Ola boa noite tenho 28 anos, fui diagnosticada atraves da transvaginal, uma tumoração no ovario direito

4 respostas
Ola boa noite tenho 28 anos, fui diagnosticada atraves da transvaginal, uma tumoração no ovario direito com 6cm ,o medico teve suspeita de endometrioma mais nao chegou a conclusão...nesse caso tenho que fazer outros exames para a confirmação ou tenho que ja fazer cirurgia para retirada?
Cada caso é avaliado individualmente e depende de outros fatores não descritos. Seria ideal passar em consulta com um médico especialista em Endoscopia Ginecológica/Endometriose para avaliação adequada.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Heitor Leandro Paiva Rodrigues
Ginecologista
Ribeirão Preto
Olá. Sempre siga as orientações do seu médico.
A sua história clínica, suas queixas e seu exame físico são importantes para definir a conduta a respeito dessa tumoração no ovário.
As características do ovário ao ultrassom são importantes: tamanho, septos, capsula, vascularização ao doppler, presença de papilas, presença de ascite, etc.
A partir dessa avaliação, o seu médico irá decidir se outros exames são necessários ou se a cirurgia já está indicada.
A simples presença de um endometrioma no ovário ou de um cisto ovariano não indica a cirurgia. As suas queixas e a sua história clínica são fundamentais no seu tratamento
Converse com o seu médico. Esclareça suas dúvidas. Agende a sua consulta.
Se for necessário o tratamento cirúrgico, procure um médico com experiência em videolaparoscopia. Essa via de acesso facilitará a sua recuperação.
Dr. João Bergamasco
Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral
Manaus
Somente ultrassonografia simples não confirma o diagnóstico. Além de uma boa avaliação clínica, um ultrassom com Doppler, marcadores tumorais e algumas vezes uma ressonância de abdome e pelve nos ajudam a definir melhor o diagnóstico e se há necessidade de abordagem cirúrgica. Caso necessita pode ser realizada por videolaparoscopia.
Se há uma suspeita ultra-sonografica do cisto ser de natureza endometriotica, vale a pena se certificar através de Doppler e de marcadores tumorais dosados no sangue. Se a suspeita persistir, vale a pena então um tratamento clínico medicamentoso e acompanhamento ultra-sonografico para verificar se o cisto está respondendo ao tratamento. Via de regra os cistos de natureza endometriotica, têm boa resposta com tratamento clínico. Marque uma consulta.

Especialistas

FERNANDA ERCI BAUER

FERNANDA ERCI BAUER

Ginecologista

Cotia

kyung Koo Han

kyung Koo Han

Ginecologista

Barueri

Paulo Maurício Soares Pereira

Paulo Maurício Soares Pereira

Ginecologista, Mastologista

Rio de Janeiro

Bruna Sesma Barreto

Bruna Sesma Barreto

Ginecologista

Ribeirão Preto

Danilo Rahal

Danilo Rahal

Ginecologista

Umuarama

Cinthia Borduque

Cinthia Borduque

Ginecologista

Gama

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 835 perguntas sobre Endometriose
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.