Olá Doutores. Meu filho tem 7 anos, está na alfabetização, por diversas vezes ele fica disperso na

22 respostas
Olá Doutores. Meu filho tem 7 anos, está na alfabetização, por diversas vezes ele fica disperso na hora de fazer as tarefas e é muito devagar para formar ideias e frases (quase sempre com ajuda) foi um bebê prematuro, com desenvolvimento normal até hoje.como Devo proceder?Obg
Olá! Este tipo de comportamento pode estar relacionado a diversos fatores. Recomendo que procure um psicólogo para uma investigação mais aprofundada.

Olá!
Há vários fatores que possa ocasionar a falta de interesse.
Procure conversar com a professora, e você com ele, perguntando o que esta acontecendo pra ele não prestar atenção nas aulas, observe ele em casa também,se houver necessidade procure um especialista em quanto a tempo de reverte a situação.
Um forte abraço!
Boa tarde.
Considero importante uma avaliação neuropsicológica a fim de avaliar o desenvolvimento cognitivo de seu filho.
Prontidão p alfabetização, atenção, memória, dificuldade (s) no processo de aprendizagem são avaliadas nessa avaliação.

Cristina Reis.
Olá, pela descrição uma série de fatores podem contribuir para essa dispersão e dificuldade com as ideias, sendo muito importante realizar uma avaliação neuropsicológica para verificar as causas desses comportamentos. Quanto antes você procurar um profissional que possa lhe auxiliar nisso, antes saberá. e poderá instruir a escola em como lidar com seu filho para conseguir o máximo potencial dele.
O fato dele ser prematuro não implica necessariamente numa dificuldade de alfabetização. Ele inciou a escolarização com qual idade? Como foi o seu desenvolvimento na Educação Infantil? As professoras citavam alguma característica preocupante? O fato de ele ficar disperso nas atividades pode ser por vários fatores. Afaste causas orgânicas, consulte um oftalmologista e um otorrino para avaliar a visão e audição dele. Se estiver tudo bem, converse com a escola, sonde o método de alfabetização, a experiência da professora, observe em seu filho a alegria ou ausência dela em ir para a escola. Nem sempre o problema está na criança.Se tudo isto estiver bem, aí procure um especialista para lhe ajudar.
Faz-se necessário uma avaliação mais profunda, possivelmente com um neuropediatra para fazer exames, testes e diagnóstico, assim sendo encaminha para o profissional que achar mais adequado ao caso.
Pessoalmente eu acredito que a familia deva tb ser acompanhada por algum terapeuta pois acredito que determinadas situações tragam angustias e conflitos, terapia costuma ajudar e em contrapartida se ajuda a crianca tambem.
É necessário realizar uma avaliação com psicólogo, avaliação com neuropediatra para entender o funcionamento cognitivo e comportamental desta criança, solicitar relatório escolar. Com todas as informações de todas as áreas será possível identificar o perfil da criança e com isso intervir na melhor forma para que não haja prejuízos de aprendizagem ou qualquer outro domínio cognitivo.
A falta de interesse nas questões escolares pode estar relacionada ao estimulo que o seu filho recebe, ter repertório em casa, como ler para ele, proporcionar jogos e brinquedos que desafiem o intelecto, além de assistir programas que elevem a cultura são fatores que já contribuem para despertar interesse, o fato dele ter sido um bebe prematuro pode ou não ter relação, nesse caso oriento uma consulta a um bom neurologista, que fará exames de imagem para tirar qualquer duvida sobre o desenvolvimento do neurológico.
Evite comparações com outras crianças. Cada um tem seu tempo, seu momento. Maneiras diferentes de estímulo. Procure encontrar maneiras de estimula-lo que lhe agrade. Não coloque como uma preocupação para ele. De qualquer maneira não fique na dúvida, estreite essa relação com algum especialista, um olhar de perto é sempre bem vindo.
Olá!! A psicopedagogia pode auxiliar seu filho nos aspectos citados, com avaliações específicas para compreender as causas das dificuldades de aprendizagem e realizar intervenções para melhorar o desempenho escolar.
Olá
Sou psicóloga especialista no atendimento infantil.
Pela sua descrição seu filho está apresentando um atraso na aprendizagem, esse atraso pode estar relacionado com algum transtorno neuropsicológico, como o TDAH no qual a criança tem um padrão de desatenção, comete erros por descuido, tem dificuldade em organizar tarefas e atividades, o TDAH tem bastante prevalência em bebes prematuros. Pode ser também algum atraso cognitivo, pode também estar relacionado a uma alteração emocional, ou pode ser apenas uma falta de estímulos, que quando exposto a maiores estímulos pode render como outras crianças da mesma idade. No caso do seu filho é importante uma avaliação médica e psicológica, procure um profissional!
Olá, oriento que procure uma avaliação mais detalhada com um psicologo, são vários os motivos que podem levar a dispersão e dificuldade de atenção.
Olá, é muito importante que seu filho passe por uma avaliação neuropsicológica, pois só assim será possível compreender o que está acontecendo quanto à sua dificuldade nas questões escolares e dessa forma ser indicado um tratamento adequado para o caso dele.
Olá. A primeira coisa que me ocorre ao ler seu relato é conversar com a professora. Perguntar como ela percebe o desenvolvimento pedagógico dele. É importante tomar muito cuidado para não patologizar processos naturais. Esta fase ( alfabetização é delicada, traz muitas mudanças, adaptações. E nem todas as crianças estão maduras para ela. Sem necessariamente ter qualquer transtorno.
Há que se observar a ansiedade dos pais neste processo também. Que por vezes tem expectativas fora da realidade.
Então converse com a escola . Se a escola pontuar que também vê dificuldades. Aí eu indico uma avaliação neurológica e/ou neuropsicologia .
Boa noite considero importante todas as sugestões dos colega, o que me sinto de sugerir é de utilizar os jogos para estimular o interesse e a garra para ganhar como por ex o jogo da memoria, caça palavras, lego entre outros que podem estimular a atenção, o interesse e a memoria. Os jogos são aliados para despertar a atenção de uma criança, pode também acrescentar algo a ser conquistado, saia um pouco da rotina.
Olá! A questão que você está trazendo pode acontecer por diversos fatores. Pode ser algum transtorno específico como TDAH, por exemplo, assim como também pode ser algum fator externo, pois há várias coisas no contexto em que ele está estudando que podem distrai-lo e dificultar o processo de aprendizagem.
Além disso, o sistema de ensino tem várias falhas e nem sempre dá conta de todos os casos com suas especificidades. Por isso é necessário entender melhor o que está acontecendo e quais são os fatores que estão influenciando diretamente nesta dificuldade dele.
Com a ajuda de um profissional vocês poderão traçar estratégias para diminuir os impactos no processo de aprendizagem dele. Indico um psicólogo para analisar as questões comportamentais envolvidas e se necessário fazer uma avaliação psicológica.
A alfabetização exige um grau de atenção e organização bastante complexa que nem sempre é possível para a criança seguir. Mas os fatores são múltiplos, desde o ambiente, método, prontidão e maturidade cognitiva, condições psíquicas e neurológicas. Se há dificuldades é bom investigar os diversos fatores, desde as condições próprias da criança (como visão, audição, cognição), até os fatores externos (ambiente familiar, método escolar, integração social na escola). Importante investigar estas condições, das mais simples, às complexas como uma avaliação psicopedagógica ou neurológica para poder definir que tipo de apoio ele precisa.
Olá! Eu poderia te fazer algumas perguntas a mais para te dar um feedback mais preciso.
Olá! Para vias de entendimento do caso e diagnóstico, aconselho a avaliação neuropsicológica e também verificar com o pediatra como está sua percepção por meio dos sentidos. Já para ajudar no desenvolvimento, indico atividades de estimulação e também incentivo da fala ( não terminar a frase por ele). Jogos educativos e leitura de livros infantis ou gibis podem ser grandes aliados no processo de aprendizagem.
Olá! Não se assuste com o excesso de informações ou dicas, nem use apenas a comparação com outras crianças como critério de interpretação. É angustiante ver o filho com mais lentidão no desenvolvimento do que outras crianças, mas cada ser é único e é nessa singularidade que ele deve ser visto, em primeiro lugar pelos pais, depois pelo pediatra e se necessário buscar outro profissional. Já começaram as trocas de dentes? Cada criança tem seu tempo para iniciar a alfabetização, e fazê-lo de forma precoce pode ser prejudicial. Se quiser conversar a respeito, pode entrar em contato. Até mais! :)
Olá, como vai?
Seria legal que seu filho fizesse uma avaliação psicológica, esse procedimento pode possuir várias finalidades, dentre elas:

- Descrever as caraterísticas pessoais
- Fazer classificação diagnóstica e planejamento de intervenções
- Monitorar variáveis psicológicas

Os dois últimos itens podem ser importantes para compreender se há alguma questão a ser tratada, assim como para auxiliar no planejamento dessas possíveis intervenções, bem como promover o monitoramento do desenvolvimento cognitivo do seu pequeno.

Abraço,
Olá, há vários fatores que podem estar contribuindo. É necessário procurar a ajuda de um profissional/Psicólogo para uma avaliação.