Olá, boa noite! Há um ano, iniciei uma reeducação alimentar, e perdi bastante peso... Porém, rece

2 respostas
Olá, boa noite!

Há um ano, iniciei uma reeducação alimentar, e perdi bastante peso... Porém, recentemente, fui diagnosticada com Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), e gostaria de saber sobre até onde meu emagrecimento provém da mudança de alimentação e exercícios físicos, e em que medida, foi o LES que influenciou nesse processo...
Dr. Davi Bulcão
Reumatologista, Médico acupunturista
Fortaleza
Olá, difícil saber até onde foi cada coisa sem ter maiores informações. Tanto o Lúpus em atividade quanto mudanças de hábitos alimentares podem levar à perda de peso. O melhor a fazer é conversar sobre o fato com seu médico reumatologista e o nutricionista

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Flávia Gava Bastos
Reumatologista, Médico clínico geral
Rio de Janeiro
Nesse contexto, não há como saber ao certo qual foi a contribuição do lúpus para a perda de peso. A perda de peso média observada em pacientes com diagnóstico de lúpus não é um valor fixo universalmente estabelecido, pois depende do estágio da doença, atividade inflamatória, presença de sintomas sistêmicos (como febre e anorexia), uso de medicamentos (especialmente corticosteroides), e do estado nutricional prévio do paciente. Estudos recentes indicam que a perda de peso pode ocorrer principalmente em fases de doença ativa, sendo associada à inflamação sistêmica e à presença de sintomas constitucionais, como febre e mucocutâneos, caracterizando um quadro de caquexia.
Nesse sentido, vale observar como está a sua composição corporal após o emagrecimento, especialmente quanto à perda de massa magra (músculo) após o processo.
Mais importante do que determinar qual foi a causa para o emagrecimento, é ajustar a dieta e atividade física para que este emagrecimento seja saudável.
De toda forma, a reeducação alimentar que passou já foi um saldo positivo para a sua saúde de maneira geral. Parabéns pela mudança no estilo de vida!

Especialistas

Felipe Moura Parreira

Felipe Moura Parreira

Reumatologista, Médico clínico geral

Manhuaçu

Mariana Schwab

Mariana Schwab

Endocrinologista

Nova Venécia

Jose Alexandre Mendonça

Jose Alexandre Mendonça

Reumatologista

Campinas

Ivan Lucio da Silveira

Ivan Lucio da Silveira

Reumatologista

Franca

Samara Lobê

Samara Lobê

Reumatologista

Tocantins

Myrciara Macedo de Alcântara

Myrciara Macedo de Alcântara

Dermatologista

Curitiba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 375 perguntas sobre Lupus
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.