Ola boa tarde . Meu ovario esquerdo esta medido 87x61x72mm volume 198.6cc fui diagnosticada com endometrioma

2 respostas
Ola boa tarde . Meu ovario esquerdo esta medido 87x61x72mm volume 198.6cc fui diagnosticada com endometrioma no ovário esquerdo o meu caso é cirúrgico? É cirurgia aberta ou videolaparoscopia? Posso engravidar? Qual é o tratamento ideal
Olá. Pelo tamanho do cisto de endometrioma no seu ovário ele possivelmente deve estar associado com dor pélvica. Devido ao tamanho do cisto e pela dor pélvica a indicação cirúrgica existe.
A melhor via de acesso cirúrgico deve ser definida pela avaliação clínica do seu médico. Sempre que possível, deve ser realizada a via laparoscopia pois promove melhor recuperação no pós-operatório, menos dor no pós-operatório, menor tempo de internação, menos uso de medicações, mas rápido retorno as suas atividades de vida habituais e ausência de cicatrizes inestéticas.
Na cirurgia o cisto deverá ser retirado e o tecido ovariano normal preservado (ooforoplastia). A endometriose peritoneal deverá ser tratada se presente. A preservação do ovário e o tratamento da endometriose peritoneal vão lhe ajudar a engravidar.
Com certeza você poderá engravidar após a cirurgia.
Converse com o seu médico. Esclareça as suas dúvidas.

Boa tarde!
O planejamento terapeutico do endometrioma depende, além do tamanho do tumor, se a paciente já tem filhos, se existe o diagnóstico de infertilidade associado, se o quadro clínico é exuberante.
A dor pélvica é um grande marcador do benefício da cirurgia do endometrioma, ainda mais um cisto do tamanho que o seu apresenta. Contudo, a ooforoplastia pode prejudicar a reserva ovariana. Partindo desse princípio, essa reserva precisa ser avaliada antes do procedimento e a paciente deveria consultar especialista em reprodução humana, para planejar a preservação da fertilidade.