Olá bo noite, gostaria de saber se e possível uma pessoa tem transtornos de personalidade por exemplo

8 respostas
Olá bo noite, gostaria de saber se e possível uma pessoa tem transtornos de personalidade por exemplo bordeline, esquizóide, paranóide e transtorno bipolar ao mesmo. tempo? Ou vc tem tem um ou tem outro?
Sim. É possível ter dois transtornos mentais (até mais) ao mesmo tempo. Em geral um é considerado principal, de base, e os demais são comorbidades, isto é são doenças associadas a patologia de base.

Pode haver confusão entre transtorno bipolar e personalidade boderline. Não necessariamente sejam os dois juntos apesar de alguma similaridade. É preciso uma avaliação criteriosa.
Sim, é possível uma pessoa apresentar mais de um transtorno. E como disse a colega Dra Clarisse, um será o principal e os outros serão transtornos associados. Um psiquiatra é o profissional mais adequado para diagnosticar qual o de base e quais são comorbidades, ou transtornos associados.
O transtorno bipolar se refere aos transtornos de humor, com episódios de mania ou hipomania e de depressão e pode haver comorbidade com outros transtornos, inclusive os de personalidade.
Sim, como já explicitado pelos demais colegas, um ou mais transtornos de personalidade pode ser identificados na mesma pessoa. Mas, em se tratando da personalidade em si, encontramos apenas um enquadramento em cada pessoa, podendo haver traços dos demais tipos de personalidade. E, de fato, o transtorno bipolar mencionado, se trata de um transtorno do humor e não da personalidade, ainda que a afete de certa forma, o que corresponde a comorbidade já mencionada pelos colegas.
Consulte um psiquiatra de sua confiança para maiores detalhamentos. Desejo sucesso! Sempre ás ordens!
Olá, entendo que esteja em dúvida com relação ao diagnóstico, é correto o que os outros colegas acima mencionaram. Porém gostaria de ressaltar, que além das comorbidades existentes em um patologia de base, o que muitas vezes as pessoas confundem, é porque,nos diagnósticos de transtornos são baseados em um conjunto de sintomas, e muitos destes sintomas são comuns a maioria das pessoas, como tristeza, ansiedade, labilidade emocional etc. O que varia é a intensidade e o quanto a presença de determinado sintoma, limita a vida da pessoa que padece com ele.
Bom dia.
Uma Pessoa só pode ter um transtorno de personalidade, embora vc tenha citado um transtorno de humor como o bipolar.

O TPB (transtorno de personalidade Borderline) , é um transtorno que agrega sintomas semelhantes com diversas patologias. As oscilações de humor, a paranóia com relacionamentos e outras coisas, nos momentos de surtos podem parecer psicóticas, perversas, dentre outros que são bem distintos do transtorno de personalidade esquizóide.
Lembrando que não podendo ter 2 transtornos de personalidade e que o esquizóide é um deles, isso não seria possível.

Ideal para diagnosticar seria saber os sintomas.

Espero ter aiudado.
Que ótima pergunta!!!
Como os colegas já disseram anteriormente, é, de fato, possível alguém ter mais de uma patologia, que seriam as comorbidades, porém há ressalvas sobre até onde coexistem patologias, já que alguns diagnósticos podem ser excludentes de outros.
Mas o que me chamou muito a atenção foi a combinação de possíveis comorbidades presente na sua pergunta. Há diagnósticos que em uma patologia só, já se reúne o quadro sintomático de algumas outras (são patologias de funcionamento mais complexo) e acabam sendo confundidas com outras mais simples quando seu portador é avaliado apressadamente quanto ao diagnóstico, já que envolvem o quadro sintomático de patologias mais simples, ou seja, no momento de diagnóstico, a patologia não mostrou-se por completo em sua complexidade, dando a impressão que era apenas aquele quadro mais simples apresentado naquele momento.
Na combinação de patologias mencionadas na sua pergunta parece haver algo de comum e que converge para o funcionamento Borderline. Uma pessoa com transtorno de personalidade borderline tem oscilações bruscas de humor, tal como alguém com transtorno bipolar; passa por momentos na vida nos quais forma complexos paranóicos, tal como o paranóide; e passa por momentos de isolamento social, tal como o esquizóide, porém não por escolha deliberada, mas porque o Borderline, em virtude de uma acentuadíssima instabilidade emocional, acaba comprometendo gravemente sua vinculação com pessoas de seu convívio e acabam sendo abandonadas por estas, quando menos espera, o borderline encontra-se solitário (porém, insisto, diferentemente do esquizóide, não é porque ele queira, mas por um conjunto de consequências oriundas de sua instabilidade).
Como se diz, pode ser que "o buraco seja mais embaixo", quando se fala de diagnóstico e comorbidades.
Espero ter contribuído junto aos colegas para esclarecer sua dúvida (muito pertinente, aliás) e estou à disposição para mais esclarecimentos.
Um forte abraço!