Ola bom dia,toda vez que faço audiometria os resultados nao batem ,exemplo de um deu uma perda de 60 no outro da 70 ou 80 fica com uma variaçao de 15 e normal?e porque isso acontece? O que me aconselham?
Dr. Gustavo Guagliardi Pacheco
Dr. Gustavo Guagliardi Pacheco
Medico do sono, Otorrino
Rio de Janeiro
Prezado/a paciente internauta,

Trata-se a audiometria, de fato, de um exame subjetivo em que estamos à mercê das resposta dos pacientes para configurar a curva e o laudo.

Ainda que tenhamos mecanismos para equalizar e nos certificarmos das respostas, pode eventualmente ocorrer variação, mas o que você relata, com esta amplitude e regularidade, não parece normal.

Sugerimos conversar com seu otorrino, pois há outros recursos atualmente como o Bera - mais objetivos que poderão auxiliar no diagnóstico complementando o estudo das vias auditivas junto com a audiometria.

Dra. Cybelle Elias Dib
Dra. Cybelle Elias Dib
Fonoaudiólogo
Goiânia
O exame audiométrico sofre influencias como exposição a ruído horas antes da avaliação como também de uma possível alteração de orelha externa e ou media como otites ou rolha de cerúmen que diminuem a acuidade auditiva . Por ser um exame subjetivo pode não retratar a realidade. Sugiro exames mais objetivos tipo BERA ou PEATE para parecer audiológico, confirmando ou descartando resultados encontrados

 Elaine Freire Esteves
Elaine Freire Esteves
Fonoaudiólogo
São José dos Campos
Olá!
Além das variáveis que os colegas expuseram acima, por ser um exame subjetivo, o resultado sofre influência de algumas questões como atenção.
Variações entre 5 /10dB de um exame pra outro pode ocorrer, isso é considerado normal. Acima disso realmente não é esperado.
A recomendação para ter um bom comparativo é realizar o exame na mesma clínica. Assim, exclui-se a pequena variável que pode ocorrer de um equipamento para outro. Além é claro de observar se o local é silencioso, sem ruídos externos. Observe também se o fone está bem ajustado.

Especialistas em Audiometria

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 61 perguntas sobre Audiometria

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.