Olá boa noite. Meu namorado se sente vazio por dentro e eu quero saber como ajudá-lo, ele não curt

33 respostas
Olá boa noite.
Meu namorado se sente vazio por dentro e eu quero saber como ajudá-lo, ele não curte falar muito sobre pois diz que piora. Oq eu posso fazer pra ajudá-lo???
Essa sensação de vazio, de desesperança pode ser o início de uma depressão; é importante que ele busque ajuda de um profissional para entender o porque de estar se sentindo assim, quais são os seus valores e o que aproxima ele de uma vida que vale a pena ser vivida. Quando o paciente está com depressão, ele costuma ver a vida através de um óculos escuro e tudo parece sem brilho, sem cor e os pensamentos costumam ter cunhos negativos.
Ele já tem a sorte grande de ter você ao lado; não julgue, mas incentive ele a buscar a ajuda.

Olá!
Pode ser difícil estar do lado de uma pessoa querida que está sofrendo. Por vezes nos sentimos de mãos atadas e isso nos causa aflição, principalmente quando percebemos que o sofrimento leva a pessoa a se fechar mais. Não nos falta vontade e empenho para ajudar, mas não necessariamente conseguimos. Mas é importante diferenciar nosso papel enquanto pessoa próxima (companheiro, amigo ou familiar) do papel de um profissional da saúde. O profissional da saúde pode oferecer um serviço assertivo para a pessoa em sofrimento que pessoas próximas não necessariamente podem. O apoio e encorajamento para que a pessoa que está sofrendo procure ajuda especializada é muito importante e crucial nessas situações e pode levar ao alívio seu e das pessoas à volta.
O senso de vazio pode aparecer em todas as pessoas e em uma infinidade de circunstâncias, mas de forma geral o sentimento de vazio é um dos sintomas importantes associado ao quadro depressivo. Este por sua vez também pode estar acontecendo por várias razões e acompanhado de diversos tipos de funcionamento. O único caminho para elaborar esse vazio é entrando em contato com ele, elaborando e refletindo sobre o que está acontecendo. Se seu namorado não consegue fazer isso isso sozinho ( ou com sua ajuda) sem se sentir muito mal depois, é importante buscar ajuda especializada. Está tudo bem ele não conseguir agora, mas evitar falar pra não sentir não funciona, alguma hora pode começar a ser difícil esconder e muito custoso , algo que poderia ter sido trabalhado com menos sofrimento, pode acabar complexificando e se tornando um quadro com manejo mais difícil e que cause mais diferente. Evitar não vai resolver o problema. De qualquer forma, a escolha é dele e o máximo que vc pode fazer nesse momento é incentivar a buscar ajuda profissional mesmo.
Olá, espero que esteja bem! Sim, geralmente a sensação de vazio é o prenúncio de uma quadro depressivo. A melhor ajuda, nesse momento, seria conversar com ele para procurar uma ajuda de um psicólogo, para que ele possa falar desse momento e juntos, psicólogo e seu namorado, procurar maneiras de trabalhar com isso, não descartando uma consulta com um psiquiatra.
Geralmente, entre nós homens, falar das dores é difícil, pois não fomos ensinados a trabalhar com as emoções!
Sempre o apoie e fique atenta a sinais que possam indicar um quadro depressivo importante!
Espero ter ajudado!
Olá! Primeiro passo é incentivar ele a buscar ajuda profissional, orientá-lo de que não falar, à longo prazo, pode piorar sua condição, pois seria como "colocar a sujeira embaixo do tapete".
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 125
Olá! Compreendo a sua preocupação em relação ao seu namorado que parece estar se sentindo vazio por dentro e relutante em falar sobre isso. Primeiramente, é importante respeitar a vontade do seu namorado em relação a não querer falar muito sobre o que está sentindo. As experiências internas de cada indivíduo são únicas e pessoais. Portanto, é fundamental reconhecer e honrar a autonomia dele ao lidar com seus sentimentos. O mais importante é demonstrar empatia, amor e apoio durante esse momento difícil. E quando sentir que é possível, o incentivo a buscar um profissional pode ajudá-lo muito!
Um grande abraço!
Olá ideal é orientar ele procurar ajuda de um profissional, no decorrer das consultas haverá evolução ele vai compreender seus sentimentos e anseios.
Com isso você vai ajudar muito ele!
Oi, tudo bem com você? Penso que a fala não é a única forma de expressão. Talvez ele consiga se expressar de maneira mais confortável, como por exemplo, pela escrita ou pela arte. Importante também destacar que a ajuda de um psicólogo seja fundamental tanto para acolhe-lo quanto para ajudar você a lidar com seu namorado.
Olá! Primeiramente, sinto muito que ele esteja passando por isso e que você e o relacionamento entre vocês esteja sendo afetado por isso.
A sensação de vazio é bastante comum em quadros depressivos e em alguns quadros de ansiedade também, não sendo incomum que quem a sente relate também sentir "aperto" no peito, fadiga constante, entre outras sensações que possuem um aspecto mais "físico", sendo o que chamamos de sintomas psicofisiológicos.
Por mais que seja muito importante que ele possa falar sobre isso, é comum - especialmente em homens - que se opte por não falar, tanto pelo desconforto que pode gerar, quanto por uma intencionalidade de proteger o ouvinte - neste caso, você.
Sendo assim, em um processo psicoterapêutico, ele poderá contar com um ambiente ainda mais seguro e que o deixe ainda mais vontade para falar sobre isso, além de aprender técnicas e estratégias para controlar sintomas mais agudos e provocar mudanças consistentes em seu humor.
Logo, acredito que a melhor ajuda que você pode fornecer a ele nessa situação, é incentivá-lo a procurar por um profissional.
Espero ter ajudado de alguma forma!
Olá! É muito em comum em homens a dificuldade de falar sobre si e sobre o que sente. Na sociedade em que vivemos, essa noção de falar sobre o que sentimos e lidar com nós mesmos tem sido cada vez mais difícil de se tratar, mas isso se sobressai quando pensamos que falar é algo que nos faz mal ao invés de bem. Algo que pode ser um facilitador para você e sua relação, seria de procurar um psicólogo homem para talvez ajudá-lo a se sentir mais confortável para falar sobre si. Por vezes, quando tentamos ajudar essas pessoas elas podem negar durante muito tempo essa ajuda, mas principalmente é mais difícil quando são pessoas próximas a ela, pois essa por vezes sente vergonha ou acha que não adianta nada falar sobre o que sente. Acho que o desafio envolve ele compreender que precisa de ajuda e seria ótimo caso ele começasse um acompanhamento psicológico, pois a partir desse, um caminho de autocuidado e de mais abertura ao diálogo pode ser estruturado, seja consigo ou com os outros. Dessa forma, qualquer coisa fico a disposição. Abraços!
Incentive-o a buscar ajuda profissional. Iniciar a psicoterapia pode ser importante para que ele tenha um espaço onde possa se expressar e compreender o sentimento de vazio.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100
Olá! Um caminho é incentivá-lo a buscar as coisas que gosta, fazerem atividades prazerosas junto, ajudá-lo a se inspirar com a vida, de forma que faça sentido para ele e que você se sinta bem em participar junto. Insistir em conversar pode não funcionar no momento, já que ele colocou dessa forma, porém apenas fique aberta caso ele queira falar em algum momento. Caso ele considere fazer terapia, pode ser um ótimo caminho pra auxiliá-lo a compreender do que se trata esse vazio com mais profundidade para que ele possa gerar transformações positivas. Espero ter ajudado!
Olá! Esse vazio que ele relata, por sí só, pode ser causado por uma infinidade de fatores, não é possível dar uma hipótese diagnóstica com apenas essa informação.
Se ele se sente assim e quiser uma ajuda profissional, a melhor ajuda que você pode dar, nesse momento é ajudá-lo a procurar um(a) psicólogo(a).
Espero ter ajudado.
Abraços!
Olá a melhor forma de ajuda-lo e se colocando a disposição, e perguntar de que forma ele gostaria que você o ajudasse , se ele não quer fala não insista, incentive a procurar ajuda profissional.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 80
Muito legal da sua parte, querer ajudá-lo, estar do lado de alguém com esse transtorno é bem complexo. O que você pode fazer é escutá-lo, ver se consegue achar algum momento, para mostrá-lo que com psicoterapia ele poderá se livre desse peso que sente. O psiquiatra pode ajudá-lo também, tratando os sintomas enquanto a psicoterapia trata as causas emocionais da depressão.
Falar sobre o assunto piora, porque na verdade ele nem sabe o que fazer com aquela dor, não vê saída e só sente a dor e fica no sofrimento, mas na psicoterapia ele poderá aprender a enfrentar o problema de frente, vendo como uma forma de aprendizado e não de sofrimento, apesar da dor.
Apoia-lo é muito bom, mas uma dica para você, cuidado para não se tornar a " terapeuta dele", pois isso pode te sobrecarregar, se tornar muito desgastante de tal maneira que pode causar conflitos no relacionamento. Boa sorte para vocês!!!! Qualquer dúvida pode me perguntar.
Olá! É muito bom que você esteja buscando maneiras de ajudar seu namorado. Quando alguém se sente vazio por dentro, pode ser um sinal de que estão enfrentando dificuldades emocionais ou psicológicas. É importante lembrar que cada pessoa é única, e o que funciona para uma pode não ser a mesma solução para outra:

Compreensão e empatia: Demonstre que você está lá para ouvir e apoiar, mesmo que ele não queira falar sobre seus sentimentos. Às vezes, apenas saber que alguém se importa pode ser reconfortante.

Incentive o autocuidado: Encoraje-o a cuidar de si mesmo, seja através de atividades que ele goste, distração, um estilo de vida saudável, ou até mesmo sugerindo a busca de um profissional de saúde mental, como um psicólogo.

Converse sobre ajuda profissional: Quando sentir que é apropriado, sugira gentilmente a ideia de buscar a ajuda de um profissional de saúde mental. Um psicólogo pode fornecer orientação especializada para lidar com sentimentos de vazio, diagnosticar e tratar.

Estou à disposição para atendê-lo, entender o que está havendo para ajudá-lo a enfrentar o vazio que ele está sentindo. Conte comigo! Sucesso naquilo que busca e até breve!
Sentimento de vazio pode ser por inúmeros fatores. Porem, a melhor forma de trabalhar isso é através do autoconhecimento. O autoconhecimento pode ser feito por meio da psicoterapia e pode auxilia-lo nesse processo. Se precisar estou a disposição!
Olá, a dificuldade de se expressar, não é somente dos homens, mas como também algumas mulheres. Não é uma característica de gênero, mesmo que a propensão esteja inclinada para o masculino. Cada individuo traz inconsciente, crenças e fidelidades familiares que repetem sem se dar conta. O sintoma de vazio que relata esta relacionado a varias condições psíquicas, mas também muito característico de quadro de depressão. O seu gesto de preocupação é louvável, e com certeza o seu apoio é importante para ele neste momento, sugiro que oriente seu namorado a buscar ajuda psicológica o quanto antes para que possa entender, o que este vazio esta querendo dizer a ele.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 180
Olá! É muito importante que você queira ajudar seu namorado que está se sentindo vazio por dentro. Lembre-se de que cada pessoa é única e lida com suas emoções de maneira diferente, então, o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra.Lembre-se de que, embora você possa ser um grande apoio, a ajuda profissional muitas vezes é fundamental para lidar com questões emocionais complexas. Se ele concordar, você pode ajudá-lo a encontrar recursos e profissionais adequados. O importante é demonstrar amor, compreensão e apoio durante esse período desafiador.
Mas para ajuda-lo Evite julgamentos: Evite fazer julgamentos ou culpar seu namorado por seus sentimentos. É importante criar um ambiente seguro e de apoio. Seja paciente: A recuperação emocional pode ser um processo longo e difícil. Esteja disposto a ser paciente e entender que ele pode não melhorar rapidamente. E Encoraje-o a buscar ajuda profissional: Se a sensação de vazio persistir ou piorar, sugira gentilmente que ele considere procurar a ajuda de um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra. Eles têm experiência em lidar com questões emocionais e podem oferecer orientação adequada.
Olá. Podemos dizer que quando uma pessoa sente um vazio emocional é como se todas as emoções e sentimentos negativos decidissem se unir e tomar conta, e então é nesse momento que tudo perde o sentido, em alguns casos a pessoa pode desenvolver um quadro de depressão, asiedade, panico ou outros. Recomendo que busque um psicologo clinico, sessões de psicoterapia pode ajuda-lo a lidar com as emoçoes negativas e desenvolver mecanismos emocionais para lidar com gatilhos, traumas ou pensamentos negativos recorentes.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 140
É importante que ele procure um psicólogo para que ele possa se conhecer melhor e compreender por que sente este vazio. Muitas pessoas têm dificuldade de falar sobre os sentimentos e o processo terapêutico pode ser muito benéfico para eles, pois através dele é possível mergulhar na própria existência, falar e ser ouvido.
Uma boa atitude inicial, nesse caso, seria a sua mera presença junto ao namorado; sem pressioná-lo com a insistência em querer saber o que se passa com ele, até porque, é bem possível que nem ele mesmo saiba. Nesse momento, ele precisa sentir (mais do que saber) que não está sozinho. Aos poucos, é possível que ele se sinta mais acolhido, aconchegado e, portanto, suscetível a se expressar de alguma forma (que nem sempre será verbal) e, nesse ponto, pode ser possível fazer a sugestão de que ele procure (ou, se for o caso, que você procure por ele) algum apoio profissional (psicólogo, psiquiatra) e, finalmente, mediante as técnicas necessárias, possa vir a se expressar sobre seu vazio e significados sobre ele. Desejo sucesso! Sempre às ordens!
Olá! Muitas vezes mesmo que estejamos cercados de amor, empatia e compreensão, é difícil destinar palavras a um outro. Imagino que mesmo que se coloque como uma pessoa que ele pode contar, ainda assim é difícil colocar em palavras o que ele está sentindo. É aqui que entra um processo psicoterápico. Estamos falando de uma escuta segura, suficientemente distanciada, sigilosa e livre. Recomendo que o apresente a possibilidade de fazer terapia. Que ele experimente um primeiro encontro, ao menos e observe como se sente. Caso desejem, sintam-se à vontade para olhar o meu perfil. Até mais!
Olá. Penso que o primeiro entendimento é de que o que você pode oferecer é uma ajuda, não a solução do problema, pois muitas vezes sentimos que queremos resolver o problema para a pessoa e isso não é possível. Seja uma boa cia para ele, não forçe que fale ou explique o que está sentindo, atue de forma a mostrar seu carinho e amor por ele. Além disso, pode informá-lo sobre opções de ajuda, como psicoterapia. Abraço.
Olá! A ajuda que você procura pode ser estar ao lado do seu namorado, se disponibilizando a escutá-lo quando ele quiser compartilhar algo. Aos poucos, pensar juntos nas possibilidades de procurar um profissional capacitado para auxiliá-lo na sua saúde mental.
Ola boa tarde, como vai? Imagino o quanto deve estar sendo difícil para você de vê-lo sofrer e não saber como ajudá-lo e para ele que não consegue entender sua dor. O sentimento de vazio pode indicar um quadro depressivo ele precisa ser escutado e direcionado por um psicologo.
O que você deve fazer: acolher, estar presente, escutar, respeitar e entender que você não consegue tirar este sentimento, mas pode ser o apoio que ele precisa, você estará com ele e respeitará seu ritmo. Oriente sobre a importância de realizar terapia. e Sempre pergunte: como posso te ajudar hoje?
Me coloco a disposição para conhecerem melhor meu trabalho, um abraço @psiluanamarys
Olá, converse com ele e sugira que ele busque ajuda profissional, visto que pode ser realmente muito difícil falar com amigos ou mesmo com a parceira, possivelmente ele precisa de uma escuta livre de qualquer julgamento, e relação pessoal com sua história. Isso pode ser feito presencialmente ou de maneira remota, caso isso lhe deixe mais seguro no início. Um abraço.
Olá. Considerando que você é a namorada, o ideal é orientar ele a procurar um Psicólogo e ajuda-lo a achar, ir junto na primeira sessão para ele se sentir mais seguro e quando ele estiver em tratamento, verificar se ele está indo, se abrindo e fazendo os combinados com o(a) terapeuta. Do mais, fica difícil você ajuda-lo a lidar com esse vazio, considerando que você é uma pessoa muito próxima e sem os conhecimentos necessários para intervir.
Olá, boa tarde! Acredito que a Psicoterapia poderia ajudar o seu namorado, pois é um momento reflexivo, onde será possível entender melhor os seus pensamentos, as suas emoções, as situações vividas por você e os sentidos envolvidos que estejam causando esses sintomas.
Através do autoconhecimento é possível encontrar outros caminhos para lidar com as questões que nos afligem, em busca de uma melhor qualidade de vida.
Ademais, a Psicoterapia feita por Psicólogo é protegida pelo sigilo ético profissional, além disso você, também, encontrará acolhimento e uma escuta atenta, sem julgamentos e não prescritiva. Espero ter te ajudado!
O auxilie a buscar ajuda profissional! E quanto a você tome cuidado para não pegar a responsabilidade para você! Se cuide
Há diversas variáveis para esse problema estar acontecendo. Validar o sofrimento dele pode ser produtivo além de incetivá-lo a buscar ajuda profissional.
A sensação de vazio pode ser relacionada ao vazio existencial, condição que em si não é psicopatológica. Outra possibilidade é do vazio, associado a outros sintomas, apresentar um quadro de depressão. Em ambos os casos há necessidade de acompanhamento profissional para distinção do quadro e diagnóstico acertado. Uma forma de ajudar é apontar a importância de buscar um profissional psicólogo para auxiliá-lo a descrever o que passa e encontrar formas de lidar com a questão. Espero ter ajudado
Olá, como tem passado?
Às vezes é complicado ficar em uma posição onde se acha passiva, sem poder resolver um problema complexo como esse, mas muitas vezes não há o que você pode fazer. O interessante nesse caso seria o seu namorado procurar alguma ajuda psicológica ou psiquiátrica, em uma terapia também se discute questões do dia a dia, do cotidiano, do presente e do passado, o que parece ser o caso aí. Talvez seja o momento dele procurar alguma dessas ajuda para elaborar melhor essas questões e solucioná-las, caso julgue necessário. Também para você viver melhor com isso, procure pensar se não está tomando decisões que às vezes a outra pessoa não as deseja exatamente da mesma forma como você.
Espero ter ajudado.