Olá, após a classe dos antidepressivos ISRS, qual a outra com menos efeitos colaterais? Pergunto pq

3 respostas
Olá, após a classe dos antidepressivos ISRS, qual a outra com menos efeitos colaterais? Pergunto pq já usei 3 da classe ISRS e não fazem efeito .
Olá! Os ISRS são a primeira linha em muitos protocolos. Quando não fazem efeito podemos usar os antidepressivos duais ou até mesmo os multimodais como opções com poucos efeitos colaterais.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Espero que esteja bem. Existem algumas classes como duais e multimodais que geralmente trazem menos efeitos colaterais. Informe ao seu médico para que seja discutido qual a melhor indicação nesse caso. Espero ter ajudado. Fique com Deus e estou a disposição.
Olá! A escolha da classe e do medicamento mais adequado para cada paciente deve ser individualizada e feita em conjunto com o médico psiquiatra, considerando os sintomas específicos, histórico médico, respostas terapêuticas prévias e outras medicações em uso.
Como não sabemos mais detalhes sobre seu diagnóstico e suas características clínicas, torna-se inviável a indicação de alguma classe específica. Lembrando que muitas vezes podemos usar efeitos colaterais de medicamentos em benefício do paciente, então eles podem ser aliados ao seu tratamento!
De qualquer forma, seguem algumas dicas para que você leve ao médico na tentativa da escolha de uma medicação mais apropriada para o seu caso: anote todos os medicamentos que já fez uso, as dosagens (se souber), por quanto tempo usou cada um, o motivo por ter interrompido e os efeitos colaterais apresentados durante o uso. Relate ao médico caso tenha alguma cirurgia prévia ou problema de saúde, principalmente se relacionada ao trato gastrointestinal (como cirurgia bariátrica, por exemplo) ou relacionada à órgãos que exerçam funções hormonais (tireóide, ovários). Informe claramente quais são suas expectativas com o tratamento para que possam alinhar uma proposta terapêutica alcançável. Questione sobre orientações de mudanças que você pode fazer no seu estilo de vida e quais outras alternativas não medicamentosas você pode utilizar com a finalidade de minimizar os efeitos que você apresenta. Pergunte ao médico em quanto tempo o remédio irá apresentar algum efeito (alguns pacientes desistem do tratamento antes mesmo da medicação fazer efeito).
Muitas vezes, no momento da consulta, acabamos esquecendo de abordar alguns detalhes, as vezes por acreditar que eles são desnecessários, contudo a psiquiatria é uma área que abrange não apenas a mente, mas também o corpo, de uma maneira integral. Essas informações irão guiar o profissional à um tratamento mais assertivo para o seu caso.
Fico à disposição caso queira agendar uma avaliação.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.