendo uso de medicações ou outros, que possam produzir esse efeito. Depois, caso se faça necessário o acompanhamento psicológico, o médico vai te encaminhar. Há que saber desde quando e talvez alguns exames. Te desejo saúde plena!
É importante que você tente avaliar quando tudo isso começou. Se já aconteceu outras vezes, se ocorreu algo em sua vida que possa ter interferido no que está sentindo. Busque um profissional para realizar uma avaliação minuciosa e os devidos encaminhamentos.
 Sandra Felix dos Santos
Psicólogo
São Paulo
Uma alucinação é uma percepção que não foi desencadeada por um elemento real e isso é atribuído ao ambiente externo a si mesmo. Portanto, quais sentimentos e atribuições você teve ao vê-las? A aranha deu medo? E a criança te gerou bem ou mal estar? O que estas figuras representam para você?
Como psicóloga, sugiro você procurar um profissional próximo a você para desmistificar estas questões e identificar se são pontuais ou esporádicas.
Também oriento entender o motivo da insônia e/ou falta de sono, tendo em vista que pode estar relacionado a um distúrbio do sono e necessidade de consultar um especialista no assunto para verificar se há necessidade de medicação ou apenas mudar padrões de comportamentos já estabelecidos conforme os hábitos adquiridos.
Olá! O medo está relacionado às situações que você tenta se afastar, nega ou sente aversão (na maioria das vezes, isso é inconsciente). Daí existe todo um contexto relacionado às fobias, ansiedades e dissociações. Todo esse cenário indica, sem sombra de dúvidas, a possibilidade da aplicação da Terapia EMDR. Saiba mais na página. Um abraço, Sarah Costa.
 Luciana Muszalska
Psicólogo
Ubatuba
Alucinações não são normais.
Como todos os colegas acima falaram, você precisa buscar ajuda profissional.
Sugiro primeiro buscar auxílio com um médico neurologista ou psiquiatra.
Descartadas as questões FISIOLÓGICAS (corpo), aí sim, buscar acompanhamento psicológico.
Espero ter ajudado.
 Fernando Robles
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
Já pode ser influência do mundo onírico (do sonho) em seus sentidos, então são possíveis tais "alucinações" (que merecem um maior cuidado caso ocorram em momentos plenamente despertos, não me parece que seja o seu caso, pelo que conta).
Se encontra muitas dificuldades para dormir, ou caso tais visões sejam muito terroríficas (”fóbicas", usando o jargão, mas melhor não rotular) ou despertem sua vontade/necessidade de auto-conhecimento, indico-lhe uma boa terapia psicanalitica com um bom profissional.
Tudo de bom!
Boa tarde! Em primeiro lugar seria importante refletir porque precisas te manter acordado. Estarás descansando o necessário? Quando não temos um sono reparador muitas coisas podem acontecer, o corpo e a mente podem entrar em sofrimento.
Você pode procurar um profissional, psicológo ou psiquiatra para avaliar estas supostas "alucinações" e entender os motivos, e depois trabalhar ensima disso.
Espero poder ter contribuído
 Zeína Lopes Pinto Ravara
Psicólogo, Psicanalista
Vila Velha
Olá, boa tarde! Conforme colegas já mencionaram, alucinações não é algo que ocorra no cotidiano das pessoas. Aliado a isso, há que definir o que está chamando de alucinação se, de fato,é. É frequente a confusão entre alucinação e ilusão. Contudo, chama a atenção para o fato de você insistir em se manter acordado quando está com sono. É um fator importante. Qual a necessidade de vigília? O corpo pede descanso. O sono é uma das maneiras de descansar mente e corpo. Por que resiste? Outra informação importante é o uso de substâncias psicoativas, que podem interferir no surgimento de possíveis alucinações. De qualquer forma, sugiro que busque auxílio profissional e aqui vale a busca por profissionais da área de psicologia ou psiquiatra. Em alguns casos, há indicação para ambos os profissionais. Zeína
Dr. Marco Antônio de Araújo Bueno
Psicanalista, Psicólogo, Psicopedagogo
Canoinhas
A resposta parece vir na própria pergunta - "hipnagógicas"; às vezes, - hipnopômpicas, ao despertar. Toma algum indutor de sono? O conteúdo é matéria para psicanalista.
 Andrea Winning
Psicólogo
Diamantina
Para identificar se há alguma patologia associada, bem como a necessidade de encaminhamentos para tratamento, indica-se a avaliação neuropsicológica. Em relação ao conteúdo das visões e aprofundamento nas questões emocionais, psicológicas e comportamentais, a psicoterapia (terapia) se faz pertinente. Respeitosamente, à disposição.
Dr. Paulo S. Designe
Psicólogo
Santo André, SP
Não, não é normal. O mais recomendável, se você ainda não procurou, é agendar uma consulta com um neurologista ou psiquiatra. Após a constatação que não há nada mais a ser investigado, procure um psicólogo para dar prosseguimento ao tratamento.
Olá! As Alucinações hipnagógicas são sensações imaginadas ao qual parecem reais. Elas podem ocorrer quando uma pessoa adormece, sendo também conhecidas como alucinações do sono.
Seria importante você fazer uma avaliação com um psiquiatra para identificar qual o motivo dessas alucinações. Espero ter ajudado.
 Gisele Rodrigues
Psicólogo
Florianópolis
Sim, não há uma restrição quanto ao conteúdo da alucinação pelo fato de ela ser hipnagógica. Como apontado por diversos colegas, é importante fazer uma consulta com piscólogo para entender melhor o que está acontecendo. Abraço
Olá, muito prazer!

Primeiramente é muito importante passar por uma avaliação clínica com exames laboratoriais e de imagem para descartar qualquer condição neurológica ou fisiológica que possam provocar um rebaixamento da consciência e consequentemente uma alucinação visual, recomendo que busque um neurologista ou psiquiatra para essa investigação. Se descartado qualquer condição clínica é indicado que busque por um acompanhamento psicológico/psiquiatrico para tratamento desses sintomas de alucinação, além disso, é importante manter um ritmo circadiano adequado com uma alimentação balanceada, sono regulado e atividade fisica.

Espero ter ajudado,
Um forte abraço!
Olá!

Entendo que essas experiências podem ser perturbadoras, mas é importante saber que alucinações hipnagógicas são fenômenos relativamente comuns. Elas ocorrem na transição entre a vigília e o sono e podem incluir visões de seres vivos, como você descreveu, aranhas ou até pessoas.

Essas alucinações são geralmente benignas e resultam do estado de consciência alterado quando estamos muito cansados ou quase dormindo. Elas não indicam necessariamente um problema de saúde mental, mas podem ser mais frequentes em períodos de estresse ou privação de sono.

É fundamental cuidar da qualidade do sono e estabelecer uma rotina regular para ajudar a minimizar essas ocorrências. Técnicas de relaxamento e higiene do sono podem ser úteis para melhorar o descanso.

Se as alucinações se tornarem frequentes ou perturbadoras, pode ser benéfico procurar o apoio de um profissional de saúde mental. Juntos, podemos explorar estratégias para melhorar seu bem-estar e garantir que você tenha um sono mais tranquilo.

Estou à disposição para ajudar. Para mais informações ou para agendar uma consulta, visite: Doctoralia e Humanamente Falando.

Fico à disposição, fique bem!
Com afeto,
Leonir Troscki - CRP12/12755.
Sim, alucinações hipnagógicas podem incluir imagens de seres vivos e são comuns ao ficar muito cansado. Se forem frequentes ou perturbarem, é importante buscar ajuda profissional.

Especialistas

Thais Peixoto Maldonado

Thais Peixoto Maldonado

Psicólogo

São Caetano do Sul

Raphael Do Prado Migliato

Raphael Do Prado Migliato

Psicólogo

São Carlos

Marco Antonio Thiago de Souza

Marco Antonio Thiago de Souza

Psicólogo

Curitiba

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 49 perguntas sobre Alucinações
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.