Olá! Comei a tomar paroxetina por dois dias.Quero parar de tomar. Posso?

Olá! Comei a tomar paroxetina por dois dias.Quero parar de tomar. Posso?

6 respostas


Ola, o ideal é conversar com seu médico sobre esta decisão

Obtenha respostas com a consulta online

Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.


Olá! Se você tomou paroxetina por apenas 2 dias, costuma ser seguro interromper, pois ainda não há adaptação do organismo nem risco relevante de sintomas de descontinuação. A interrupção abrupta é mais problemática quando o uso já é de semanas ou meses, o que não é o seu caso. Ainda assim, alguns pontos importante: Avise seu médico o motivo que o levou a desistir do tratamento (se foi por efeitos colaterais, geralmente costuma passar após alguns dias na fase de adaptação). At. te.


Jamais interrompa o uso de uma medicação sem consultar seu psiquiatra antes.


Parar de tomar irá apenas te retornar para onde você estava no seu tratamento. Se sente que os colaterais são insuportáveis e é esse o motivo da parada é um motivo justo. Converse com seu psiquiatra para pegar uma orientação imediata. Eu valorizo a proximidade com meus pacientes, ser acessível por whatsapp. Assim eles não precisam ir a internet fazer perguntas, podendo me enviar diretamente os questionamentos. Principalmente no início do tratamento, quando há dúvidas sobre a medicação, como a sua. A minha agenda está aberta para novos pacientes.


Após apenas dois dias de uso de paroxetina, geralmente não há necessidade de uma retirada gradual prolongada, mas a decisão depende da dose, sensibilidade individual e motivo da interrupção. Algumas pessoas podem apresentar sintomas iniciais como náusea, tontura, sonolência, ansiedade ou alterações gastrointestinais. Não é recomendável modificar o tratamento sem comunicar o médico que prescreveu. O psiquiatra pode orientar a suspensão ou substituição de forma segura e escolher a melhor estratégia para transtorno de ansiedade, depressão ou outros sintomas.


Após apenas dois dias de utilização, o risco de uma síndrome de descontinuação clinicamente significativa costuma ser baixo, diferentemente do que ocorre após semanas ou meses de tratamento. Entretanto, a decisão de interromper a paroxetina deve considerar o motivo da prescrição, a dose utilizada e a razão pela qual deseja suspender o medicamento. É importante esclarecer se existem efeitos adversos, aumento da ansiedade ou receio em relação ao tratamento, pois algumas manifestações iniciais podem ser transitórias. Recomendo conversar com o médico prescritor antes de decidir pela interrupção, para avaliar alternativas e evitar que o transtorno de base permaneça sem tratamento adequado. Caso tenha apresentado reação alérgica importante, pensamentos de autoagressão ou agitação intensa, procure avaliação médica imediata.

Dra. Joyce Moreno

Dra. Joyce Moreno

Psiquiatra

Rio de Janeiro

Agendar consulta

Ainda procurando respostas? Faça uma nova pergunta

  • • A pergunta é anônima

  • • Faça uma pergunta específica

  • • A pergunta vai para especialistas, não para um médico específico

  • • Não substitui uma consulta médica

  • • Não serve para confirmar diagnósticos

  • • Não publicamos informações sobre dosagem de medicamentos


Escolha o especialista para quem deseja direcionar sua pergunta
Usaremos apenas para notificá-lo sobre a resposta. Não será visível publicamente.

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.