Olá, Drs. Tive ajuste de dose de sertralina (de 50mg para 100mg) há 21 dias e senti piora dos sintom

3 respostas
Olá, Drs. Tive ajuste de dose de sertralina (de 50mg para 100mg) há 21 dias e senti piora dos sintomas de ansiedade. A princípio, foi receitada para depressão e após 4 semanas de uso, a ansiedade estava muito intensa. Foi quando o psiquiatra decidiu aumentar a dose para 100mg. Mas agora me sinto bastante ansiosa, com angústia, tensão corporal e taquicardia quase que o dia inteiro, embora só tenha tido crise de pânico nas primeiras duas semanas após o aumento da dose. Mesmo assim me sinto angustiada e com dúvida se é o medicamento certo. Quando eu devo esperar alguma melhora? Obrihada.
Olá! Seria importante uma nova consulta com seu psiquiatra para entender se se trata de uma ansiedade de início de tratamento, ou se seria uma reação paradoxal ao antidepressivo, aonde o diagnóstico pode não ser somente uma depressão. Importante clarear bastante todos os seus sintomas atuais e sua história clínica!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Em princípio, com três semanas de uso os sintomas já deveriam ter amenizado.
Mas é bom lembrar que Sertralina é indicada principalmente para depressão, mesmo
ajudando na ansiedade. Alguns paciente aumentam a ansiedade com antidepressivos.
Para esses casos, talvez ajudasse um pouco mais os ansiolíticos.

É comum que o ajuste de dose de medicamentos como a sertralina possa inicialmente intensificar os sintomas de ansiedade em algumas pessoas antes de começar a apresentar melhora.

O que Esperar:
Tempo de Adaptação: Normalmente, a sertralina leva de 4 a 6 semanas para mostrar resultados completos após um ajuste de dose. Como você mencionou que está com a dose aumentada há 21 dias, pode ser que ainda esteja no período de adaptação.
Sintomas de Ansiedade: É importante monitorar a intensidade e frequência dos sintomas e discutir qualquer preocupação com seu médico.
Recomendações:
Continuidade com a Medicação: A menos que o médico indique o contrário, é recomendado continuar a medicação até que você tenha tido tempo suficiente para ver os efeitos completos do ajuste.
Comunicação com o Psiquiatra: Informe o seu psiquiatra sobre a intensidade dos sintomas para que ele possa avaliar se é necessário ajustar novamente a dose ou considerar outras opções de tratamento.
Técnicas de Relaxamento: Práticas como meditação, respiração profunda e exercícios físicos leves podem ajudar a aliviar os sintomas de ansiedade.
Sempre siga as orientações do seu psiquiatra e não hesite em buscar ajuda caso os sintomas se tornem difíceis de manejar.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 3031 perguntas sobre Cloridrato De Sertralina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.