Olá, atualmente estou me tratando da ansiedade, porém sempre fico nervoso e tenso em situações simpl

3 respostas
Olá, atualmente estou me tratando da ansiedade, porém sempre fico nervoso e tenso em situações simples, ontem recebi a notícia de que seria promovido no trabalho, e já comecei a pirar, achando que não conseguiria, que seria mais problema e estresse, e nisso eu fiquei com o corpo muito tenso, minha cabeça estava com uma pressão enorme, minhas vistas cansadas demais, mal consegui dormir pois estava muito inquieto, não parava de balançar as pernas, tbm sou músico, fui tentar tocar guitarra e tudo que eu fazia com agilidade, meus dedos estavam duros e não ia, alem dos movimentos fazerem doer meu antebraco. Essa rigidez volta ao normal?? E costuma ser frequente esses nervosismos a toa
Dra. Naarai Camboim
Psiquiatra, Médico de família, Psicanalista
Florianópolis
Bom dia, percebo o quanto esses sintomas impactam sua vida prática e até atividades que você gosta, como a música.

O que você descreve parece estar ligado a uma resposta de ansiedade intensa: situações que geram expectativa (mesmo algo positivo, como uma promoção) ativam o corpo como se fosse uma ameaça. Isso pode causar: tensão muscular, rigidez, dor, inquietação, insônia e dificuldade de concentração. O endurecimento nos dedos e antebraços é consequência dessa contração muscular mantida, e costuma voltar ao normal quando a ansiedade diminui, embora possa se repetir em outras crises se o estresse não for manejado.

Sim, é relativamente comum que pessoas com transtornos de ansiedade sintam esse nervosismo “sem motivo aparente” ou desproporcional ao contexto. A boa notícia é que, com tratamento adequado, esse padrão tende a se tornar menos frequente e mais manejável.

Alguns cuidados que podem ajudar no dia a dia:

Exercícios de respiração profunda (por exemplo: inspirar em 4 segundos, segurar 2, expirar em 6 segundos) ajudam a reduzir a tensão corporal.

Alongamentos ou relaxamento muscular progressivo aliviam rigidez e dor nos músculos.

Atividade física regular é um grande aliado para liberar tensão e equilibrar neurotransmissores.

Sono organizado (mesmo que difícil no início) auxilia na recuperação mental e física.

Práticas integrativas, como meditação, yoga, tai chi ou até mindfulness, ajudam a treinar a mente a lidar melhor com a antecipação.

Sob supervisão médica, podem ser considerados apoios naturais como L-teanina, magnésio ou fitoterápicos como passiflora/camomila, que favorecem relaxamento.

Com o tempo e o tratamento da ansiedade (medicação, psicoterapia ou ambos), a tendência é que essas reações se tornem menos intensas e menos frequentes.

Então sim, essa rigidez muscular deve voltar ao normal, e não é algo permanente. O importante é seguir o tratamento e buscar estratégias de manejo para que esses episódios não limitem sua vida e sua música.

Espero ter ajudado! Sinta-se à vontade para tirar outras dúvidas com a equipe da Dra. Naarai — cuidar é integrar ciência, presença e afeto.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Ronney Eustorgio Machado
Psiquiatra, Médico perito
Guará
Saudações! Esses "nervosismos" e todo o restante dos sintomas que advém da ansiedade costumam passar quando o tratamento começar a se tornar eficaz. Consulte regularmente seu médico. Espero ter contribuído.
Os seus sintomas não estão bem controlados até o momento. Talvez você tenha obtido uma remissão parcial dos sintomas, tendo em vista que já está em tratamento para a ansiedade. Mas o objetivo final do tratamento deve ser uma remissão total para que você possa retomar suas atividades sem tanto prejuízo e sofrimento! Vale a pena conversar com seu médico, explicar o que está sentido e solicitar uma revisão no plano terapêutico.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.