Audiometria - Informações, especialistas e perguntas frequentes

A audiometria é um exame de audição para diagnosticar alterações através de estímulos acústicos pela via aérea e via óssea. A gama de percepção do ouvido humano é de 20 Hz a 20.000 Hz embora as frequências captadas variam de 128 Hz a 8000 Hz (Hertz). O audiômetro gera tons e vibrações em frequências diferentes. Após o teste, os resultados são refletidos em um audiograma, que é o gráfico de dupla entrada onde a intensidade (dB) e a frequência do som (Hz) é mostrada. Dependendo da intensidade, o diagnóstico é considerado normal entre 0-20 dB, leve entre 20-40 dB, moderado entre 40-60 dB , severo entre 60-90 dB ou profundo entre 90-120 dB ou mais, referindo-se à perda auditiva.

Especialistas em audiometria

Encontre um especialista em Audiometria na sua cidade:

Perguntas sobre Audiometria

Nossos especialistas responderam a 62 perguntas sobre Audiometria

Prezado internauta-paciente,

De acordo com o seu edital, a sua condição é, pelo que nos descreve, de fato, excludente.

Um laudo ou parecer otorrinolaringológico…
4 respostas

 Fabrício Santos Mota
Fabrício Santos Mota
Fonoaudiólogo
Foz do Iguaçu
Significa que ambos os ouvidos reconhecem os estímulos sonoros dentro da normalidade.
5 respostas

Somente o paciente / funcionário pode ter acesso aos seus resultados que o médico do trabalho solicita . Cabe ao médico do trabalho avaliar o posto de trabalho , riscos que está exposto para…
4 respostas

Especialistas falam sobre Audiometria

A audiometria é um exame que avalia a capacidade da pessoa para ouvir e decifrar sons. A partir desse exame é possível detectar possíveis mudanças ou alterações auditivas, sendo assim, permite orientar o paciente sobre as formas preventivas e tratamentos adequados para cada tipo de perda auditiva. O exame é feito por um fonoaudiólogo especializado. Quando fazer o exame? Geralmente o exame é solicitado quando o paciente começa a suspeitar e ter sintomas de perda auditiva. Tipos de audiometria Existem dois tipos de audiometria a tonal e vocal. A tonal visa o tipo de perda auditiva, a vocal detecta a capacidade de decifrar a fala humana.

A audiometria é um exame simples que tem o objetivo observar se o indivíduo ouve bem ou se há uma perda auditiva. As perdas auditivas podem ser classificadas em três tipos: perda auditiva condutiva , perda auditiva sensorioneural e perda auditiva mista. Essa classificação é dada de acordo com o local da lesão que ocasionou a perda auditiva. E é necessário saber o sitio de lesão para indicação do tratamento adequado.

Luiza Nery

Fonoaudiólogo

Rio de Janeiro


O exame de audiometria visa avaliar a função auditiva do paciente (inclusive crianças em idade pré-escolar) através da obtenção de limiares auditivos, estabelecendo o mínimo de intensidade de estímulos sonoros que o indivíduo percebe e avaliando o tipo e grau da perda auditiva.

Priscila Ferraz De Mello Murara

Otorrino

Balneário Camboriú


Audiometria é um exame indolor que avaliará a sua capacidade auditiva. Você ficará sentado dentro de uma cabina tratada acusticamente com o objetivo de permanecer em um ambiente bastante silencioso durante a execução do exame. O fonoaudiólogo colocará um fone em cada um dos seus ouvidos e você deverá levantar a mão ou apertar um botão todas as vezes que ouvir um som (apito) mesmo que seja bem baixinho. Você escutará o som em uma orelha por vez. Outra etapa do exame consiste em avaliar o entendimento das palavras. O fonoaudiólogo falará uma lista de palavras e você terá que repeti-las da forma que entender.

A audiometria é um exame que tem como objetivo avaliar a capacidade do paciente para ouvir e interpretar sons. Através do exame detectam-se possíveis alterações auditivas e permite orientar o paciente sobre as medidas preventivas ou tratamentos mais adequados para cada caso. O exame deve ser realizado por um fonoaudiólogo devidamente habilitado, pois, esse profissional consegue diagnosticar qualquer anormalidade, medir a intensidade e verificar qual o tipo de perda auditiva pode ter afetado o paciente. A audiometria é um exame preventivo e bastante recomendado para diagnósticos. Trata-se de um teste rápido, simples e indolor, no qual, o paciente é colocado dentro de uma cabine acústica livre.

Carine Cruz Ferreira

Fonoaudiólogo


É um exame auditivo realizado por meio do audiômetro, que avalia a capacidade do paciente para ouvir sons. Geralmente esse exame é pedido quando, numa consulta médica, o paciente ou seus familiares alegam que ele está “ouvindo pouco”, mas pode servir também para complementar outros diagnósticos (traumas, infecções, condições hereditárias, etc.). Este exame fornece o grau da perda auditiva e tipos de perdas auditiva pode se dever a perdas provenientes do ouvido externo, ouvido médio ou ouvido interno, bem como do nervo e das vias auditivas sensoriais ou serem perdas mistas. Ele é simples e indolor e deve ser feito por um fonoaudiólogo ou por um otorrinolaringologista.

A audiometria é o exame mais conhecido para se avaliar o quanto uma pessoa escuta. Qualquer paciente com perda de audição, com zumbido, com tontura ou com sensibilidade reduzida a sons tem indicação formal de avaliar a presença de alguma alteração na sua função auditiva, mesmo que essa alteração seja pequena ou mesmo que essas alterações não atrapalhem a vida da pessoa. Ela avalia o menor volume em cada frequência sonora que uma pessoa tem a capacidade de ouvir. Como ouvimos frequências diferentes, que variam entre 125 a 8.000 Hz, o equipamento com o qual é realizado o exame, chamado audiômetro, oferece sons (em volume e frequência) testando isoladamente a capacidade da pessoa em ouvir.

Sandra Bastos

Otorrino

São Paulo

Quais profissionais realizam Audiometria?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.