Olá, boa tarde! Meu pai foi diagnosticado com estenose de carótida e está aguardando uma consulta c

2 respostas
Olá, boa tarde!
Meu pai foi diagnosticado com estenose de carótida e está aguardando uma consulta com o especialista na SUS. Infelizmente, sabemos que as filas dos SUS são grandes e tendo em vista o risco da doença, estou considerando marcar uma médico particular. Ao buscar o especialista adequado, me deparei com três opções: neurologista/neurocirurgião, cirurgião vascular e neurovascular. Nesse caso, qual especialista seria o mais adequado para investigar e tratar a estenose da carótida?
Desde já, muito obrigado.
Boa tarde, a estenose de carótida deve ser avaliada por especialistas que possam te orientar quanto aos tipos de tratamento disponíveis, e se há indicação de realizar esse tratamento. O tratamento pode ser feito através de cirurgia (endarterectomia) ou angioplastia com stent carotídeo. Os profissionais habilitados para explicar sobre os dois procedimentos são os neurocirurgiões e/ou cirurgiões vasculares que também tenham formação em tratamento endovascular/neurorradiologia intervencionista.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dependendo do grau de estenose ( estreitamento) e se seu pai apresentou algum sintoma relacionado a carótida, a estese poderá ser tratada clinicamente ou através intervenção ( angioplastia ou endarterectomia).
O neurologista vascular poderá acompanhar seu pai caso não haja indicação de intervenção.
Além do cirurgião vascular e do neurocirurgião, considere também consultar um Neurorradiologista Intervencionista. O neuro-intervencionista é umm subespecialista da neurocirurgia ou neurologia ou radiologia que estuda bastante esse assunto e pode realizar quando necessário o tipo de intervenção menos invasiva que é a angioplastia.
Lembrando esses exclareciementos não substituem uma consulta médica

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.