Ola bom dia. meu marido sofre com a dependência química. gostaria de saber se a dependência química

12 respostas
Ola bom dia. meu marido sofre com a dependência química. gostaria de saber se a dependência química pode gerar algum tipo de psicoses como ciúme doentio. ou algum outro transtorno. preciso da ajuda de um especialista. pois não estou sabendo lidar com a situação.
desde já agradeço.
O uso crônico de algumas substâncias pode provocar vários problemas de saúde mental, assim como piorar alguns que a pessoa já tenha, mas não que não estavam agudos a ponto de prejudicar a sua vida e a daqueles que o cercam, tais como esquizofrenia, transtornos de ansiedade, depressão e outros. Sem saber a droga que o seu marido usa fica difícil afirmar mais claramente quais transtornos ele pode vir a desenvolver. É importante também apontar a partir da sua pergunta o quanto é importante você cuidar de si. Quem vive com dependentes químicos sofrem muito e precisam de ajuda psicológica na maioria dos casos. Sendo assim, cuide-se. Procure ajuda se entender que você também precisa.

O uso de drogas, dependendo da droga, pode sim desencadear certa psicose e delírios do tipo. Contudo seria necessária uma avaliação mais minuciosa do caso, afinal isso sempre ocorreu ou é realmente decorrente do uso de drogas? Busque um bom psiquiatra e um psicólogo para ele e para você também lidar com a situação e seus sentimentos.
Olá, dependência química é sempre muito ruim e pode sim ser o gatilho de alguns transtornos e psicoses. Devemos estarmos sempre atentos quanto a mudança de comportamento de quem está dependente e quando notarmos alguma mudança procurarmos imediatamente um profissional, só um profissional diante de uma análise meticulosa e cuidadosa, poderá chegar a um diagnóstico preciso e consequentemente saberá fazer o tratamento adequado.
Complementando, as respostas dos colegas, acho importante você procurar ajuda! Conviver com um adicto pode desencadear problemas emocionais como transtorno de humor e ansiedade devido a relação de co dependência. Oriento você a procurar um psicólogo cognitivo comportamental ou EMDR para trabalhar sua aflição em lidar com o familiar adicto, assim como, frequentar o grupo de ajuda mútua anônimo: Naranon que você pode conseguir, a lista de endereços no site do grupo, procurando no Google.
Boa tarde, a dependência química é uma doença psiquiátrica, e em muitos casos concomitante com outras doenças psiquiátricas, como ansiedade, depressão, alterações da personalidade. Para melhor avaliação do caso é necessário uma avaliação com um especialista. É sempre difícil para os familiares saber lidar com esses pacientes, e por isso orientamos um seguimento psicoterápico aos familiares.
Atentamente.
Olá,
O ciúme patológico pode conter idéias delirantes, de fato, mas não necessariamente. A dependência química pode levar a surtos psicóticos, também. O mais delicado dessa situação é a sobreposição do ciume com a dependência química, por que pode levar a situações extremas como atos violentos e até agressões consumadas.
Sugiro que pense em alguém que tenha uma boa entrada com o seu marido, para abordar o assunto de iniciar um tratamento médico e psicológico o quanto antes. Convencer dependentes químicos a se tratar requer paciência e bastante insistência.
Abraços e boa sorte!
Olá! A dependência química é um quadro complexo que pode causar algum transtorno psicológico, devido ao uso excessivo das substâncias químicas. É comum o dependente apresentar ciúme patológico, mas esse comportamento em muitos casos, já se apresentava antes da dependência, e agora, fica mais acentuado.
Recomendo buscar ajuda Psiquiátrica e Psicólogica, ou o CAPS da sua cidade, pois é um quadro que exige o trabalho de equipe multidisciplinar.
Abraços.
Boa tarde

Para um melhor entendimento do caso seria necessário analise do panorama geral da história de vida do seu esposo e da vida em comum do casal. Entretanto, alguns estudos sugerem que o uso de drogas, principalmente a cocaína podem causar ou piorar o quadro de ciúmes patológico. Aconselho uma consulta com um profissional de psicologia ou psiquiatria para melhor avaliação.
Espero ter ajudado.
As substâncias psicoativas agem no Sistema Nervoso Central, provocando alterações no humor, na percepção e/ou na consciência, podendo causar dependência.
Sim, o impacto que tais substâncias têm sobre o cérebro pode induzir a quadros psicóticos, que dependendo da vulnerabilidade da pessoa atingida, pode ser o precipitador de entrada num quadro psicótico franco, por exemplo, com características esquizofreniformes (agudos) ou de entrada franca num quadro processual esquizofrênico (crônicos).
Esses quadros agudos, em geral, devem ser tratados com 1) abstenção total de uso de substâncias psicoativas e, 2) tratamento medicamentoso com antipsicóticos por ao menos cerca de 5 anos após remissão do quadro psicótico, sem recaídas, para se
estudar possível alta. Sempre há de ser considerado um envolvimento interprofissional no processo, assim como o envolvimento familiar.
Muitos quadros de transtorno no uso de substâncias psicoativas estão associados ao que chamamos de "co-morbidades". Ou seja, o abuso da substância pode agravar alguns quadros já pré-existentes ou mesmo desencadear outros transtornos. Isso vai depender de vários fatores, que levam em consideração o indivíduo (no caso, seu marido) seus processos emocionais/sociais/biológicos, a droga de abuso e sua forma de administração (Ex: álcool, cocaína, maconha - que agem também de maneira diferente no nosso cérebro) e o contexto no qual a substância é consumida.
O Ideal é que procures sensibilizá-lo a buscar a ajuda de um profissional, no intuito de colher informações mais detalhadas do quadro, para que a intervenção seja realizada com mais qualidade. E também, de igual importância, que você também possa procurar ajuda profissional para trabalhar a melhor forma de lidar com esse processo.
ABS
Olá! No seu caso seria interessante procurar imediatamente um profissional que escute o que está por trás dessa situação e que possa apontar para direções, as quais você possa juntamente com o profissional escolher e que seja favorável para sua saúde metal.
Olá, sim... o uso de drogas pode acarretar no desencadeamento de transtornos psiquiátricos, dentre tantos, os possíveis delírios citados a cima. Dependendo do nível de dependência, os sintomas podem ser agravados, não são todos os casos, depende de alguns fatores para tal. Recomendo a tentativa de levá-lo ao tratamento psiquiátrico e psicológico; enquanto a você um acompanhamento psicológico, com uma psicóloga, devido aos ciumes delirantes citados.