Olá, cortei o dedo do meio da mão esquerda com faca. A movimentação está boa, mas a sensibilidade de

2 respostas
Olá, cortei o dedo do meio da mão esquerda com faca. A movimentação está boa, mas a sensibilidade de um lado foi comprometida. Não quero fazer cirurgia, pois não vejo como um bom custo benefício, tendo em vista que terei que imobilizar o dedo e depois fazer fisioterapia para recuperar a movimentação dele (que está boa) e ainda não terei a sensibilidade total de volta. Será que estou pensando certo? Como médicos, se fosse no meu lugar vocês fariam a cirurgia?
Olá, boa noite! Quando existe um corte na mão, associado a alteração da sensibilidade, é muito provavel que exista uma lesão do nervo. Esse nervo, além da sensibilidade normal, possui a importante função de proteger os dedos de uma possível lesão (por exemplo, caso não exista sensibilidade, é impossível saber se esta tocando em uma panela quente, ou qualquer substância ou objetos que podem causar lesões, isso impedirá o reflexo para retirar a mão do local e frequentemente causa lesões graves). Isso acontece, por exemplo, no pé de pacientes diabéticos, que por causa da glicose extremamente alta terá ao longo dos anos uma ausencia de sensibilidade protetora, fazendo úlceras com frequencia, podendo causar infecções e até mesmo amputações. Os dedos mais centrais são mais protegidos do que o indicador e mínimo, por exemplo, mas ainda assim isso é um risco.
A sua afirmação está correta, muito provavelmente a sensibilidade não será normal, mesmo operando, porém, é muito importante ter o mínimo de sensibilidade "protetiva" para evitar possíveis lesões graves no futuro.
A literatura é bem direta quanto a essas lesões, no caso de um "corte" no local onde existe um "nervo" associado a perda da sensibilidade, seria em tese, mandatório realizar uma cirurgia para no mínimo explorar a possibilidade de lesão desse nervo, e caso exista reparar a lesão. Isso nos casos agudos. Nos casos cronicos, o mais importante é levar em consideração o "custo x beneficio" da cirurgia.
Espero ter ajudado!!

Isso depende se é mão dominante ou não-dominante; o que a pessoa faz no trabalho, a area acometida (qual lado do dedo) e o quanto essa área “anestesiada” está lhe incomodando. Até 3-4 sem é possível reparo do nervo e recuperação completa da sensibilidade. Se já tiver passado mais de 1 mês talvez o custoxbenefício já não valha a abordagem cirúrgica. De qq forma nada substitui uma avaliação clínica. Agende já uma consulta com o especialista.