Olá Boa tarde, gostava de saber se Levedura de cerveja ajuda melhorar o sino ou a dormir ?

1 respostas
Olá Boa tarde, gostava de saber se Levedura de cerveja ajuda melhorar o sino ou a dormir
?
Olá, boa tarde. A levedura de cerveja é uma fonte rica em vitaminas do complexo B, minerais e proteínas, que podem desempenhar um papel indireto na melhoria da qualidade do sono devido ao seu potencial para promover a saúde geral. No entanto, não existem evidências científicas sólidas que sugiram que a levedura de cerveja tenha um efeito direto na melhoria do sono ou na regulação do relógio biológico.

Por outro lado, o consumo de álcool, como o encontrado na cerveja, pode ter efeitos adversos significativos no sono. O álcool é um depressor do sistema nervoso central, e embora possa inicialmente induzir sonolência, interfere negativamente nas diferentes fases do ciclo de sono. Os principais malefícios do álcool para o sono incluem:

Interrupções no sono: O álcool pode levar a despertares noturnos frequentes e a um sono mais fragmentado, prejudicando a continuidade do sono profundo.

Redução do sono REM (Movimento Rápido dos Olhos): O álcool suprime a fase REM do sono, que é crucial para o processamento cognitivo e emocional.

Aumento de distúrbios do sono, como ronco e apneia do sono: O álcool relaxa os músculos da garganta, o que pode agravar problemas respiratórios durante o sono.

Desidratação: O álcool é diurético, o que pode levar a despertares frequentes para urinar durante a noite.

Piora dos sintomas de insônia: O consumo regular de álcool pode contribuir para o desenvolvimento de insônia crônica.

Portanto, enquanto a levedura de cerveja pode fornecer benefícios nutricionais, não é uma solução direta para melhorar o sono. Pelo contrário, o consumo de álcool deve ser moderado, especialmente à noite, para evitar os efeitos negativos sobre o sono e a saúde em geral. A qualidade do sono é influenciada por diversos fatores, incluindo hábitos de sono saudáveis e uma dieta equilibrada.

Caso esteja com dificuldade para dormir há mais de 3 meses, oriento agendar uma consulta com um médico do sono.

Dr. Daniel de Oliveira
CRM-TO 7348