Olá,como saber se preciso de um psicanalista ou psicólogo?

24 respostas
Olá,como saber se preciso de um psicanalista ou psicólogo?
Cuidamos de pessoas. De sofrimento psíquico. Da dor. Da angustia. Do que não tem nome. Os dois profissionais tem capacidade de atender todas as demandas, se é importante para você essa resposta sugiro que marque uma sessão com um desses profissionais e veja como se sente. Creio que deve ter lido a respeito e deve ter alguma informação sobre. A Psicanálise inclui os conteúdos do Inconsciente e suas relações com a queixa do paciente e como ele se relaciona com o mundo. O psicólogo poderá ter técnicas e instrumentos específicos para cada queixa, poderá ser um atendimento pontual... Como saber se precisa de um outro? Desde que sinta que algo não está bem, que está causando prejuízo nas suas atividades diárias, sofrimento psíquico para voce e para as pessoas ao redor. Espero ter ajudado. Cuide-se
Te convidamos para uma consulta: Acompanhamento a pacientes com: ansiedade,depressão, fobias e traumas psicológicos - R$ 130

Olá! Geralmente os psicanalistas são psicólogos, fizerem a faculdade de psicologia. Psicanálise não e uma faculdade, seria como uma especialização, uma formação continuada. O que é importante saber é que a psicanálise, que é uma certa corrente da psicologia, leva em conta o inconsciente e trabalha com ele. Com esse material psiquico que esta em nós, que pode nos trazer angústia, sofrimento e muitas vezes não sabemos a causa.A psicanálise ajuda a ir nessa causa, a ver e localizar o incosnciente que é próprio e incomparável para cada um, e relacionar-se com ele de uma nova maneira, mais saudável. Já a psicologia é mais ampla, tem muitos psicólogos de outras correntes na Psicologia que não acreditam no inconsciente e não trabalham com ele verdadeiramente. É uma questão de escolha do paciente e experimentar o que você se sente mais confortável, levando em conta o vínculo que se forma entre paciente e profissional. Estou à disposição se você quiser experimentar uma experiência psicanalítica!
A psicoterapia corresponde a uma perspectiva genérica de tratamento correspondente aos métodos e premissas psicológicas, não importando a abordagem teórica utilizada. Em linhas gerais, as mais diversas categorias de psicoterapia são respaldado pelo material principal de trabalho a palavra. Também partindo dessa perspectiva, nas psicoterapias estará presente algo que chamamos de sugestionabilidade. A sugestão no senso-comum equivale ao aconselhamento. Em contra-partida o método psicanalítico não pressupõe a sugestão, embora ela tenha nascido da prática sugestiva. Partem de pressupostos de cunho filosóficos para além dos psicológicos, já que objetivam por meio do conhecimento dos processos inconscientes da mente, uma responsabilização cada vez maior do paciente por seus próprios atos e escolhas. Dizemos que a psicanálise busca emergir o anseio do paciente, o desejo, majoritariamente, inconsciente do paciente. Na psicanálise, a transferência será veementemente analisada com vista à resolução deste complexo desejo infantil. Na prática isso significa que ao final de uma análise o paciente será mais capaz de suportar a sua condição de desamparo que o constitui sem ter que fazer associações que o auto boicotam e as suas resoluções em troca de proteção, amparo e amor.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 80
Olá! Vou usar como referência o livro "Sim, a psicanálise cura!"

A Psicanálise pode ajudar você a: (1) Valorizar suas qualidades. (2) Reconhecer seus defeitos. (3) Ser capaz de fazer concessões. (4) Saber que perder nunca é perder tudo. (5) Não ter vergonha ou medo de depender do afeto de outras pessoas. (6) Reencontrar a capacidade de amar. (7) Gostar de si mesmo. (8) Ter prazer de viver. Espero que as palavras possam trazer-lhe alento e esperança.
Olá! Obrigado pela pergunta! Imagino ser uma dúvida compartilhada por muitas outras pessoas, então, vou tentar responder de uma forma simplificada e que qualquer um pode verificar por si mesmo: toda vez que você tem um forte incômodo consigo mesmo ou com alguma experiência (e por mais que não aceitemos, no fundo, quase todos sabemos da existência desses incômodos que carregamos) já é um momento propício para procurar um psicanalista, mas se esse incômodo começar a gerar um sofrimento que atrapalhe sua vida, já passa ser, não apenas propício, mas também necessário iniciar um processo terapêutico com psicólogo ou psicanalista.
Um forte abraço e fico à disposição para elucidar demais dúvidas!
Olá! Essa pergunta vem sendo feita ultimamente por muitos pacientes que se deparam diante dessa dúvida. Em linhas gerais, posso lhe dizer que a prática da psicanálise se diferencia das outras abordagens da psicologia por alguns pontos:

(1) a psicanálise auxilia a(o) paciente a encontrar uma resposta que lhe seja singular e não universal, já que cada ser humano é único e muitas vezes o que dá certo para uma pessoa, pode não ser funcional para outra; algumas abordagens da psicologia apresentam "respostas prontas" para os problemas, o que não significa que elas sejam eficazes;

(2) a psicanálise não trabalha com diagnóstico, uma vez que rotular a(o) paciente em uma categoria pode contribuir para tornar inflexível sua postura diante da vida;

(3) a psicanálise valoriza a liberdade da pessoa de ser quem ela é, por isso não dá conselhos, mas direciona que cada pessoa encontre aquilo que a realize e a singularize, ou seja, que faça dela um ser humano único; por outro lado, algumas abordagens da psicologia podem aconselhar a(o) paciente a tomar algum tipo de decisão, o que pode resultar numa atitude que seja inadequada para aquela pessoa;

(4) a psicanálise trabalha com a técnica da associação livre, que consiste em que a pessoa converse de forma livre e espontânea com sua analista em todas as sessões, sem censura e sem um roteiro estruturado, e a partir daí e das intervenções da profissional, possa encontrar resposta para suas questões; algumas abordagens da psicologia trabalham com roteiros de perguntas e com tarefas a se cumprir;

Espero que com esses pontos possa ter lhe ajudado a esclarecer a diferença entre a psicanálise e a(s) psicologia(s), já que a psicologia possui várias abordagens, como behaviorismo, gestalt, terapia cognitivo comportamental, dentre outras.

Abraço!
Olá, o set psicanalítico é um lugar livre de julgamentos, onde o paciente fala sobre qualquer assunto e a partir desta escuta, o psicanalista poderá auxiliar o paciente a encontrar as próprias respostas para suas angustias, dores e até mesmos seus momentos de prazer e felicidade. Infelizmente a maioria das pessoas só procura um psi quando já não esta mais dando conta sozinho das suas questões, encurtar esse caminho, certamente trará beneficios.
Olá, ambos poderão acolher o seu sofrimento e propor-lhe um caminho a percorrer para que sua vida esteja mais articulada com uma certa satisfação. As diferentes escolas da psicologia e mesmo dentro da psicanálise diferem nas propostas que têm ou de pensar o homem e seus comportamentos, ou de usar certas "técnicas" no encontro clínico. Você deve sentir com qual destas abordagens se sente mais em sintonia e confiança. Antes de escolher esclareça suas dúvidas, pergunte, fale com as pessoas que poderiam segui-la, veja com qual delas se sente mais à vontade e também com qual tem vontade de se "lançar" no desafio da psicoterapia. Bom caminho!
Ambos os profissionais são habilitados para ouvir seus pacientes sem julgar tendo uma escuta diferenciada . O Psicanalista busca a raiz do sintoma ouvindo as histórias da infância ou vida intra uterina e o contexto histórico dos familiares .Neste processo , busca ressignificar os traumas indo em direção ao desejo individual .
Boa tarde!
Sua pergunta me deixou em dúvida sobre a que vc se refere, se ao fato de você identificar se precisa de um trabalho terapêutico (seja com psicanalista ou psicólogo) ou se vc já identificou que precisa de terapia e agora quer saber se é melhor um psicólogo ou um psicanalista para você!
Então respondendo as duas questões... penso que um trabalho terapêutico (de qualquer linha) é importante para todos, independentemente se você tem um sofrimento ou não, pois como os colegas listaram aqui, a terapia só traz benefícios para nós!
Quanto à escolhe de um psicólogo ou um psicanalista, a finalidade de ambos é a mesma, o que muda é a técnica, as ferramentas utilizadas e a linha a ser seguida pelo profissional. Em resumo, posso dizer como psicanalista que trabalhamos com o inconsciente e na maior parte das vezes, com questões muito primitivas, pois é isso que rege o nosso presente e forma sintomas. Fico à disposição para outras perguntas e espero que dê tudo certo!
Um abraço!
Ana
Olá, a psicanálise e a psicologia possuem atuações bem próximas. Na verdade eu diria para você procurar um profissional que você se identifique, que se sinta a vontade para conversar e se abrir, pois essa é a coisa mais importante do processo terapêutico: a identificação e a confiança entre paciente e psicólogo ou psicanalista. Além disso, existem muitos profissionais que são psicólogos e psicanalistas (meu caso) ou psicólogos de abordagem psicanalítica.
Nao é bem "precisar," mas outros aspetos prevalecem. Tais como "aguentar," pois a psicanálise é longa e já por isso mais cara. "Gostar," pois a experiência da psicanálise requer mais paciência, contato com uma pessoa que costumeiramente pode intimidar por causa da sua cultura mais elaborada. "Aproveitar," pois a psicanálise tem muita chance para resistir e não deixar as mudanças acontecer tão facilmente. No entanto, a psicoterapia é tão variada, aplica métodos tão distintos um do outro que a comparação só com a psicanálise não é suficiente para escolher uma. Como via de regra, quanto mais você investe, maior a chance de você aguentar, gostar e aproveitar. Se começar com a psicoterapia mais barata, que é a comportamental, você vai ver se dá certo e em quê medida dá certo. Pode decidir mudar depois. Seja para uma psicoterapia humanista, seja para a psicanálise. Nenhum gasto será perdido. Todo trabalho "psico" vale a pena.
Olá! Como vai?
Veja, todas as abordagens em psicologia possuem ferramentas úteis para lidar com os fenômenos psicológicos. Assim, o ideal é procurar o profissional que lhe deixe mais a vontade para o tratamento, assim como também que você se observe ao longo desse processo, isto é, como você responde as intervenções e pontuações dentro e fora do consultório.

At.te
Vai depender de como você pode assimilar melhor a forma a ser abordada do seu problema durante o tratamento terapêutico, os psicólogos tem um tipo de abordagem dependendo da linha em que se desenvolveu seu estudo, o psicanalista , geralmente baseiam -se no fundador da psicanalise, Sigmund Freud , Lacan entre outros, o trabalho do psicanalista envolve uma analise muito profunda e próxima , ao que e feito pelo psicólogo, a técnica inclui um profundo estudo ao seu subconsciente ou inconsciente.
Ninguém precisa de um psicólogo ou psicanalista, todos precisam de uma pessoa confiável, ética, experiente que nos ouça, nos compreenda, nos acolha e se comunique com nosso universo único e singular. Se voce encontrar isto em um psicólogo, agarre-o. Se encontrar isto em um psicanalista, agarre-o também. Se não encontrar em nenhum dos dois, não deixe de buscar, voce vai encontrar alguém que possa te ajudar com suas questões. Nunca desista de voce.
Os dois são profissionais da saúde mental, usam de técnicas para ajudar seus pacientes a terem uma qualidade de vida melhor. Só você poderá dizer qual tipo se encaixa ou é da sua empatia para realizar um bom trabalho, estamos á disposição!!
Olá! Os profissionais da psicanálise e da psicologia trabalham com o objetivo de aliviar o sofrimento daqueles que sofrem. No entanto, o melhor profissional é aquele que lhe passar maior segurança e empatia recíproca. Aquele com o qual você se identificar será o melhor pra você. Mas, se assim ainda ficar na dúvida, faça uma primeira entrevista com cada um e assim poderá fazer sua opção. Como foi dito acima, o psicólogo pode lançar mão de alguns instrumentos nas sessões e o psicanalista trabalha mais com a interpretações e visa a "cura" pela palavra, ou seja, a escuta acurada do psicanalista vai ajudar nessas interpretações, pois visa uma abordagem mais direta do inconsciente. Interpretar o que subjaz, daquilo que é falado.
Todos os Psicólogos são capacitados para acolher, tratar e lidar com o sofrimento psíquico, independente das teorias que use. O importe é que você encontre um bom profissional com o qual você se identifique.
Olá! Quando você percebe que algo não vai bem na sua vida, na sua rotina, nos seus relacionamentos ou no seu trabalho é válido buscar um profissional da saúde mental. Buscar resolver sozinho os problemas de conflito psíquico não é a melhor saída. Falar ajuda a mobilizar o que está confuso ou sem explicação aparente a fim de encontrar possibilidades. A diferença entre a psicanalista e a psicóloga é a forma de condução do tratamento junto aos pacientes ou analisandos, mas em ambas práticas há muitos ganhos. Na análise o psicanalista convida o paciente a falar livremente o que estiver pensando e pode ser usado o divã ou não, como acontece nas modalidades online. Se investiga o saber inconsciente, escuta-se o sujeito do inconsciente e o seu sintoma, bem como a sua origem. Já na psicoterapia o processo terapêutico tem um roteiro mais delimitado, com anamnese e perguntas direcionadas a partir da demanda ou queixa do paciente. Não hesite, busque ajuda. Falar salva.
Vale pensar no objetivo que você tem. Vale experimentar uma sessão com cada um dos profissionais para perceber como se sente. Vale pensar que não existe método melhor ou pior e sim particularidades de cada paciente, você pode escolher o lugar que se sinta melhor. Você buscar uma análise ou psicoterapia já é um lindo ato de amor próprio.
Boa noite
Não há como saber de antemão se a pessoa precisa de um psicanalista ou de um psicólogo. No entanto, há diferenças sim com relação ao atendimento. A psicologia se divide em várias linhas teóricas e técnicas, cada uma entendendo a mente humana de uma forma diferente. Por exemplo, linhas comportamentais, linhas humanistas, linhas mais cognitivistas, neuropsicologia, entre outras. Com certeza o paciente encontrará nelas respostas para seus sofrimentos. A psicanálise é uma prática e teoria que trabalha basicamente com o inconsciente e, nesse sentido, apesar de o paciente ser convidado a falar de tudo como é também com o psicólogo, o analista escutará as manifestações desse inconsciente para fazer os enlaces com as causas do sofrimento, pontuando, escandindo e interpretando essas manifestações. O processo não é rápido e não é tranquilo, pois mexe com pensamentos e desejos com os quais a pessoa não quer ter contanto. Mas vale o risco! Boa sorte. Abraços
Saúde e paz,

de fato, não há como saber por antecipação qual corrente você deve seguir. Mesmo porque na psicanálise e na psiciologia há uma miríade de escolas que apresentam abordagens distintas. Cabe a você ser fiel ao seu desejo - a essência dos falantes segundo Spinoza. Pode-se dizer que a psicanálise está alicerçada em uma tríade: estudo teórico, supervisão dos analisantes e a terapia do psicanalista. Este não é um mestre que irá proferir verdades ou promover ensinamentos aos pacientes. Igualmente ele não é um oráculo ou advinho que explicitará o futuro a seus analisantes. O psicanalista desempenha uma "função". Ele veste uma máscara ou porta um "semblante" para interagir com seus pacientes. Nesta relação os analisantes são "sujeitos do inconsciente" - os verdadeiros protagonistas do setting analítico - e o terapeuta é o "sujeito do suposto saber". Ele supõe que sabe. Após longo e caro processo analítico - se tiver sido bem manejado - o mascaramento do psicanalista é esquecido; o terapeuta é desentronizado. Como disse certa vez o brilhante Contardo Calligaris, no final de análise, o psicanalista deve ter para o analisante a importância de uma cartela velha e usada de remédios. Ou seja, o paciente deve exercer sua liberdade e seguir sua vida de maneira independente. Boa sorte!
Decidir se é necessário procurar um psicanalista ou psicólogo pode ser uma decisão complexa e pode depender de vários fatores, incluindo os sintomas que você está experimentando, suas necessidades e suas preferências pessoais.

Psicanalistas e psicólogos são profissionais da saúde mental que oferecem tratamentos para problemas emocionais e comportamentais, mas eles possuem formações e abordagens terapêuticas diferentes.

Psicanalistas são profissionais que se formam em uma escola de psicanálise e utilizam a teoria psicanalítica como base para seu trabalho. Eles geralmente se concentram em ajudar as pessoas a entender e lidar com problemas relacionados a questões inconscientes, como traumas do passado, conflitos internos e problemas relacionados a relacionamentos. A terapia é geralmente realizada com frequência semanal e pode durar anos.

Psicólogos, por outro lado, são profissionais que possuem formação em psicologia e que podem oferecer uma variedade de tratamentos para problemas emocionais e comportamentais. Eles podem utilizar abordagens como terapia cognitivo-comportamental (TCC), terapia comportamental, terapia de exposição, entre outras. A terapia é geralmente realizada com frequência menor, podendo ser uma ou duas vezes por semana, e tem duração menor do que a terapia psicanalítica.

É importante notar que nem todo psicanalista é psicólogo, e nem todo psicólogo é psicanalista. Alguns psicanalistas podem ter formação em outras áreas, como medicina ou psicologia, enquanto alguns psicólogos podem ter treinamento adicional em abordagens psicanalíticas.

A melhor maneira de determinar se você precisa de um psicanalista ou psicólogo é conversar com seu médico ou outro profissional de saúde mental. Eles podem ajudá-lo a avaliar suas necessidades e recomendar o tipo de tratamento mais adequado para você. Além disso, é importante se sentir confortável com o profissional que você escolher, para que possa obter o máximo benefício do tratamento.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online - R$ 200
A escolha entre um psicanalista e um psicólogo depende de suas necessidades, objetivos e preferências pessoais. Ambos podem ser profissionais qualificados para fornecer suporte e tratamento psicológico, mas existem algumas diferenças chave entre eles. Os psicólogos geralmente têm formação acadêmica em psicologia e podem ter diferentes abordagens terapêuticas, como terapia cognitivo-comportamental (TCC), terapia humanista, terapia de casal, entre outras.
Eles se concentram em uma ampla gama de questões de saúde mental e problemas emocionais.
Os psicólogos costumam seguir métodos baseados em evidências e terapias que são mais orientadas para soluções.
Podem trabalhar com uma variedade de grupos demográficos e faixas etárias. Os psicanalistas têm uma formação mais especializada em psicanálise, uma abordagem terapêutica específica desenvolvida por Sigmund Freud. A psicanálise envolve uma exploração profunda do inconsciente, análise de sonhos, transferência, e frequentemente é uma terapia de longa duração. É mais focada em questões profundas e inconscientes que afetam o comportamento e os padrões emocionais. Pode ser mais apropriada para pessoas que desejam uma exploração mais aprofundada de suas questões emocionais e um processo terapêutico mais longo. A decisão de escolher entre um psicólogo e um psicanalista depende de seus objetivos terapêuticos, preferências pessoais e a natureza de seus desafios emocionais. Se você tiver questões mais imediatas e específicas, como ansiedade, depressão ou problemas de relacionamento, um psicólogo com uma abordagem terapêutica baseada em evidências pode ser mais apropriado. Se estiver interessado em explorar questões mais profundas e inconscientes, a psicanálise pode ser uma opção. Lembre-se de que o mais importante é encontrar um profissional com quem você se sinta confortável e em quem possa confiar para obter o suporte necessário.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicanálise - R$ 230

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!