Olá, atualmente tenho 24 anos. No ano de 2022 meu psiquiatra solicitou o exame de eletroencefalogram

3 respostas
Olá, atualmente tenho 24 anos. No ano de 2022 meu psiquiatra solicitou o exame de eletroencefalograma, e o exame constatou que eu havia TAG, porém, meu psicologo crê que eu tenha bipolaridade. Pois bem, troquei de psiquiatra, expliquei de forma resumida o que causa gatilhos, e a mesma solicitou NOVAMENTE esse exame, alegando que tem de ser refeito todo ano. Está correto tal informação ? Tendo em vista que sou psicóloga, e não concordo com tal atitude;
Olá, não existem exames para diagnosticar TAG. É importante que as vezes sejam descartadas causas clínicas, neste caso é necessário solicitar exames, como por exemplo uma taquicardia (coração acelerado), é necessário descartar causas cardíacas. O diagnóstico de TAG ou Transtorno Bipolar é feito após acompanhamento. Talvez não será possível em uma única consulta. Mas reforço que é um diagnóstico clínico.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Victor Prates Soares
Psiquiatra, Generalista, Médico clínico geral
Santa Maria, RS
Bom dia. O eletroencefalograma não é um exame necessário para o diagnóstico nem de TAG nem de Transtorno afetivo bipolar. Não há necessidade de repetir o exame assim como não havia necessidade de fazer o exame em primeiro lugar. o EEG só é solicitado para afastar outras causas neurológicas que podem se confundir com a psiquiatria, mas não deve ser usado como critério diagnóstico
Olá! O eletroencefalograma é utilizado para detectar atividades elétricas anormais do cérebro. Caso você nunca tenha tido sintomas sugestivos de epilepsia e o exame anterior tenha resultado normal, não há necessidade de repetir o exame. Tanto o TAG quanto o Transtorno Afetivo Bipolar são de diagnóstico clínico. No entanto, se dois profissionais pediram o exame para você, pode ser que você tenha algum sintomas que sugira crises epilépticas e que não tenha conseguido expressar aqui. Vale a pena passar por nova consulta.

Especialistas

Elisangela Vieira

Elisangela Vieira

Psicólogo

São Paulo

Kátia Cabral

Kátia Cabral

Psicólogo

Niterói

Wellington Aparecido Silva

Wellington Aparecido Silva

Psicólogo

Marília

Francielly Pedroso Salvador

Francielly Pedroso Salvador

Psicólogo

Londrina

Ana Suely de Moura

Ana Suely de Moura

Psicólogo

Jaboatão Dos Guararapes

Luciane Monegalha

Luciane Monegalha

Psicólogo

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1125 perguntas sobre Ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.